Menu

Xapuri fecha semana com média superior a 10 casos diários de covid-19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A semana que marcou o encerramento de setembro e o início de outubro trouxe de volta a média diária de novos casos do novo coronavírus em Xapuri para um patamar superior a 10 diagnósticos. Mesmo assim, a semana começou com 22 casos registrados na segunda-feira, (28/9) e chegou à sexta-feira, (3/10) com 10 confirmações de novas infecções.


Com os novos números, Xapuri atingiu 1.253 casos confirmados desde o início da pandemia, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que contabiliza 15 óbitos em decorrência de complicações da doença. Foram 2.246 notificações feitas, das quais 987 foram descartadas. Há 1.033 pessoas monitoradas, uma das quais hospitalizada.

Publicidade

O município segue como o segundo colocado em incidência de covid-19, com taxa de 6.365,5 por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com o coordenador de enfrentamento à pandemia no município, o enfermeiro Francisco Andrade, esse dado pode ser explicado pelo alta quantidade de testes realizados, medida que continua sendo mantida, segundo ele.


“ Não pisamos no freio na testagem da população. Não faltaram testes em Xapuri e agora estamos testando todas as pessoas do grupo de risco, além de funcionários da saúde e da segurança pública que procuram atendimento no centro de referência. Pode estar aí a explicação para os números da nossa incidência”, explicou o profissional.


Nesta semana, o promotor de justiça de Xapuri, Juleandro Martins de Oliveira, convocou uma reunião que contou com a participação de membros das forças de segurança pública, saúde, prefeitura e câmara de vereadores, além do próprio Ministério Público no município, cuja pauta foi a situação de instabilidade que ainda é observada quanto aos números da pandemia.


De acordo com o que a reportagem apurou, o MP quer fazer um plano de ação, envolvendo esses órgãos, para intensificar a fiscalização com medidas punitivas contra o descumprimento das normas de prevenção. O representante do MP não estaria satisfeito com o relaxamento da população e de estabelecimentos comerciais quanto ao cumprimento dos decretos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido