Menu

Atirou na onça e acertou na cutia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O DEPUTADO ROBERTO DUARTE (MDB) poderia ser hoje o candidato a prefeito de Rio Branco com o apoio do governador Gladson Cameli, não tivesse feito coro com os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Daniel Zen (PT) e Jenilson Leite (PSB), nos ataques duros ao governo na Assembleia Legislativa, criando situações embaraçosas ao governador. E tudo com carta branca da direção do seu partido, o MDB. O senador Márcio Bittar (MDB), que sempre defendeu que, ele integrasse a base do governo que ajudou a eleger, foi voto vencido. Não sei quem foram os conselheiros do Duarte, mas de cara pode-se dizer que foram péssimos estrategistas. Qualquer leigo em política tinha a certeza que a esquerda caminharia por estradas diferentes quando chegasse a eleição municipal. E assim aconteceu. Resultado dessa patuscada: Roberto Duarte ficou sem os aos quais se aliou na ALEAC, e afastou a possibilidade de ter o Gladson no seu palanque. A estratégia até poderia valer, caso ele fosse candidato a cargo proporcional, mas, jamais, para um cargo majoritário, em que tem que se ciscar para dentro. O deputado Roberto Duarte (MDB), como diz o ditado: – atirou na onça e acertou na cutia


VIROU CHACOTA POPULAR


OS ADVERSÁRIOS do candidato a prefeito da capital, Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), estão numa campanha organizada para que bise nesta eleição o mantra de que transformou Acrelândia numa New York. É que este mote de “Acrelândia,” caiu na chacota popular da mesmice.


SAINDO DO FORNO


AMANHÃ vai acontecer a divulgação pela TV-GAZETA e ac24horas, da pesquisa da BIG DATA RECORD, para a prefeitura de Rio Branco. É um instituto nacional, e o resultado servirá para clarear o momento eleitoral, mas nada que na campanha não possa vir a ser mudado. Ponto.


HOMEM DE MUITOS AMIGOS


NAS CAMPANHAS sempre acontecem as chamadas “surpresas”. Não sei como está sendo conduzida a candidatura do empresário Zé Buchinho (PSD), mas posso adiantar que tem um círculo grande de amigos esclarecidos politicamente, não desconsiderem as suas chances.


CORRIGINDO DADOS


Fazendo uma correção em nota da coluna, sobre uma declaração do candidato a prefeito de Rio Branco, Minoru Kinpara (PSDB), que saiu com erro no BLOG. “A prefeitura gasta hoje 2 milhões e 800 mil reais por mês com cargos comissionados. A proposta é cortar 800 mil reais por mês com cargos comissionados. O que daria uma economia de 9 milhões por ano”, explicou em nota Minoru. Fica feito o registro e dos dados reais da declaração.


 



ABERTO AO CONTRADITÓRIO


DENTRO de um debate respeitoso entre os candidatos à PMRB, este BLOG sempre estará aberto ao contraditório. A democracia não é forjada em mão única, não estamos numa ditadura.


PT DÁ COMO CERTO


COM A CASSAÇÃO do deputado federal Manuel Marcos (REPUBLICANOS), O PT está em euforia, dando como certo que, quem deverá assumir o mandato é o ex-deputado federal Léo de Brito (PT). Este é um cálculo que ainda deverá ser feito pelo TRE-AC, tão logo o TSE o notifique. Se der certo, o PT sairá do zero na bancada federal do Acre.


NA DEFESA DA SUA IDEOLOGIA


O EX-DEPUTADO FEDERAL Léo de Brito (PT) teve uma atuação muito forte na Câmara Federal, na defesa dos princípios ideológicos que defende na esquerda. Todo mundo tem o direito de contestar as defesas que fez do PT, Lula e Dilma, mas ninguém pode lhe chamar de muralista.


SEMPRE RESPEITO


NA POLÍTICA, sempre respeito quem tem lado, não respeito os que dão uma no cravo e outra na ferradura. Político que fica no muro é como macaco que pula de galho em galho, um dia leva chumbo.


PEDRO LONGO


TAMBÉM ainda na espera da definição do TRE-AC, todos os caminhos jurídicos indicam no sentido de que, a deputada Juliana Rodrigues (REPUBLICANOS) será substituída pelo Juiz de Direito aposentado, Pedro Longo. O trâmite até a posse deve durar cerca de 10 dias,


APOSTA PERDIDA


QUEM APOSTOU e perdeu nesta história toda da cassação foram os suplentes Raimundinho da Saúde, André da Farmácia e Heitor Junior, que fizeram um consórcio, contrataram um advogado, certos de que, os votos dados à  então deputada Juliana Rodrigues não seriam nulos, mas se esqueceram de combinar com o TSE. Os votos foram anulados e ficaram fora.


DAVA COMO CERTO


QUEM DAVA como certo que assumiria no lugar do ex-deputado federal Manuel Marcos, porque acreditava que os votos não seriam anulados e assumiria, era o vereador Railson Corrêa (PODEMOS). O TSE manteve a tese do TRE-AC, de nulidade dos votos e lhe frustrou.


EXTREMAMENTE RESPEITOSA


A EX-DEPUTADA Juliana Rodrigues (REPUBLICANOS) sairá da ALEAC, onde só deixou amigos, entre os servidores da Casa, entre os deputados e os jornalistas que cobrem o trabalho diário dos parlamentares, sempre respeitando e sendo respeitada. Decisão judicial se cumpre.


ÚNICO QUE ACREDITAVA


DURANTE todo o processo até a cassação só ouvi de uma pessoa que, quem assumiria a vaga do então deputado federal Manuel Marcos seria o Léo de Brito: o presidente do PT, Cesário Braga. Os que comentavam comigo oscilavam entre o Tião Bocalom e Railson Corrêa. 


ESTRUTURA PROFISSIONAL


QUEM TEM conseguido dar boa visibilidade nas redes sociais á sua candidatura é o Jarbas Soster (AVANTE), que focou em mostrar os problemas da cidade, e esquece o lado pessoal.


CAMPANHA NO INVERNO


O INVERNO parece que este ano está chegando mais cedo na capital, e se apertar em outubro, será um forte adversário de quem está na gestão. Porque será inevitável que, ruas não beneficiadas pelo poder público, virem um lamaçal, e seja um chamariz de tirar votos.


MAIS CASSAÇÃO


OU ANTES, ou depois da eleição, um novo deputado estadual deverá perder o mandato.


GOL NO ÚLTIMO MINUTO


UM BOM AMIGO do PCdoB revelou ontem ao BLOG, como está o ânimo no partido, depois de ser vetado na coligação que apoia a atual gestão municipal: “Luís Carlos, é como você tivesse levado um gol no último minuto da prorrogação em uma partida ganha”. Boa explicação.


 RELÓGIO MARCANDO


O CANDIDATO do MDB a prefeito de Rio Branco, deputado Roberto Duarte, terá 45 dias para tentar polarizar a sua candidatura e chegar ao segundo turno. Para o experiente deputado federal Flaviano Melo (MDB) só há uma maneira de conseguir isso: gastar sola de sapato.


NEGANDO A REALIDADE


O PANTANAL ardendo, a Amazônia com o maior registro de queimadas, e o presidente Jair Bolsonaro ainda vai à ONU, nega a realidade, e culpa a imprensa e adversários. Loucura!


LEMBRA A SEITA PETISTA


EM MATÉRIA de negacionismo no meio ambiente, a seita bolsonarista repete a ladainha da seita lulista, que era um escândalo atrás do outro na Lava Jato, e os petistas com cara de paisagem.


PEDRA CANTADA


QUEM ACOMPANHA a coluna deve se lembrar de que, sempre dizia que o PDT do deputado Luiz Tchê, blefava quando apontava para a candidatura própria à PMRB, e queria na verdade indicar um vice. Conseguiu indicar um vice para a chapa do PT e, agora para PMRB.


EM TODAS AS MARÉS


A CANOA do deputado Luiz Tchê (PDT) navega em todas as marés do poder.


FRASE MARCANTE


“Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.” Magalhães Pinto, político mineiro.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.