Pesquisadores locais e internacionais se mobilizam na defesa de geoglifos do Acre

Após denúncias de aterramento em geoglifos localizados no Acre, um grupo de pesquisadores locais decidiu montar uma frente de ampla defesa aos sítios arqueológicos do Estado. Uma reunião ocorrida no último final semana concretiza a formação de um trabalho que será feito a várias mãos para evitar a destruição desses monumentos. São pesquisadores acreanos, de outros estados brasileiros e de outros países mobilizados na garantia da proteção desses locais.
A ideia do grupo é manter e dar seguimento a um estudo aprofundado dessas marcações geométricas, que possuem total ligação com a colonização da Amazônia, antes mesmo da chegada dos europeus.
“Tem uma importância histórica a reunião que fizemos na última sexta-feira, motivada pelas denúncias que aconteceram com os geoglifos da fazenda Crixa, em Capixaba. Trata-se de um patrimônio cultural amazônico e decidimos fazer uma frente de pesquisadores locais, regionais, nacionais e internacionais, em defesa desse patrimônio cultural”, disse o professor Gerson Albuquerque, diretor do Museu de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), em entrevista à Rede Amazônica no Acre.
Segundo Albuquerque, o objetivo é unir esforços com a própria sociedade acreana, além de instituições e organizações sociais. “Há uma necessidade do estudo e a Universidade tem um papel preponderante nesse campo. É um trabalho que deve se feito de maneira interdisciplinar”.
Os estudiosos afirmam que tais marcações na terra em forma geométrica são a base do conhecimento. “A compreensão do mundo começa com esse campos da busca, da indagação, da percepção do homem no mundo e na natureza. As ciências devem se juntar para compreender esses sítios e sua importância para a Amazônia e da humanidade”, garante Gerson.
Também participaram da reunião o paleontólogo Alceu Ranzi, o arqueólogo Eduardo Neves, da Universidade de São Paulo (USP) e o superintendente do Instituto Federal da Amazônia (Ifam).

Muitas pautas foram tratadas entre a Federação das Indústrias do Acre – FIEAC, a Associação Comercial e a prefeitura de Cruzeiro do Sul nessa sexta-feira, 15. Entre os assuntos estavam a parceria com a prefeitura em consultorias, projetos e ações, prorrogação do Alvará 2020 por 6 meses, isenção de IPTU para a Indústria, parcelamento do imposto em 10 vezes, criação de conselho consultivo da indústria, comércio, serviço e agricultura.
A reunião entre o prefeito Zequinha Lima, o presidente da Federação das Indústrias do Acre, Adriano Silva, a representante da instituição no Juruá, Janaína Terças e o presidente da Associação Comercial, Luís Cunha, ocorreu na sede da Associação Comercial do município .
Para José Adriano, a aproximação da prefeitura de Cruzeiro do Sul junto à indústria e o comércio possibilita o enfrentamento de situações que surgem como desafios para este ano, que segue com a pandemia de coronavirus.
“Agradecemos à disponibilidade do prefeito em tratar desses assuntos porque o ano se inicia apresentando inúmeras dificuldades . Tem assuntos urgentes como nossas regularizações parafiscais que a gente tem para 2021, que abrem todas as portas, ou seja, mantém as portas abertas do empresário, o que é a nossa maior preocupação. E viemos deixar nossa parceria pra que a gente faça um trabalho conjunto pelo bem da sociedade de Cruzeiro do Sul. Estamos disponibilizando para o município, consultorias na parte econômica que possa favorecer nas orientações e decisões do prefeito”, destacou
O presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul agradeceu ao prefeito Zequinha pela disponibilidade de ouvir as instituições. “O momento que a gente vive realmente requer essas parcerias e esse diálogo. Colocamos a nossa Associação comercial como um local de encontro, para que a gente promova essas rodadas de diálogo para encontrar a melhor solução para superarmos essa crise em que vivemos e a melhor forma de aquecermos a economia na nossa cidade”, concluiu.
Zequinha lima destacou os dois setores como fundamentais para o desenvolvimento da região e disse que poderá rediscutir a questão fiscal como forma de motivar as empresas a continuarem funcionando .
“ Vivemos um momento delicado onde muitas indústrias e empresas estão se esforçando para não fechar suas portas, e tem algumas questões relacionadas a situações fiscais que temos que rediscutir, para motivar e incentivar essas empresas a continuarem com as portas abertas, como IPTU, alvará de funcionamento, reduzir a burocracia, trazer a informatização, discutindo com as instituições que já tem essa experiência, e levando ao fim benefícios para toda população. Quero agradecer ao Adriano, a Janaína e ao Luís”, citou o prefeito Zequinha.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul, a Operação ÓFELOS, cumprindo dois mandados de busca e apreensão na casa de acusados de fraudes ao Auxílio Emergencial, pago pelo governo federal em decorrência da pandemia do novo coronavírus, ocorrida em 2020. Durante a Operação, a PF recuperou uma motocicleta roubada que estava na casa de um dos suspeitos.
“O objetivo é desarticular ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e, por consequência, atingem a toda a parcela da população que necessita dos valores. Importante destacar à população que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições integrantes da EIAFAE. Portanto, se orienta fortemente àqueles que requereram e receberam as parcelas não preenchendo os requisitos do Art. 2º da Lei nº 13.982/2020 que realizem a devolução dos valores, sob pena de estarem passíveis de ter sua ação objeto de investigação criminal”, cita a assessoria.
A linha de trabalho adotada importa que os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares são processados dentro de ferramentas estabelecidas pela Polícia Federal, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns (fraudes estruturadas).
O nome da Operação faz alusão a expressão grega “ÓFELOS”, que significa “benefício” em Grego, haja vista que a dupla envolvida nos mandados eram os beneficiados de fraudes nos pagamentos de auxílio emergencial (Lei 13.982/2020), constantes da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial – BNFAE.
Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, as medidas são parte de uma estratégia integrada de atuação contra as fraudes ao auxílio emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania Caixa Econômica , Receita Federal, Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, no escopo de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.

O deputado estadual e médico infectologista Jenilson Leite (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 14, com os integrantes dos sindicatos da saúde para falar sobre esse momento de pandemia e ouvir reivindicações da categoria acerca desse momento de pandemia.
O parlamentar elogiou os trabalhos realizados pelos servidores nesse momento crítico e colocou o seu mandato à disposição da categoria.
“Aqui no Acre, se a nossa população não passar usar máscara em todos os ambientes, e se a vacinação não alcançar pelo menos 50% de nossa população, certamente teremos muitos óbitos pela frente, infelizmente. Hospitais lotados, servidores sobrecarregados, o resultado já estamos vendo Brasil afora”, salientou.
Em outra parte da reunião, Jenilson lamentou a situação de Manaus (Amazonas), que registra diariamente mais de 100 óbitos por dia em decorrência do vírus e voltou a alertar para a necessidade do uso da máscara. “É a melhor maneira de parar a fila da morte, enquanto a vacina não é liberada pela Anvisa”, pontuou.

O amor ao Palmeiras era tão grande que Zé Carlos era conhecido na cidade como ‘palmeirense’. Em imagens enviadas ao ac24horas, a filha mostra a coleção de camisas que ele tinha do ‘verdão’. No último dia 10, o vendedor José Carlos Tavares Coelho, mais conhecido como “Zé Carlos”, morreu aos 38 anos vítima de complicações por Covid-19 em Rio Branco.
Zé Carlos levou consigo o sonho de viver momentos de glória com o time do coração, o Palmeiras, que está nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, além da disputa pelo campeonato brasileiro. O time tem em seu elenco o goleiro acreano, Weverton, um dos destaques da campanha do time nesta temporada.
Nessa terça-feira, 12, a filha Jéssica Coelho usou o Twitter para pedir a amigos e palmeirenses de todo o Brasil que façam chegar até o clube seu clamor para que o pai receba algum tipo de honraria.
A jovem pediu aos seguidores que marcassem o perfil oficial do Palmeiras no tweet para chamar a atenção dos administradores do perfil e, assim, ter a chance de ver seu pedido realizado. Até o momento, o tweet registra mais de 250 retweets e fav [curtidas].
Segundo a estudante, a iniciativa é um ato de amor por ele e pelo time do coração. “Era o seu time de coração desde criança. O horário do jogo era sagrado e ele tinha todas as blusas! Era realmente um fanático”, contou.
“Por isso ficaria muito feliz se o Palmeiras conhecesse o meu pai e a história dele, e pudesse fazer pelo menos uma homenagem antes de algum jogo, pois ele partiu deixando o sonho de um dia assistir o jogo no Allianz Parque. A última coisa que ele fez antes de se internar foi assistir ao jogo, provavelmente já estava se sentindo mal, mas mesmo assim assistiu até o final. Eu quero mostrar sua história, seu legado para o mundo e para o time que você tanto amava”, escreveu.
No último dia 10 de janeiro, o meu pai Zé Carlos foi mais uma vítima da Covid-19 com apenas 38 anos. Em um ato de amor por ele e pelo que ele tanto amava, eu venho aqui pedir para que vocês COMPARTILHEM e COMENTEM essa publicação para que ela chegue até pic.twitter.com/iWYcUzHqEl
— jessi (@girlcoelhoo) January 13, 2021
-
OPORTUNIDADE
Detran vai abrir processo seletivo para 62 vagas em três cidades do Acre
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
Destaque 6
Banco do Brasil fechará agências em sete cidades do Acre
-
COLUNA HORA DO VENENO
Influenciadora digital evita “cancelamento” na internet com diagnóstico de Covid-19
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
LUTO!
Morre Ruizão, um dos comerciantes mais conhecidos de Rio Branco
-
LUTO
Nota de Pesar