Menu

Fazendo política diferente 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: ac24horas/Sérgio Vale


O GOVERNADOR GLADSON CAMELI  tem se mostrado um político diferente dos que o antecederam, que sempre jogaram todo o peso da máquina estatal e municipal para ajudar os seus candidatos majoritários. Sem falar na pressão sobre os cargos comissionados, obrigados a balançar bandeiras nas esquinas da cidade, sob pena de demissão.


O Gladson já definiu quem vai apoiar na eleição para a prefeitura da capital, a atual prefeita, mas já deixou claro que será um apoio pessoal e descolado do poder. Já disse que não vai pressionar ninguém a votar na sua candidata sob ameaça de demissão, porque esta foi uma prática que tanto condenou nos petistas ao longo das últimas campanhas. Vai deixar o voto do servidor estadual livre, e também porque o uso das secretarias como currais-eleitorais, o que acontecia outrora, seria um risco que poderia acabar nos tribunais.


Os tempos são outros. São tempos de redes sociais. Sempre haverá algum curioso de plantão com celular para registrar o direcionamento do poder para beneficiar candidatos. E o que mais o Gladson tem procurado preservar é o seu CPF. E não será porque causa de uma eleição municipal, que iria perder sua aura democrática.



O JOGO QUE INTERESSA


SÃO ROTINEIROS por parte de adversários políticos, ataques ao candidato a prefeito de Rio Branco pelo PSDB, professor Minoru Kinpara. Este é um jogo que interessa ao Minoru. Ser vítima na campanha é um presente do céu para quem disputa um cargo majoritário.


SURPRESO COM O “BOCA”


O SENADOR PETECÃO (PSD) disse que já esperava uma boa aceitação por parte da candidatura do Tião Bocalom (PROGRESSISTAS) a prefeito de Rio Branco, mas se diz surpreso com a facilidade de levar o nome dele na periferia. Aonde chega, ele é conhecido, se surpreende Petecão.


 O HOMEM NÃO DESCANSA


PETECÃO DESTACA QUE, que na campanha vive direto nos bairros, conversando com os moradores, não pára; mas acha que, agora encontrou um páreo: “o Bocalom sai de casa 5 horas da manhã se soca nos bairros conversando com o povo, e só retorna tarde da noite,”


FESTA DO GLORIOSO


O MDB FEZ ONTEM a sua convenção é homologou as candidaturas do deputado Roberto Duarte (MDB) para a prefeitura de Rio Branco, tendo como vice a ex-deputada federal Antônia Lúcia (PL). Duarte foi o deputado mais votado na capital, e Antônia soma muito no meio evangélico. Foi uma convenção concorrida e o MDB mostrou porque é um partido forte.


ELEIÇÃO NÃO DECIDIDA


O DEPUTADO FEDERAL FLAVIANO MELO (MDB) alertou ontem ao BLOG de que, pelo grande número de candidatos com potencial de votos, a disputa na capital não é uma eleição fechada. Para ele, a campanha será decidida ainda nas ruas, no contato candidato/povão.


CONVENÇÃO DO PODER


QUEM TAMBÉM fez convenção ontem foi o PSB: homologou a candidata da atual prefeita.


DENTRO DO PROCESSO


A MAÇONARIA não vai fazer campanha, mas estará dentro do processo político. O Grão Mestre Osmir Lima, anunciou que será feita uma live na qual serão apresentados candidatos que são maçons aos demais membros. Entre eles, Celestino Bento, vice de Minoru Kinpara.


JV APONTA PT COMO NOVIDADE


O EX-SENADOR JORGE VIANA (PT) disse ontem ao BLOG que vê campo para o candidato à PMRB, deputado Daniel Zen (PT), chegar ao segundo turno. Lembra que o PT venceu eleições fora do poder, sem estrutura de ninguém. Citou JV que: “disputar fora do poder trás a gente de volta ao mundo real, E ao contrário da campanha passada, o PT agora se encontra unido”.


QUEM MANDA É O POVO


JORGE VIANA lembrou que na eleição de 90 entrou como azarão, sem apoio político, só com a Marina como vereadora e foi para o segundo turno com o Edmundo Pinto. Em 92, quando se elegeu prefeito, cita que só tinha a Marina, o Nilson Mourão e o Taboada de deputados. E, em 98, quando ganhou para o governo, lembra, só tinha a Marina no Senado e apoio de nada. “Para mim, disputar a prefeitura fora do poder, vejo como desafio”, enfatizou.


RESSACA


JV SITUA A ELEIÇÃO deste ano como “ressaca” da passada e diz que, a política do país só piorou, e os que estão apresentando candidaturas competitivas são só bolsonaristas, o que é uma situação nova para a população, que se não cobrar a fatura agora vai cobrar em 2022.


VOLTA DA UNIDADE


O QUE NOS UNE é o trabalho, a força da nossa candidatura é juntar nosso pessoal, estamos unidos, ajudei bastante nisso com o Marcus Alexandre, Angelim, o próprio Tião, são três ex-prefeitos dando surporte ao Daniel Zen. Acho que isso pode nos levar segundo turno, e ai entramos na disputa. Para mim, a novidade é o PT, e o Daniel Zen. Vamos posicionar a candidatura do Zen em cima do que fizemos na cidade, destacou Jorge Viana.


 NANICOS UNIDOS…


O CANDIDATO a prefeito de Rio Branco, empresário Jarbas Soster (AVANTE), vai para a disputa da prefeitura de Rio Branco ancorado num bom discurso, um plano de governo exequível, e numa coligação formada por partidos nanicos, com as suas chapas de candidatos a vereadores.


VAI PEGAR FOGO


A CAMPANHA não será intensa só na disputa dos votos, também na área judicial. A deputada federal Mara Rocha (PSDB) vai entrar com representação junto ao Ministério Público Federal para que investigue obra da PMRB no Panorama,  feita com recursos de sua emenda, que considera mal feita.


MULHERES NA LUTA


SIRLENE LUZ (MDB), Wilyanne Derze (MDB), Lene Petecão (PSD), Bruna Delilo (PSB), Elzinha (PDT), Gabriela Câmara (PL), são alguns nomes de mulheres que estaráo disputado vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. Espaço está aberto para a divulgação de novos nomes.


ACORDO DA FRONTEIRA


O MDB indicou Rodrigo de vice do prefeito Tião Flores (PROGRESSISTAS), em Epitaciolândia; e em Brasiléia, o PROGRESSISTAS indicou Joelso Pontes para ser o vice da candidata a prefeita, Leila Galvão (MDB). Com o pacote fechado ontem o jogo no Alto Acre vai começar agora.


MUITO POR CIMA


Para superar o seu desgaste, o prefeito Tião Flores  tem um curto espaço até o dia da eleição, para dar uma guinada de 90 graus.. O que ninguém entendeu foi o ex-prefeito Luiz Hassem (SD) ao seu lado. Os Hassem não estão com a candidatura do Everton Soares (SD)?


MÉRITO DO BITTAR


O SENADOR MÁRCIO BITTAR (MDB) tem muito mérito na amarração de alianças políticas em Epitaciolândia e em Brasiléia. Aliás, o Márcio trabalha sempre no sentido de que sejam aparadas as arestas entre o MDB e o governador Gladson, para que estejam juntos em 20220


MANO A MANO


EM BRASILÉIA teremos uma eleição plebiscitária, com apenas duas candidatas disputando a prefeitura. A prefeita Fernanda Hassem (PT) e a ex-deputada Leila Galvão (MDB).


CAMILO, A SURPRESA


EM PLÁCIDO DE CASTRO, o senador Sérgio Petecão (PSD) e o empresário Nelsinho Santiago se uniram em torno da candidatura do professor Camilo (PSD) para prefeito. Petecão diz que a chance de uma vitória do Camilo não pode ser descartada, pelo acompanhamento que faz.


BOMBA POLÍTICA


O anúncio de que o PCdoB estava fora da coligação com a prefeita da capital foi uma bomba de efeito retardado. Como o BLOG tinha antecipado, a prefeita tinha sido avisada por duas vezes por um dos principais assessores palacianos de que, o Gladson não era simpático ter o PCdoB no palanque. Nas duas vezes ficou intransigente e a favor dos comunistas.


ATÉ ONTEM INTRANSIGENTE


O FATO PODE SER CONSIDERADO como “bomba política”, porque a prefeita saiu de reunião com assessores palacianos da semana passada dizendo que não abria mão de ter o PCdoB no palanque, o que deixou todos surpresos. E criou um constrangimento para o Gladson


BEM ENTENDEDOR


NA POLÍTICA deve-se ler nas entrelinhas. Quando o Gladson Cameli disse ao ac24horas que, o “Ônus e o bônus” da prefeita fincar o pé a favor do PCdoB; seria dela, a trouxe para a realidade que poderia perder seu principal aliado. Fez as contas do pró e contra e chutou o PCdoB.


GRANDES DERROTADOS


O PCdoB foi o grande derrotado no descarte da legenda pela prefeita. Mas tem mais dois grandes derrotados também: o presidente do diretório municipal do PSB, deputado Jenilson Lopes e o ex-deputado federal César Messias, que eram os advogados do PCdoB na causa.


NEM FOI VISTO


Quem nem foi visto na convenção de ontem do PSB, foi o deputado Jenilson Lopes (PSB).


NÃO ACEITAM


O candidato Tião Bocalom (PROGRESSISTAS), bolsonarista e de direita convicto, não aceita o PCdoB no seu palanque. O deputado Roberto Duarte (MDB) me disse ontem que também veta a entrada dos comunistas. O mesmo acontece com a coligação que apoia o Minoru Kinpara (PSDB).


VOLTA DO FILHO PRÓDIGO


Resta ao PCdoB reeditar o episódio bíblico da Volta do Filho Pródigo, e bater na porta do PT pedindo para entrar na sua coligação. Como o PT está isolado, por certo deverá aceitar.


FRASE MARCANTE


“Nunca sente numa cadeira da qual alguém pode mandar você se levantar.” Ditado árabe


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.