Menu

Acre tem início de setembro animador na pandemia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale


Na última quarta-feira, 2, o Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 decidiu manter o Acre na fase de alerta (laranja) no nível de classificação da pandemia.

Publicidade

A estratégia de mudar de fase com prudência para tentar evitar o que tem acontecido em outros estados e países, que é o aumento de novos casos após o relaxamento das medidas de isolamento e que tentam evitar a aglomeração de pessoas, ao que parece vai dando certo no Acre.


Nos primeiros 4 dias do mês de setembro, o Acre tem conseguido manter a tendência de diminuição de novos casos da doença e da taxa de óbitos. Da última terça-feira, dia 1º, até esta sexta, dia 4, o estado registrou 409 casos da doença. O número ainda é alto, mas mostra uma taxa de contaminação em queda que chega a 102 novos casos diários.


Já em relação as mortes, o estado também está diminuindo o índice de mortalidade pela pandemia. Nos primeiros quatros dias do mês, a pandemia provocou a morte de 7 pessoas, com idades entre 43 e 85 anos. O número representa uma média diária de óbitos de 1,75 vítimas fatais.


Outro fator levando em conta para a análise do impacto da pandemia é a ocupação nas unidades de saúde. Neste aspecto, o Acre também vive um momento muito bom, com taxas de ocupação bem inferiores as registradas durante o auge da pandemia. Nesta sexta-feira, 4, dos 90 leitos de UTI ocupados em toda a rede pública, a taxa de ocupação é de 44,4%. Já em relação aos leitos clínicos, a situação é ainda mais confortável. Dos 352 leitos existentes, apenas 104 estão ocupados, o que representa um percentual de 29,5% de ocupação.


Na atual fase amarela, praticamente todas as atividades comerciais já estão liberadas com restrições. Restaurantes, bares, academias funcionam, por exemplo, com capacidade de ocupação menor e com protocolos sanitários bem definidos.


Na educação, as aulas, tanto públicas, quanto particulares, continuam paradas e a expectativa é que só retornem no ano que vem.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido