Menu

Gladson: “decisão que afasta Witzel é enfraquecimento da democracia”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em entrevista concedida para o EL País, na última sexta-feira, 28, o governador Gladson Cameli comentou sobre o afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), assinado pelo ministro Benito Gonçalves, do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).


Witzel foi afastado do cargo por suspeitas de corrupção e viu a sua esposa, a advogada Helena Witzel, ser alvo de buscas em razão de ter contratos com empresas envolvidas no esquema de desvio de recursos.

Publicidade

Gladson disse que o afastamento é um “enfraquecimento da democracia”, ao se referir à decisão do magistrado:


“Vejo um claro enfraquecimento da democracia. Parece-me que a Constituição Federal não tem sido cumprida em seu direito. Nós, gestores, temos de fazer um juramento, em respeito à Constituição. Temos de honrá-lo. Mas parece que outros órgãos não estão cumprindo essas regras como deveriam”


Em seguida, o jornal perguntou qual seria os riscos dessa medida para o futuro, Cameli respondeu:


“A Justiça é soberana como qualquer outro poder é. Mas ela criou, sim, um mal-estar. Vivemos uma insegurança imensa. O que ocorreu com o Witzel pode ocorrer com todos nós governadores. Não estou discutindo se ele é culpado ou inocente. Mas a imagem que ficou perante a população é muito negativa”


Ao ser questionado pelo jornal se enxergava um rompimento entre a autonomia entre os poderes, o governador ponderou:


“Não quero aqui que o Executivo passe por cima do Judiciário ou de um ministro do STJ. Espero que o governador possa dar suas respostas. Mas o que tem sido feito não é adequado. Prende agora para soltar daqui um tempo. Afasta por uns dias, para depois devolver o poder. Qual imagem fica para a sociedade. A pandemia nos deu lições difíceis. Vou te dar um exemplo, cheguei em um ponto que tive de chamar os órgãos de controle para dentro do Governo do Estado. Eu não mando na iniciativa privada que fez um aumento abusivo de preços em máscaras, respiradores, equipamentos de proteção. Tive de falar para os órgãos de controle: vocês compram que eu pago.”


A entrevista é finalizada com a pergunta: “Como mudar esse cenário e trazer mais segurança para os mandatários?”, a qual Gladson respondeu:


“Ele está só um ano e oito meses no cargo. Todos sabem que ele pegou um sistema vicioso que vem de muito tempo. Quem consegue derrubar uma situação dessas assim de um dia para o outro? Ele tem direito a se defender. E o processo legal deveria ser respeitado. Quando fui senador reclamei em várias ocasiões da falta de respeito às regras do jogo. É o que parece que vem ocorrendo agora”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido