Menu

Acre caminha em meio ao caos rumo a 1 milhão de habitantes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quase 900 mil habitantes. Parece pouco se tratando de um estado brasileiro (4º maior do mundo em extensão), mas um número bastante expressivo se levada em conta a história de um povo que sofreu algumas batalhas até conseguir a sonhada emancipação, há pouco mais de 58 anos. Os números indicam que o Acre deve ser o próximo estado a ter uma população na ‘casa do milhão’. Nessa semana o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a nova estimativa oficial da atual população local, que está estimada em 894.470 habitantes.


Centro de Rio Branco – Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale

Publicidade

Apesar de ainda ser uma das três unidades federativas do país com menos de um milhão de habitantes e com o menor número de cidades, o Acre – que no inverno amazônico ainda respira ares menos poluídos – caminha, mesmo que sem pressa, para ser detentor de uma metrópole. A depender do povo trabalhador que por aqui vive, essa deve se tornar uma realidade num futuro bem próximo. Houve um aumento na população de 802.091 habitantes nos últimos 100 anos, desde que o Acre passou a integrar os dados do IBGE, em 1920.


De lá pra cá, houve muitos fatos históricos e crescimento populacional. A média de aumento no número de habitantes, que é atualizado a cada 10 anos pelo IBGE, tem girado em torno de 100 mil moradores a mais a cada Censo Demográfico. “A gente sonha com um estado de oportunidades, né? Um estado que ofereça boa expectativa de vida. Que nos faça querer ficar aqui e não procurar espaço em outras cidades Brasil a fora”, diz a estudante Ana Carolina Oliveira, de 23 anos, moradora do bairro Estação Experimental, na capital acreana.


Rio Branco continua tendo a maior população no estado. Em 2020, a capital acreana chegou a 413.418 habitantes, o que representa 46,11% de toda a população do Acre. O segundo maior contingente populacional se concentra em Cruzeiro do Sul, atualmente com 89.072, um total de quase 10%. A terceira cidade com mais habitantes é Sena Madureira com 46.511 pessoas. As menores populações estão em Jordão (8.473 pessoas), Assis Brasil (7.534) e Santa Rosa do Purus (6.717).


Desde março de 2020 o estado enfrenta um novo e desconhecido desafio: o enfrentamento de uma pandemia. Mesmo com dificuldades, o Acre tem se destacado frente à União pelo bom emprego dos recursos do governo federal na aplicação de ações de combate e prevenção ao novo coronavírus (Sars-Cov-2). No último mês de julho, o Ministério da Saúde (MS) liberou mais R$ 45 milhões para ajudar no enfrentamento da Covid-19.


Foto: ac24horas.com/Sérgio Vale

Enquanto isso, a economia local tenta sobreviver ao caos instalado pela pandemia. Governo, Federação das Indústrias (FIEAC) e Associação do Comércio têm buscado alternativas para minimizar os impactos da Covid-19 nas atividades comerciais e ainda assim seguir prevenindo a contaminação do vírus. “Queremos evitar o crescimento do desemprego no Acre. Tivemos um encaminhamento positivo para que diversos setores da economia possam voltar a trabalhar, mas, obviamente, respeitando todas as condições e orientações de saúde pública, evitando aglomerações, com total proteção ao trabalhador, entre outras normas.”, disse o presidente da FIEAC, José Adriano, ao anunciar a criação do comitê de acompanhamento da pandemia no estado.


Com o passar dos anos, uma problemática aflige drasticamente o território: queimadas ambientais. A situação se repete ano após ano e a bacia hidrográfica mais importante da região tem sofrido com a seca e a poluição diária. Com 1,47 metros, o Rio Acre se aproxima este ano de atingir a menor marca já registrada no período de estiagem.


Entretanto, com toda problemática digna de uma verdadeira “cidade grande”, moradores dos 22 municípios acreanos ainda criam boas expectativas de viver com qualidade de vida no lugar que nasceram e se criaram. Os acreanos do ‘pé rachado’ são conhecidos por serem bastante politizados. “O estado vive dias de muitas lutas, mas mantemos otimismo que dias melhores virão. O povo do Acre é uma referência em termos de fé, esperança e coragem. Tem sido uma luta difícil, mas unidos venceremos e em breve teremos o estado todo livre do coronavírus”, disse o governador Gladson Cameli ao comemorar os 58 anos emancipação política.


Além do Acre, com 894.470 habitantes, outros dois estados brasileiros também têm menos de 1 milhão de população: Roraima (631.181) e Amapá (861.773). O Brasil o tem precisamente 211.755.692 habitantes.


Publicidade

Diferença homens X mulheres

O Censo do IBGE também analisou a população de homens e mulheres presentes no Acre. A lenda de que o estado possui mais mulher do que homem deve cair por terra, pelo menos por agora. As estatísticas oficiais do país apontam, conforme projeção em 2020, que dos 896.543 habitantes, 448.361 são homens e 448.182 mulheres. Ou seja, a disputa é acirrada e a diferença é mínima. Diante a população geral, o Acre tem 50,01% de homens e 49,99 de mulheres, o que faz com que a diferença entre um gênero e outro seja de apenas 179 pessoas. No entanto, as projeções do IBGE mostram que em 2021 as mulheres voltarão a ter um percentual maior da população.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido