Acidente de trânsito com vítima fatal gera confusão e revolta na Cidade do Povo

Uma colisão envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta tirou a vida de um homem identificado como Paulo e deixou seu amigo, Raimundo Gomes da Silva, de 49 anos, ferido na noite deste sábado, 29. O acidente aconteceu na rua Franco Silva, localizada no conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.
De acordo com informações a polícia, Paulo e seu amigo Raimundo estavam trafegando na rua Franco Silva em uma motocicleta modelo Honda Titan, quando perderam o controle da direção e colidiram de frente com a caminhonete, modelo Triton, de cor branca. Com o impacto, Paulo foi arremessado, bateu a cabeça no para-brisa do carro e sofreu uma dilaceração na perna direita.
A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas quando chegaram ao local Paulo já estava sem vida. O companheiro, Raimundo, foi atendido e conduzido ao Pronto-Socorro de Rio Branco com uma fratura na perna direita.
Após o acidente, o condutor da caminhonete permaneceu no local, mas devido às ameaças de familiares, o motorista fugiu temendo ser agredido. Com as emoções alteradas, familiares chegaram a agredir uma enfermeira do SAMU que fazia o atendimento no local.
Policiais Militares do Batalhão de Trânsito estiveram no local, isolaram para os trabalhos de perícia e ajudaram a acalmar os ânimos da família. O corpo de Paulo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. A motocicleta e a caminhonete foram removidas e encaminhadas ao pátio do Departamento de Trânsito.

Você já deve ter ouvido em algum momento, mesmo que tenha sido com outra pessoa, a frase: “Você já está velho para isso”.
Judson Barros, hoje com 55 anos de idade, nunca concordou com a frase e fez mais do que discordar. O homem que nasceu em Carolina, interior do Maranhão, é prova de que nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos.
Judson decidiu aos 45 anos iniciar o curso de direito e colocou como meta passar em um concurso público para delegado após a conclusão da faculdade.
Após longos anos de estudo, com mais de meio século de vida, Judson conseguiu aprovação em concurso público para delegado no Acre e no Piauí.
Ao optar pelo Acre, Judson foi alvo do próprio Estado que recorreu, já que a data máxima para o cargo estipulada pelo edital do concurso era de 40 anos. Ele não desistiu, entrou na justiça e ganhou o direito de assumir o cargo tão sonhado. Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a imposição da idade máxima em 40 anos era uma regra discriminatória, inadequada e desproporcional.
A história de superação de Judson vai virar um livro. Escrito pelo próprio delegado, Judson conceitua a discriminação sofrida em função da idade como “etariofobia”. Ainda diz que a discriminação por idade efetivada pelo Estado é um precedente para que outras possibilidades de discriminação sejam implementadas. “O Estado que deveria promover a igualdade entre as pessoas é quem promove a discriminação, que neste caso não tem fundamento jurídico além de ser uma violência contra os direitos humanos”, afirma.
A situação, de acordo com o delegado, é de discriminação descabida que envereda pelo caminho da perseguição. De acordo com o STF e STJ a limitação de idade para o cargo de delegado de polícia não se justifica.
Além da questão judicial, o autor descreve no livro como foi a sua trajetória de estudante de Direito e como se preparou para a realização dos concursos. Esclarece que o mundo do concurso é altamente competitivo e da necessidade de uma preparação adequada.
O livro “DEPOIS DOS 45, NA PRORROGAÇÃO”, tem previsão de lançamento para o mês de março do corrente ano.
“É um livro que conta a história de um homem casado, pai de família, que entende aos 45 anos que estudar era a melhor alternativa. Fui para uma faculdade sem entender nem o que era o direito. Me dediquei, me esforcei e acreditei no que estava fazendo. Depois de concluir o curso, passei em vários concursos. Isso é uma demonstração de que os sonhos são possíveis de serem realizados. Só depende exclusivamente de acreditar que você pode realizar as coisas. A idade não tem importância”, afirma Judson.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para o projeto “Medite com o Ifac”, uma iniciativa de enfrentamento durante a pandemia pelo novo coronavírus. As atividades serão realizadas de forma virtual pela plataforma Google Meet. Estão sendo ofertadas 250 vagas abertas ao público em geral.
O objetivo do projeto é promover mudanças de comportamento e hábitos em meio interno e externo ao Ifac. A expectativa é que, ao final do projeto, todos os envolvidos possam sentir-se mais confiantes, que tenham reduzido o nível de estresse, aumentado a capacidade de concentração, bem como melhorado a qualidade do sono, conforme explicou a coordenadora da ação, fisioterapeuta Roneres Costa.
“A meditação traz vários benefícios e tem sido estudada pela neurociência nos últimos anos como uma técnica promissora para mudanças comportamentais. Além de ajudar a administrar sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, estresse, raiva, impaciência e intolerância, conseguimos através de técnicas de exercícios corporais e respiratórios ter resultados incríveis na saúde física e mental”, completou.
As aulas serão conduzidas por profissional especialista. Nos encontros virtuais serão realizados exercícios respiratórios, alongamentos, técnicas de consciência corporal, relaxamento e diálogos entre os participantes.
Ao todo, serão realizados quatro encontros por mês, sempre aos sábados, no horário de 14h às 16h. O projeto ocorrerá a partir de fevereiro até junho de 2021.
Inscrições
As inscrições para participação no projeto estão abertas até o dia 29 de janeiro. Para garantir uma vaga é preciso preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/FFZhU9waix1nmpqR9.
A meditação é uma das estratégias descritas na Cartilha do Sistema Único de Saúde, que possibilita o desenvolvimento integral do Ser, com ênfase na prevenção da saúde física e mental, tais como: redução de ansiedade, estresse, melhora do sono, percepção corporal e relações interpessoais.

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informa que esta segunda-feira, 18, será de céu instável em todas as regiões do Acre com probabilidade de pancadas de chuvas e trovoadas durante o decorrer do dia.
A temperatura mínima está prevista para 24º e a máxima 32º. Segundo o ClimaTempo, a probabilidade de chuvas é de 80%.
Na região do Alto Acre, que engloba as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 21°C e a máxima de 28ºC.
Na região do Baixo Acre, a mínima será de 23°C e máxima de 28ºC e no Vale do Juruá os termômetros ficam entre 24ºC e 30ºC.
No Purus e Tarauacá/ Envira, a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 29°C.

Nesta segunda-feira, 18, o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 53 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.
Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.
-
OPORTUNIDADE
Detran vai abrir processo seletivo para 62 vagas em três cidades do Acre
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
COLUNA HORA DO VENENO
Influenciadora digital evita “cancelamento” na internet com diagnóstico de Covid-19
-
Destaque 6
Banco do Brasil fechará agências em sete cidades do Acre
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
LUTO
Nota de Pesar