Menu

Rio Branco amanhece encoberta por fumaça em meio a focos de queimadas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foto: Hugo Costa


A capital acreana amanheceu encoberta por uma densa cortina de fumaça nessa quinta-feira (27). Fotografias divulgadas pelos jornalistas Altino Machado e Hugo Costa mostram a forte neblina provocada pelas queimadas, que acontecem tanto na região urbana como na zona rural. O Corpo de Bombeiros do Acre informou que já foram acionados para 3.800 ocorrências de incêndios ambientais neste período.

Publicidade

Irritação nos olhos, dificuldade para respirar, dor na cabeça, são sintomas provocados pela inalação da fumaça. O problema se agrava pelo fato de a cidade estar acometida pela pandemia do novo coronavírus, que também atinge gravemente o sistema respiratório de boa parte dos infectados.


Foto: Altino Machado/Redes Sociais

Ao menos 38 focos de queimadas foram detectados pelo Satélite de Referência AQUA Tarde e disponibilizados pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) na noite dessa quarta-feira, 26. Rio Branco aparece entre os 10 que mais apresentaram registros no período das últimas 48 horas. O acumulado das últimas 48 horas corresponde a quase 40% do total do ano de 2020 até agora.


O último relatório do Monitoramento de Queimadas e Qualidade do Ar da Sema diz que o Acre tem risco de fogo Alto e Crítico em pontos isolados do estado, com maior abrangência nas regionais do Alto Acre, Baixo Acre, Tarauacá/Envira e em pontos no Purus e Juruá.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido