Menu

Com déficit de 50% de pessoal, PM e Polícia Civil do Acre podem entrar em colapso em 2021

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Tema foi debatido na sessão virtual da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 26, e deve ter desdobramentos no Orçamento do ano que vem

O deputado Roberto Duarte (MDB) discorreu nesta quarta-feira (26) sobre o cadastro de reserva do concurso das Polícias Militar e Civil no Acre. Ele lembrou que o governador Gladson Cameli assinou, nas eleições passadas, compromisso de que convocaria os inscritos no cadastro de reserva.

Anúncio

“O déficit de pessoal nas polícias é enorme, acima de 50% na PM e Civil”, disse o deputado do MDB.

Já o deputado Cadmiel Bonfim (PSDB) que também recebeu mensagens pedindo convocação de novos policiais no Acre. De acordo com o parlamentar que é militar também, atualmente, apenas a metade do quadro de pessoal está preenchido na Polícia Militar. “O PM tem de desdobrar, trabalhar por dois. Essa situação prejudica a população e é preciso reforçar os quadros”, pediu o parlamentar.

O tucano também pediu a convocação de mais uma turma do cadastro de reserva. “A previsão é que até o final do ano que vem é que 800 PMs sejam transferidos para a reserva”, disse, explicando que a reposição ocorrerá somente em 2021, se os candidatos forem convocados agora.

O deputado pediu e os rádios digitais começaram a ser instalados nas viaturas da PM. “Chegaram 315 novos rádios”, disse ele ao agradecer ao governo pelo atendimento rápido da demanda.

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) foi outro que chamou atenção para convocação dos concursados. Ele quer que o tema seja tratado na Comissão de Orçamento da Aleac visando dar a previsão orçamentária para o Estado convocar os profissionais. “Acredito que a principal será a orçamentária”, disse.

Ele repetiu que os deputados precisam criar as condições para que o tema seja tratado no orçamento do Estado porque os concursos foram altamente competitivos e as pessoas são de grande competência, de formação teórica.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.