Conecte-se agora

Novo prefeito inicia mudança no secretariado de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

FOTO: REPRODUÇÃO

Com a presença do governador em exercício, Nicolau Junior, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira, 25, o novo secretário de Agricultura do município a um grupo de produtores rurais. “O tempo é pouco, mas vamos fazer uma revolução na agricultura em Cruzeiro do Sul e para isso contaremos com o apoio do governo do Estado”, disse.

Nicolau já garantiu que vai ampliar a quantidade de máquinas para garantir mais três patrulhas mecanizadas, que atenderão os ramais, proporcionando boas condições de trafegabilidade. “Temos compromisso com a área da produção. Estamos adquirindo mais de 100m máquinas e muitas virão para o Juruá. Com relação à piscicultura, vamos trazer recursos para esse setor “, comunicou Nicolau.

João Silvia Nascimento, o ‘João Todo Feio’, ex-sindicalista rural, é o novo secretário de Agricultura de Cruzeiro do Sul. Ele diz que vai iniciar uma espécie de força-tarefa para atender as propriedades com mecanização da terra, piscicultura e condições de escoamento. “O tempo é pouco, mas essa friagem indica um verão longo e vamos trabalhar muito pra fazer a diferença”.

Falando em nome dos produtores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Francisco das Chagas, agradeceu pela mudança na pasta. “Essa secretaria estava de costas para nós e agora seremos parceiros”.

Mudanças na saúde e finanças

Além da agricultura, Clodoaldo Rodrigues também fez mudanças nas secretarias de Saúde e Finanças. Na saúde, sai a enfermeira Juliana Pereira e entra a colega Janaína Negreiros, que terá como missão reorganizar a compra de medicamentos e testes rápidos de Covid-19. Cruzeiro está sem medicamento para diabetes e pressão alta e sem testes rápidos desde o início de junho.

Para a secretaria de Finanças, Genilson Silva dos Santos dá lugar à Jadson Moura, que ocupava a mesma pasta em Rodrigues Alves. A secretaria de Obras também deverá sofrer mudanças, mas Clodoaldo disse que fará mais alterações “aos poucos”. “Quero um grupo que trabalhe para toda a sociedade e não apenas para grupos. Temos que dar resposta à população de Cruzeiro do Sul”, concluiu.

Anúncios

Na rede

Jovem é morta com 11 facadas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A jovem Deusiane Maciel Ferreira, 20 anos, foi encontrada morta com 11 facadas na noite deste sábado, 27, próximo ao Canal do Remanso, em Cruzeiro do Sul.

Segundo testemunhas, ela foi vista caída por moradores em uma área de mata. O SAMU foi chamado, mas apenas atestou o óbito. O corpo de Deusiane foi levado para o Instituto Médico legal (IML). A Polícia Militar faz buscas por mais informações sobre o caso para chegar ao autor do crime.

Ainda não há confirmação se ela morava na localidade e se o crime foi cometido no lugar onde o corpo foi encontrado.

Continuar lendo

Na rede

Covid-19 mata seis pessoas em 24 horas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Foto: Marcos Santos/Secom

O número de mortes por Covid-19  no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul não para de subir. Seis pessoas vítimas da  doença  morreram no local  de sexta- feira,  26, até a manhã deste sábado (27). Uma das vítimas foi levada para Mâncio Lima,  4 foram enterrados no Cemitério Jardim da Paz em Cruzeiro no início da noite de ontem e 1 na manhã de hoje.

O administrador do cemitério Jardim da Paz em Cruzeiro do Sul, Auricélio Lima, confirma os enterros. “Nós enterramos 4 à boca da noite de sexta  e por volta das 3 da madrugada já de hoje,  sábado, nos acionaram novamente, mas fizemos o enterro agora cedo porque a equipe estava muito cansada”, contou.

No  final de semana passado,  8 pessoas morreram por coronavírus  no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.

Na  segunda onda da doença no município, o número de mortes é maior. No dia 12 de abril do ano passado foi  descoberto o primeiro caso de Covid-19 em Cruzeiro e no dia 13 de maio, houve a  primeira morte no Hospital do Juruá.  Era uma idosa de 84 anos de Tarauacá,   que teve de ser enterrada  em Cruzeiro devido à proibição de traslado de corpos para cidades distantes.

Para cidades próximas,  como Mâncio Lima e Rodrgues Alves,  também já houve proibição de traslado,  medida que não está mais em vigor.

Até o último  dia 12 de fevereiro, haviam  158 corpos enterrados na ala Covid-19 do Cemitério Jardim da Paz. A área  do cemitério é de 5 hectares  e foi comprada e implantada pelo ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Continuar lendo

Na rede

Comunidades de Cruzeiro do Sul ganham internet via satélite

Publicado

em

A cidade de Cruzeiro do Sul, uma das regiões atingidas pelas fortes chuvas e enchentes dos últimos dias, recebeu na última quarta-feira, 24 de fevereiro, dois pontos de conexão de internet banda larga via satélite do programa Wi-Fi Brasil.

A instalação foi feita durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao Estado. Na ocasião, o presidente entregou ainda 13,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, recém chegadas da Índia, e sobrevoou as áreas atingidas. Outras 8,4 mil doses da Sinovac também foram enviadas ao Acre.

Os pontos vão beneficiar mais de 5 mil habitantes que vivem nas regiões de Vila Santa Luzia e Comunidade Santa Rosa. Sensibilizado pela situação que enfrenta o estado do Acre, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, determinou o envio dos pontos do programa que já está presente em todos os estados do Brasil com mais de 13 mil pontos de internet. As antenas foram instaladas no Centro Multiuso, na comunidade Santa Rosa; e, na Unidade de Saúde da Vila Santa Luiza, instalada com sinal livre de internet de alta velocidade e gratuita.

Com 4.500 habitantes, a região da Vila Santa Luzia é, até agora, a área mais populosa atendida pelo programa Wi-Fi Brasil Livre em todo o país. A conexão vai beneficiar ainda a agricultura familiar, principal atividade econômica da região de Santa Rosa. No Acre, o programa Wi-Fi Brasil já instalou 276 pontos de internet.

“Os locais são isolados e de difícil acesso. Só para se ter uma ideia, parte do trajeto até o local da instalação foi feita de barco pelas equipes da Telebras, que é parceira do MCom no projeto. Com a visita do presidente à região, enviamos ainda doses da vacina AstraZeneca/Oxford e, claro, o nosso total apoio e sensibilidade ao estado que vivencia uma situação bastante delicada neste momento”, ponderou o ministro Fábio Faria.

Atualmente, há cerca de 13 mil pontos do programa espalhados por quase 2.900 cidades brasileiras. Os equipamentos públicos mais atendidos são as escolas, onde estão instaladas mais de 9.600 antenas, especialmente em regiões rurais, além de postos de saúde, com 1.200 unidades. O programa atende também aldeias indígenas, quilombos, telecentros, postos de fronteira, entre outros.

Continuar lendo

Na rede

Bebê que nasceu de mãe com Covid-19 tem alta de hospital

Publicado

em

Terá alta da Maternidade de Cruzeiro do Sul neste sábado,  27, o bebê que nasceu na última quinta-feira de parto cesárea, filho de uma paciente de Santa Rosa, que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19.  Segundo o gerente administrativo da Maternidade, Raudinei Queiroz,  o menino não fez teste de coronavírus. “Não foi feito porque  não há critérios, nem sintomas. O médico pediatra que deve solicitar pela avaliação e  dele  não foi necessário”, explica.

O menino nasceu com desconforto respiratório moderado, mas teve acompanhamento da fisioterapeuta e vai para casa com a avó materna.

A mãe da criança, que mora em Santa Rosa, foi transferida com Covid-19 para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul nesta semana. Na quinta,   a equipe médica da unidade hospitalar  acionou os profissionais do Hospital da Mulher e da Criança, que  avaliaram a necessidade do parto via  cesárea para salvar a criança.

A mãe, com 35 semanas de gravidez, foi levada à maternidade onde teve o filho, mas logo depois do parto, com falta de ar, teve que retornar para o HC. Na Maternidade, não há UTI obstétrica, somente leitos neonatais. “Na Maternidade não temos UTI obstétrica e em caso de necessidade as pacientes são encaminhadas para o Hospital do Juruá. Temos somente as UTI neonatais para os recém-nascidos”, conta o gerente.

O médico pediatra Rondney Brito, que atuou no parto, diz que a criança está estável. “O procedimento cirúrgico ocorreu sem nenhum problema e a criança nasceu saudável apesar do desconforto respiratório”, relata.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas