Conecte-se agora

Governador diz que “é possível” apoiar Fagner Sales nas eleições em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Durante coletiva de imprensa na manhã dessa quarta-feira (19) no prédio da Biblioteca Pública do Estado do Acre, no centro da capital, o governador Gladson Cameli ao responder perguntas dos jornalistas presentes, disse que “é possível” apoiar a pré-candidatura de Fagner Sales em Cruzeiro do Sul.

“Eu sei que vou apoiar a prefeita Socorro Neri em Rio Branco, os demais municípios ainda não decidi, mas, é possível sim apoiar o Fagner em Cruzeiro” complementou.

Preocupado com o aumento do número de óbitos e contaminação por covid-19 em Rio Branco, Cameli evitou esticar assuntos polêmicos envolvendo política.

“Eu estou mais preocupado mesmo é com os casos de covid-19 esse é meu foco, enquanto muitos só querem saber de fazer política, eu estou correndo atrás de uma vacina para a população” comentou.

O evento foi de anúncio da contratação de professores efetivos e professores indígenas e ainda, o pagamento da VDP para a categoria.

O anuncio de apoio a pré-candidatura de Fagner Sales pelo governador foi feito pelo senador Marcio Bittar (MDB-AC) na última segunda-feira (17).

Anúncios

Na rede

Prefeito de Rodrigues Alves empossa secretariado com perfil técnico e “filhos da terra”

Publicado

em

O prefeito reeleito de  Rodrigues Alves,  Jailson Amorim, está iniciando a gestão revitalizando os espaços públicos do município e eliminando os pontos críticos dos ramais para garantir a rentabilidade  agora no período chuvoso. Para garantir a mobilidade das pessoas e  escoamento da produção, a prefeitura aumentou a quantidade de barcos para os ribeirinhos.

Secretariado empossado

Jailson empossou nesta sexta-feira,  15, seu secretariado. Optou pelo perfil técnico  e exclusivamente de ” filhos da terra “. “Fiz questão de ter secretários que são do município e aqui residem. Vamos trabalhar na cidade e zona rural   para garantir dias melhores para a população e nosso município”, explica o gestor.

Veja  os nomes:

Secretário de Finanças e Planejamento – José  Iranilson do Nascimento Nunes

Secretário Municipal de Saúde – Everton da Silva Farias

Secretário Municipal de Educação –  José Adgarbe Pereira Alves

Secretária Municipal de Assistência Social – Sâmia Cristina Oliveira de Matos

Secretária Municipal de Meio Ambiente – Maria Marcia Silva de Queiroz

Secretário Municipal de Obras e Transporte – Ronivon Azevedo da Silva

Secretário Municipal de Administração – José da Silva Magalhães

Mercado Municipal

Quanto ao novo Mercado Municipal , o prefeito afirma que a empresa construtora  deverá entregar a obra pronta no final de  março,  quando o elevador for instalado.

Além da venda de produtos agrícolas,  o local também vai abrigar boxes com serviços e uma praça de alimentação,  uma espécie de mini shopping .  A data da inauguração ainda será decidida.

Continuar lendo

Na rede

Forças de Segurança transportam provas do ENEM para cidades isoladas do Juruá

Publicado

em

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para os candidatos que residem nas cidades isoladas do Juruá já estão nas sedes dos municípios.

Na manhã desta sexta-feira,15, o CIOPAER transportou, via helicóptero, para Porto Walter e Marechal Taumaturgo os malotes contendo as provas. A remessa veio escoltada pela Polícia Militar de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, que também recebeu os testes para os candidatos.

A segurança das provas do ENEM no Acre está sob a responsabilidade das Forças de Segurança Pública do Estado do Acre. Uma equipe da Polícia Militar saiu de Rio Branco escoltando as provas que foram deixadas em Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá, cidades que ficam no eixo da BR-364. A remessa final ficou em Cruzeiro do Sul e foi levada também para as cidades isoladas.

A expectativa é de que mais de 40 mil acreanos façam as provas do Enem que acontecem nos próximos dois domingos consecutivos, dias 17 e 24 de janeiro.

Continuar lendo

Na rede

Potencialização da agricultura é o carro-chefe de Mâncio Lima

Publicado

em

Produtores rurais de Mâncio Lima vendem mensalmente 40 toneladas de mamão para a maior rede de supermercados de Rio Branco.  Farinha,  café,  coco e peixes do município também são vendidos para Cruzeiro do Sul, Rio Branco e outras cidades e estados .

O prefeito de Mâncio Lima,  Isaac Lima,   que tem a agricultura como carro-chefe desta sua segunda gestão,  quer potencializar essa produção de frutos e pescado no município. Vai expandir o programa de açudagem e garantir mecanização agrícola, sementes e assistência técnica para os agricultores.  O município já tem garantidos R$ 11 milhões  em emendas parlamentares para a compra de equipamentos e insumos.

“Quando assumimos no primeiro mandato, a produção de peixes era de 100 toneladas e agora são mil toneladas. Café,  mamão e coco são culturas em expansão. 40 produtores de mamão têm 140 mil mudas e queremos aumentar a produção e  atualmente são 100 sacos de café por hectare”.

Para o fortalecimento da agricultura familiar, ele conta com o governador Gladson Cameli,  de quem teve apoio na reeleição.  “O governador melhorou muito a AC-405 até Mâncio Lima e estará junto nessa gestão pra otimizarmos equipes e recursos”, conta Isaac.

Obras

A  prefeitura  constrói 4 Unidades Básicas de Saúde- UBS nas zonas urbana e rural do município , que serão entregues em maio, nas  aldeias Nukini e  Puyanawa e nas comunidades  Iracema e Guarani.  “Na saúde temos  boa estrutura física,  que estamos  ampliando e temos medicamentos, mas estamos com 4 médicos a menos,  que pediram demissão depois da operação da Polícia Federal”, explica o prefeito.

Na Alameda das Águas, onde é realizado o carnaval, a prefeitura  vai fazer um sambódromo com  restaurante. É pelo local, às margens do Rio Japiim,  que milhares de turistas embarcam todo ano para  o Parque Nacional da Serra do Divisor. O  projeto arquitetônico da nova estrutura da Alameda das Águas  é preparado pela Associação dos Municípios do Acre (Amac) e vai fomentar o  turismo na região .

Continuar lendo

Na rede

Zequinha avalia construção de aterro sanitário em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acompanhado do secretário municipal de Meio Ambiente, Ygoor Neves, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, realizou uma visita no lixão de Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira, 13. No local, o gestor municipal vistoriou e avaliou as condições de despejo e armazenamento dos resíduos sólidos, conhecendo de perto o planejamento da gestão para legalizar a área e construir em um novo espaço o aterro sanitário da cidade.

“É importante conhecermos a situação e saber o tamanho da responsabilidade que temos para legalizar e melhorar esse sistema. Vamos trabalhar a possibilidade de legalizar o lixão, fazendo um aterro sanitário licenciado, obedecendo todas as normas, que a lei nacional exige”, destacou o prefeito.

A área já atingiu praticamente sua capacidade máxima de armazenamento. De acordo com o prefeito, a gestão trabalha a possibilidade de adquirir uma área ao lado do lixão para despejar os entulhos recolhidos durante as ações de limpeza na cidade, e uma outra para ampliar a que já existe para depósito dos demais resíduos.

“Estamos adquirindo um terreno ao lado para depositar os entulhos recolhidos nos mutirões de limpeza, uma vez que o material não pode ser despejado no mesmo local que os demais resíduos”, complementou Zequinha.

Mesmo sem funcionar ainda como aterro sanitário, a gestão já realiza um processo de seleção do lixo que serve para reciclagem. As garrafas pets, por exemplo, são reutilizadas para confecção de vassouras. “Com isso já estão sendo confeccionadas vassouras, que serão utilizadas pelos garis para limpeza nas ruas”, contou o prefeito.

O Secretário de Meio Ambiente, Ygoor Neves, reiterou que a legalização da área implica em fatores positivos para o município, não correndo o risco de deixar a gestão inadimplente.

“Ao mesmo tempo em que a legalização oferece recursos para o município, a não legalização pode deixar a prefeitura inadimplente. Tudo que precisamos fazer é uma biotransformação desse local, transformando em um aterro sanitário. Queremos reaproveitar, reciclar, e trazer para esse lugar apenas o que não é mais aproveitável. Queremos também incentivar a população a transformar os resíduos sólidos em dinheiro”, finalizou o secretário.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas