Menu

Presos do Chapão planejavam fuga e Iapen suspende volta das visitas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) voltou a suspender por mais 15 dias as visitas íntimas e familiares aos presos nesta sexta-feira, 14, antes do mesmo do retorno das visitas. Isso porque os policiais penais descobriram durante inspeção geral na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco, conhecida como Chapão, que os detentos estavam planejando uma fuga em massa, possivelmente para acontecer no próximo domingo, 16, quando estava marcado o retorno das visitas.


Por meio de nota pública, o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha disse que “o procedimento se deu como fruto de investigação da equipe de segurança da unidade, pelo qual foi identificado que o plano de fuga seria concretizado no domingo, 16, durante o retorno da visita familiar”.

Publicidade

Durante revista, foram identificadas celas danificadas, escadas artesanais, cordas artesanais do tipo “tereza” e objetos cortantes. “Desta forma, a equipe gestora do Iapen deliberou sobre a necessidade de preservar vidas e evitar que familiares não sejam utilizados como escudos em uma possível rebelião, primando ainda pela segurança geral da unidade e manutenção da ordem e disciplina”, explicou Cunha, salientando que a visita de familiares pode ser suspensa diante de ato motivado do diretor do estabelecimento.


Estão suspensas as visitas na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco (pavilhões G, H, I, J, K e L) “com foco no restabelecimento do padrão mínimo de segurança”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido