Menu

Ministério Público do Acre doa 12 medidores de qualidade do ar para MPs da Amazônia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) doou oito medidores da qualidade do ar, para os Estados que compõem a Amazônia Legal. A doação foi oficializada pela pela procuradora-chefe do MPAC durante Encontro de Procuradores-Gerais de Justiça da Amazônia Legal, realizado nesta quarta-feira, 12, em Belém.


Os aparelhos foram viabilizados para o MPAC, pelo Centro de Pesquisa de Woods Hole, do pesquisador da UFAC, professor Foster Brown.

Publicidade

O acordo assinado por todos os Procuradores-Gerais de Justiça que compõem os Estados da Amazônia Legal, visa a implementação, em todos os Ministérios Públicos que integram a Amazônia Legal, de mecanismos para a prevenção e o combate ao desmatamento e às queimadas como, por exemplo, forças-tarefas, grupos de atuação especial ou similares. A doação dos medidores por parte do MPAC, já conta como meta em resposta ao acordo assinado.


O MPAC iniciou em 2019, a instalação do projeto de monitoramento da qualidade do ar, uma iniciativa coordenada pelo CAOP do Meio Ambiente, em parceria com a UFAC e o Poder Judiciário Acreano. O aparelho medidor auxilia no monitoramento da fumaça decorrente das queimadas e qualquer cidadão pode ter acesso a essas informações através da internet.


“Com essa doação, os Estados do Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Tocantins, Roraima, Mato Grosso, e Maranhão, também passam a realizar o monitoramento da ocorrência de queimadas em tempo real, possibilitando o combate a incêndios, por parte dos órgãos de fiscalização e responsabilização. Além desses oito medidores, o MPAC vai doar também, outros dois aparelhos para a região de fronteira da Amazônia brasileira, sendo um para o Ministério Público do Peru e outro para o MP da Bolívia”, contou a chefe do MP acreano durante seu discurso no evento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido