Menu

Ministério da Agricultura reconhece Acre e outros 5 estados como livre da febre aftosa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos momentos mais importantes para o setor da pecuária do Acre finalmente se tornou realidade. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acaba de anunciar que o Acre a partir do dia 1º de setembro é reconhecido como zona livre de aftosa sem vacinação.


A nova classificação representa um novo momento para aquela que já é considerada a principal atividade econômica rural do Acre, permitindo que a pecuária acreana alcance um novo estágio comercial e econômico, acompanhando a situação de países vizinhos, como o Peru e a Bolívia, países vizinhos que já haviam alcançado essa condição sanitária.

Publicidade

O novo status representa na prática maior valor agregado ao rebanho acreano. Os animais começam a ter uma maior valorização, assim com os produtos e subprodutos desses animais. Nossa carne começa a valer mais, a carne suína também vai ser valorizar ainda mais. Essa valorização vai ser significante, principalmente no comércio exterior. Isso é que sempre se buscou, exportar produtos com mais valor, principalmente para o mercado asiático.


O reconhecimento do Acre como zona livre de aftosa sem vacinação é resultado de mais de 20 anos de investimentos na pecuária, graças à parceria entre o poder público e os pecuaristas. Em 2005, o Acre recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) o certificado de área livre de febre aftosa com vacinação. O desfecho da parceria entre setor público e privado se materializa agora com a instrução normativa assinada pela Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Dias nesta terça-feira, 11.


Ao lado do Acre, também recebem o reconhecimento os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e parte dos estados do Amazonas e Mato Grosso.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido