Conecte-se agora

Bocalom esquece a “vaca mecânica” e mira no agronegócio

Publicado

em

O pré-candidato a prefeito de Rio Branco pelo PROGRESSISTAS, Tião Bocalom, é o entrevistado do programa “Boa Conversa”, do ac24horas. Ele declarou ao jornalista Astério Moreira que foi convidado pelo governador Gladson Cameli para compor o governo e se filiar ao PP. “O convite para disputar a prefeitura nasceu dentro do partido, o nome era o deputado José Bestene, mas ele mesmo junto com a senadora Mailza Gomes, o James e o pastor Reginaldo me convidaram”, revelou.

Bocalom disse que sonhava com o apoio de Gladson, mas que o governador pode apoiar quem quiser. Porém, lembra que o projeto vencedor das eleições de 2018 é o do agronegócio e não o da Florestania.

O “Velho Boca” também disse que esteve ao lado de Jorge Viana por quase dois anos. Não deu certo por muitas razões e desde então faz oposição cerrada ao PT há quase 18 anos. Sobre o senador Petecão, um de seus principais apoiadores falou de respeito e amizade e que, se for eleito, vai procurar o governador para construir boas parcerias. Para ele, o projeto produzir para empregar está mais vivo do que nunca.

Veja a seguir a entrevista completa:

video

Anúncios

Na rede

Prefeitura e Ufac assinam termo com doação de mais de 13 mil itens de limpeza

Publicado

em

A prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Universidade Federal do Acre (Ufac) firmaram um termo de doação de mais de 13 mil itens de limpeza, na manhã desta quinta-feira, 04. A reitora da Ufac Guida Aquino, cumpriu agenda no município, onde realizou uma visita institucional ao prefeito Zequinha Lima, e juntos assinaram o termo. As doações serão realizadas para a Campanha Juruá Solidário, para atender as pessoas afetas pela cheia histórica do Rio Juruá, com produtos de limpeza, água mineral e álcool em gel.

Após a assinatura do termo de doação no gabinete, a reitora foi convidada pelo prefeito Zequinha Lima a visitar o drive-thru de vacinação anti-covid, onde existe uma parceria com a Ufac, através dos acadêmicos e professores que atuam diretamente na campanha de vacinação.

“Eu agradeço muito a visita da professora Guida, nós temos uma parceria com a Universidade Federal do Acre. Esse é um momento difícil e são nesses momentos que conhecemos os verdadeiros parceiros. Tenho certeza que durante nosso mandato vamos estabelecer um vínculo muito forte com a Ufac. Minha expectativa é aproximar as instituições. Por isso é muito importante a visita da reitora Guida”, agradeceu o prefeito.

A doação realizada pela instituição de ensino chega em um momento que as águas começam a baixar e as famílias iniciam seu processo de retorno para as residências, precisando urgentemente de material de limpeza para limparem as casas. A professora Guida Aquino, Reitora da Ufac, destacou que o momento é de união entre os poderes.

“Esse é um momento difícil de muita solidariedade, e junto com prefeito Zequinha estamos unindo forças, pois a Ufac tem seu compromisso social. Estamos também estreitando outros termos de cooperação na área do meio ambiente e da saúde. O prefeito é professor, defende a educação, e o reconhecimento dele com a Universidade Federal do Acre nos faz contribuir com a gestão, colocando essas parcerias em prática. Estamos felizes de estar nesse momento juntos fortalecendo o município de Cruzeiro do Sul”, disse a reitora Guida.

A primeira-dama, Lurdinha Lima, agradeceu a doação e enfatizou que os itens chegam em boa hora.

“Quero agradecer nossa gloriosa Ufac, na pessoa da nossa Reitora Guida Aquino por estar contribuindo com nosso Juruá Solidário. São itens fundamentais que estavam faltando e que agora poderemos montar os kits e distribuí-los”, finalizou Lurdinha.

O vice-prefeito Henrique Afonso representou o prefeito Zequinha Lima, durante a entrega dos produtos na quarta-feira, e falou sobre a importância das parcerias.

“A Ufac está sendo uma parceira da nossa gestão, o prefeito Zequinha e eu temos um grande respeito por essa instituição tão importante para nossa cidade. Nesse momento, queremos externar nossos agradecimentos pela doação de todo esse material que irá ajudar bastante nesse momento. Estão sendo dias difíceis e a nossa primeira dama vem de maneira muito eficiente conduzindo as ações do Juruá Solidário, esse ato de voluntários que visa ajudar nossas famílias atingidas pela enchente”, concluiu Henrique.

Após o ato de entrega ocorrido nas dependências da Ufac, a reitora Guida Aquino e a primeira-dama Lurdinha, visitaram as estruturas do ginásio Jader Machado, local onde acontecem a coleta de doações e a divisão dos donativos.

Continuar lendo

Cotidiano

Mulheres gastam o dobro do tempo de homens com afazeres domésticos no Acre

Publicado

em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)n apresentou nesta quinta-feira (4) a segunda edição do estudo Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, com informações fundamentais para análise das condições de vida das mulheres no Acre.

Segundo esse estudo, no Acre, em 2019, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos quase o dobro de tempo que os homens: 20,4 horas contra 11,0 horas.

A sistematização de indicadores sociais que retratam a sociedade acreana e subsidiam a formulação de políticas públicas é agenda permanente de trabalho do IBGE, tendo como base a produção de relatórios sociais, cujo eixo estruturador são as persistentes desigualdades sociais evidenciadas nos mais distintos aspectos da vida da população. Essa trajetória se pauta pela análise e discussão da qualidade de vida das pessoas, da realização de direitos, da equalização de oportunidades e da universalização da cidadania.

O recorte por cor ou raça indica que as mulheres pretas ou pardas estavam mais envolvidas com os cuidados de pessoas e aos afazeres domésticos, com o registro de 21,3 horas semanais em 2019, ante 19,2 horas para mulheres brancas.

Para os homens, contudo, o indicador pouco varia quando se considera a cor ou raça ou região. Mesmo para as mulheres que se encontram ocupadas, o seu maior envolvimento em atividades de cuidados ou afazeres domésticos tende a impactar na forma de inserção delas no mercado de trabalho, que é marcada pela necessidade de conciliação da dupla jornada entre trabalho remunerado e não-remunerado.

Continuar lendo

Destaque 2

Acre tem mais 7 óbitos e quase 400 casos de Covid-19 em 24 horas

Publicado

em

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) registrou 378 casos de infecção por coronavírus nesta quinta-feira, 4, sendo 240 casos confirmados por exame de RT-PCR e 138 testes rápidos. O número de infectados saltou de 58.506 para 58.884 nas últimas 24 horas.

Até o momento, o Acre registra 160.895 notificações de contaminação pela doença, sendo que 101.050 casos foram descartados e 961 exames de RT-PCR seguem aguardando análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou do Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 51.260 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 347 pessoas seguem internadas.

Mais 7 notificações de óbitos foram registradas nesta quinta-feira, dia 4, sendo 4 do sexo masculino e 3 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 1.037 em todo o estado.

Óbitos do sexo masculino:

Morador de Rio Branco, J. B. A., de 63 anos, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 22 de fevereiro, e faleceu no dia 2 de março.

Morador de Rio Branco, J. C. G., de 60 anos, deu entrada no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), no dia 25 de fevereiro, e veio a óbito nesta quarta-feira, dia 3 de março.

F. R. A., de 63 anos. Morador de Rio Branco, deu entrada no dia 22 de fevereiro, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), vindo a falecer no dia 3 de março.

Morador de Rio Branco, P. L. S., de 77 anos, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 24 de fevereiro, e faleceu no dia 3 de março.

Óbitos do sexo feminino:

Moradora de Assis Brasil, W. A., de 30 anos, deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no dia 19 de fevereiro, e faleceu no dia 3 de março.

Moradora de Plácido de Castro, M. L. S. S., de 77 anos, deu entrada no dia 21 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e veio a óbito no dia 3 de março.

Moradora de Rio Branco, M. E. M. S., de 41 anos, deu entrada no dia 25 de fevereiro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e veio a óbito nesta quinta-feira, dia 4 de março.

Continuar lendo

Cotidiano

Rios apresentam vazante, mas preocupa Defesa Civil: “momento é de observação”

Publicado

em

O relatório de inundação da Defesa Civil do Acre, publicado nesta quinta-feira (4) indica que o nível dos rios continuam apresentando vazante, porém, de modo instável.

O Rio Acre, em Rio Branco, diminuiu em 74 cm seu nível de água; o Purus em 68; o Iaco em 66 e o Tarauacá em 46 cm. Por outro lado, houve aumento no nível das águas do Rio Juruá, 11 cm; e do Envira, 23cm.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Eudemir Bezerra, a maioria dos rios está abaixo da cota de alerta, com exceção do Juruá, que está acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento; e do Iaco, que está acima da cota de transbordamento.

“O momento agora é de observação, assim que tivermos certa segurança de que não teremos novas cheias, aí entramos com a fase de limpeza, recuperação e reconstrução”, destacou o coordenador.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.