Menu

TRE pode colocar  fim na novela Ilderlei hoje  

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O julgamento do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, foto, que se arrasta como uma lesma há quatro anos nos tribunais, se não houver mais nenhuma chicana jurídica e for transferido mais uma vez, deve acontecer hoje no plenário do Tribunal Regional Eleitoral, que julgará através de vídeo conferência. Numa manobra para colocar mais uma vez o processo na gaveta do esquecimento, a transferência da sessão chegou a ser pedida pelos defensores, sob a argumentação protelatória de que a internet no Juruá não é de boa qualidade, o que foi negado pelo tribunal. Se o argumento fosse aceito estava aberta a temporada de desmoralização da justiça eleitoral do Acre, que já sofre um processo de desgaste pelo caso não ter sido julgado. Em primeira instância, o prefeito de Cruzeiro do Sul teve o seu mandato cassado por acusação de compra de votos durante a sua campanha de reeleição. O que se espera é que o colegiado de juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Acre acabe de vez hoje com esta novela, seja mantendo a cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro ou o absolvendo.


MAL NA FITA


Demorar quatro anos para julgar um recurso, convenhamos, é um tempo demasiado, e já deveria ter acontecido há muito tempo seja para absolver ou manter a condenação. Não pode é transferir novamente este julgamento, porque deixa a justiça mal na fita e gera impunidade.


VIROU CHACOTA


O julgamento do prefeito Ilderlei Cordeiro virou chacota em Cruzeiro do Sul e motivos de apostas entre os políticos que acreditam que o julgamento vai ocorrer hoje e, os que acham que, mais uma vez será arranjado um meio do processo sair da pauta e voltar para a gaveta.


ESCOLHA PELOS VEREADORES


Caso seja mantida a cassação do prefeito Ilderlei Cordeiro será feita uma eleição na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul para escolher um vereador, para ocupar o cargo de prefeito até o fim de dezembro, quando se encerrará o mandato atual. Isso se daria após publicação da condenação. Teria que ser um vereador que não vai disputar a reeleição este ano.


GRUPO MAJORITÁRIO


Na correlação de forças dentro da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul o grupo do ex-prefeito Vagner Sales é majoritário e assim indicaria o vereador que vai ocupar o mandato de prefeito. O grande favorecido politicamente seria a candidatura de Fagner Sales (MDB), líder das pesquisas.


BOMBA NO PROGRESSISTAS


A condenação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, cairia como uma bomba política dentro do PROGRESSISTAS, porque evitaria que dispute a reeleição. Teriam de buscar um nome de densidade eleitoral na sigla, que não têm com o mesmo potencial do atual prefeito.


FORA DO JOGO


Sobraria como único nome forte o deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), mas ele já descartou qualquer cenário que o leve a disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Até porque recentemente foi reeleito para mais dois anos de mandato como presidente da ALEAC.


APOSTA NO TIO


No caso da cassação de Ilderlei, este poderia indicar o tio Rudiley Estrela como candidato.


CONVERSA NÃO FECHADA


A conversa final para afinar ou desafinar de vez as relações entre o vice-governador Major Rocha e o governador Gladson Cameli acabou acontecendo no sábado, mas sem um desfecho. Rocha avisou que sem uma repactuação de espaços se afastará de todas as atividades do governo. A demissão de todos os indicados por Rocha na Segurança foi o estopim da crise.


VOU CUIDAR DA MINHA VIDA


Caso uma repactuação de espaços não seja feita, Rocha tem dito que, vai se limitar apenas ao ritual do cargo de vice-governador e que o governador Gladson não conte com ele para nenhum cenário político futuro. A conversa final acontecerá no retorno do Gladson ao Acre.


NÃO PODE SER CANDIDATO


Leitor atento mandou ontem um comentário dizendo que o Coronel Ulisses Araújo não poderá ser o vice na chapa do professor Minoru Kinpara para a prefeitura de Rio Branco, por ter durante a sua passagem pelo comando da PM ter sido ordenador de despesas.


AVALIAÇÃO DO JC


O experiente deputado João Correia (MDB) disse em postagem no Facebook que se zebra existir nesta eleição poderá se chamar Daniel Zen (PT). Cita ser um nome qualificado, e também ao fato do PT ter um eleitorado cativo na capital. E que o PT não está morto.


FATOR QUE FAVORECE


Se o deputado Daniel Zen (PT) vai chegar ao segundo turno é lá com o eleitor. Que é extremamente qualificado para ser prefeito, isso é verdade. O que poderá favorecer uma candidatura do PT também é o fato de que teremos onze candidaturas para a PMRB. O voto será pulverizado.


RILA FREZE


Para quem for do campo liberal e conservador, Rila Freze (PSL) é boa candidato a vereadora.


NÃO TEM DESPREPARADO


O que deixa uma esperança para o eleitor é que entre os onze candidatos a prefeito de Rio Branco não existe um nome que possa ser considerado como inapto para gerir a prefeitura.


ZÉ BUCHIM


O candidato a vereador de Rio Branco, Zé Buchim, já definiu quem será o seu coordenador financeiro da campanha: Hilário Melo. O Zé está começando por cima da carne seca.


SEM DEFINIÇÃO


O grupo da ex-deputada federal Antônia Lúcia já conversou com vários candidatos a prefeito de Rio Branco, mas não fechou ainda com nenhum. Tem um bom nicho eleitoral na capital. Deve em meio às conversações querer indicar um nome para compor como vice.


NUNCA ARREDOU


Impressiona a garra com que o deputado federal Alan Rick (DEM) encampou a luta para que seja regulamentada a realização da prova do Revalida, que acabou de passar pelo Senado, e foi para a Câmara Federal. Mesmo tendo de enfrentar o poderoso lobby do CFM, não esmoreceu.


IGUAL CORUJA


O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) continua que nem coruja, com os olhos esbugalhados, mas não fala sobre quem seu partido apoiará em Rio Branco. Quer ver primeiro o quadro. O PCdoB integra a base de apoio da prefeita Socorro Neri na Câmara Municipal de Rio Branco.


ABANDONARÁ O COMPANHEIRO


O PCdoB vai pular do barco do PT, em que tinha um camarote cativo nos 20 anos de poder?


MÍNIMO DE DOIS


O PSD é hoje um dos partidos mais organizados do estado. A sua chapa de candidatos a vereadores na capital tem potencial para eleger dois para a Câmara Municipal de Rio Branco.


VALE PELAS CHAPAS


Essa frente de quatro partidos puxada pelo PODEMOS têm como principal atrativo para uma aliança com um dos partidos mais fortes na disputa da PMRB, o tempo do PODEMOS na televisão, e as chapas para vereadores, que seria um plus a mais para um candidato a prefeito.


PASSA PELA VICE


Qualquer aliança com este grupo passará pela indicação do vereador Railson Corrêa (PODEMOS) como candidato a vice-prefeito. Estão conversando neste sentido.


AJUDANDO A CANDIDATURA


Esta ação do movimento gay e do MP procurando punir o candidato a vereador Nelson da Vitoria (PSL), por supostas atitudes de homofobia, vai ajudar ele a ganhar votos no meio evangélico, onde entre a maioria de seus integrantes prevalece o seu mesmo modo de pensar.


FRASE MARCANTE


Falar é bom e calar é melhor, mas ambos são desagradáveis quando levados ao exagero”. La Fontaine.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.