Conecte-se agora

Dinheiro repassado a empresa da esposa de Tião Fonseca causou desabastecimento de água

Publicado

em

A 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público converteu em inquérito civil a notícia de fato instaurada para apurar denúncias sobre desvio de recursos públicos no Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).

Segundo a promotora de Justiça Myrna Mendoza, o objetivo é aprofundar as investigações, que têm como objeto um contrato firmado entre o Depasa e a empresa Bucar Engenharia e Metrologia- Eireli, que tem como sócia Delba Nunes Bucar, esposa do então diretor da autarquia, Tião Fonseca, presos temporariamente pela Polícia Civil nesta segunda-feira, 3, na Operação “Toque de Caixa”.

De acordo com as investigações, a empresa era beneficiada com pagamento irregular e os desvios de recursos públicos alcançaram o montante de R$ 561 mil. Os dois são investigados por improbidade administrativa, e com a evolução da investigação, o MP apura também a participação de agentes públicos e/ou terceiros.

Ainda de acordo com a promotora, a transação foi feita em detrimento do pagamento a fornecedores de contratos vigentes, especialmente, de produtos químicos utilizados nas Estações de Tratamento de Água. “Com isso, ocorreu não só a interrupção de serviço, mediante desabastecimento de água, como, consequente, transtorno à sociedade acreana”, diz.

A investigação do MPAC tem como base uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado do Acre, que revelou uma série de irregularidades, entre as quais, emissão de empenhos posteriores à emissão de notas fiscais, pagamento em desacordo com as cláusulas contratuais e despacho jurídico e inconsistências na autorização de ordens de serviço e fornecimento de material.

Anúncios

Cotidiano

Governo divulga resultado de recursos de prova do processo seletivo da Educação

Publicado

em

O governo do Acre e as secretarias de Planejamento Gestão e Educação, Cultura e Esportes, SEPLAG e SEE, tornaram público nesta quarta-feira, 20, o resultado das respostas aos recursos contra o gabarito da prova objetiva para o cargo de professor temporário nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Regular, Fundamental, Médio e Aprender é o Caminho. A lista dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O resultado preliminar dos candidatos aprovados na Prova Objetiva na seguinte ordem: cargo, vaga, inscrição e nome do candidato, em ordem alfabética

O candidato poderá solicitar revisão do resultado preliminar da Prova Objetiva, por meio de link disponível no site www.ibade.org.br, das 8h do dia 21/01/2021 até as 18h do dia 22/01/2021, observando o horário local da cidade de Rio Branco.

Para mais informações, clique aqui. 

Continuar lendo

Cotidiano

Mais um caso de tortura no presídio vai ser investigado pela justiça do Acre

Publicado

em

A denúncia partiu da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio. De acordo com o relato de detentos durante inspeção do Ministério Público no último dia 13 de janeiro, um dia antes dois apenados teriam sido alvo de tortura praticada por policiais penais.

A sessão de tortura teria acontecido no espaço chamado de “Chapão”, onde ficam os presos sentenciados dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde. Os dois reeducandos que teriam sido espancados pelos policiais são Deivesson de Souza Rodrigues e Diego Oliveira da Silva. De acordo com a denúncia do MPAC os dois já fizeram exame de corpo de delito que comprovam terem sofrido tortura.

O promotor de justiça Tales Tranin, titular da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio, solicitou a abertura de inquérito policial, noticiou o caso a corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e oficiou à Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial que é quem tem atribuição para este tipo de investigação. O caso de tortura também foi levado ao conhecimento do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura localizada em Brasília.

“Essa investigação tem por finalidade identificar quem são esse policiais penais que agrediram esses reeducandos e em que circunstâncias aconteceram essas agressões”, afirma Tranin.

O promotor fala ainda sobre os casos de tortura que ainda se depara dentro da unidade prisional. “O Ministério Público tem falado sempre que presídio é lugar para se cumprir pena privativa de liberdade, não é para se ter tortura lá dentro. As pessoas que ainda insistiram com essa prática criminosa serão responsabilizadas”, destaca.

Continuar lendo

Cotidiano

INSS prorroga interrupção do bloqueio de benefício por falta de prova de vida

Publicado

em

O Governo Federal editou nesta quarta-feira (20) a portaria 1.266 que prorroga a interrupção do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida.

Ou seja: os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida não terão seus benefícios bloqueados nos meses de janeiro e fevereiro.

A medida se dá por causa da pandemia da Covid-19. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelo bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Continuar lendo

Cotidiano

Galvez estreia nesta quarta-feira contra equipe de Roraima na Copa Verde

Publicado

em

FOTO: MANOEL FAÇANHA

O atual campeão acreano decide seu futuro na Copa Verde nesta quarta-feira, 20, no estádio Canarinho, em Boa Vista, Roraima, contra o São Raimundo, a partir das 15 horas (hora do Acre).

A primeira fase da competição é disputada em jogo único. Quem vencer avança às oitavas de final da competição regional. Em caso de empate, a decisão vai para a disputa de pênaltis.

O time acreano, treinado por Paulo Roberto de Oliveira, vai ter que superar também o cansaço na partida, já que a delegação do Galvez saiu de ônibus de Rio Branco para Porto Velho na última sexta-feira, ficou todos esses na capital rondoniense e apenas nesta terça-feira, embarcou para Porto Velho. Em Brasília, durante conexão, o voo do time acreano foi alterado pela companhia aérea e os jogadores tiveram que aguardar durante mais de sete horas para o embarque.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas