Menu

Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro repassado a empresa da esposa de Tião Fonseca causou desabastecimento de água

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público converteu em inquérito civil a notícia de fato instaurada para apurar denúncias sobre desvio de recursos públicos no Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa).


Segundo a promotora de Justiça Myrna Mendoza, o objetivo é aprofundar as investigações, que têm como objeto um contrato firmado entre o Depasa e a empresa Bucar Engenharia e Metrologia- Eireli, que tem como sócia Delba Nunes Bucar, esposa do então diretor da autarquia, Tião Fonseca, presos temporariamente pela Polícia Civil nesta segunda-feira, 3, na Operação “Toque de Caixa”.

Anúncios


De acordo com as investigações, a empresa era beneficiada com pagamento irregular e os desvios de recursos públicos alcançaram o montante de R$ 561 mil. Os dois são investigados por improbidade administrativa, e com a evolução da investigação, o MP apura também a participação de agentes públicos e/ou terceiros.


Ainda de acordo com a promotora, a transação foi feita em detrimento do pagamento a fornecedores de contratos vigentes, especialmente, de produtos químicos utilizados nas Estações de Tratamento de Água. “Com isso, ocorreu não só a interrupção de serviço, mediante desabastecimento de água, como, consequente, transtorno à sociedade acreana”, diz.


A investigação do MPAC tem como base uma auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado do Acre, que revelou uma série de irregularidades, entre as quais, emissão de empenhos posteriores à emissão de notas fiscais, pagamento em desacordo com as cláusulas contratuais e despacho jurídico e inconsistências na autorização de ordens de serviço e fornecimento de material.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido