Menu

Reclamação de militares por falta de equipamento ecoa no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A reclamação dos policiais militares de Rio Branco feita ao ac24horas nessa segunda-feira, 27, com relação à escassez de viaturas, rádios de comunicação e de xadrez para o transporte de presos, respingou no interior do Acre. Em Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá, os policiais militares também denunciam falta de rádios e do xadrez nos veículos.


Segundo um policial cruzeirense que prefere não se identificar, nenhuma das novas viaturas foi entregue com xadrez e rádio. Há equipamentos dessa natureza em apenas alguns dos carros antigos. “Nós usamos os Rádio HT que estão todos com bateria viciada ou o celular mesmo. Sobre o xadrez para o transporte de presos, nós também transportamos presos na carroceria. No Comando de Operações Especiais (COE) há duas viaturas, sendo uma com xadrez e outra sem”, afirma.

Publicidade

Ainda de acordo com o militar, “na ROTAM há 2 viaturas sem xadrez, o que se repete na Rádio Patrulha. Na do trânsito, igualmente. Em Mâncio Lima e Rodrigues Alves não há nada disso e muito menos em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, finaliza.


O comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, que inclui as cinco cidades do Vale do Juruá, tenente-coronel Evandro Bezerra, diz que as viaturas da PM são padrão em todo Estado, mas afirma haver meios adequados de transporte de presos em muitos carros na região: “temos viaturas com xadrez aqui em Cruzeiro do Sul e nos municípios do Juruá”, explica, sem citar números por questão de segurança.


Ao ac24horas, a secretaria de Segurança Pública confirmou os problemas relatados pelos policiais, mas garantiu que está resolvendo o caso. No que diz respeito aos rádios, a Sejusp afirmou que aguarda a entrega de 315 rádios de tecnologia digital, sendo 210 transceptores de rádio portátil, 100 móveis e 05, fixo. Esses últimos serão instalados no Centro de Comando e Controle – CICC da Capital, de onde serão despachadas todas as ocorrências.


Em relação às viaturas, a Sejusp garantiu que já foi homologado um pregão eletrônico que tem como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de compartimento tipo cela, para transporte de presos em viaturas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido