Menu

Reclamação de militares por falta de equipamento ecoa no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A reclamação dos policiais militares de Rio Branco feita ao ac24horas nessa segunda-feira, 27, com relação à escassez de viaturas, rádios de comunicação e de xadrez para o transporte de presos, respingou no interior do Acre. Em Tarauacá, Cruzeiro do Sul e demais cidades do Vale do Juruá, os policiais militares também denunciam falta de rádios e do xadrez nos veículos.

Segundo um policial cruzeirense que prefere não se identificar, nenhuma das novas viaturas foi entregue com xadrez e rádio. Há equipamentos dessa natureza em apenas alguns dos carros antigos. “Nós usamos os Rádio HT que estão todos com bateria viciada ou o celular mesmo. Sobre o xadrez para o transporte de presos, nós também transportamos presos na carroceria. No Comando de Operações Especiais (COE) há duas viaturas, sendo uma com xadrez e outra sem”, afirma.

Anúncio

Ainda de acordo com o militar, “na ROTAM há 2 viaturas sem xadrez, o que se repete na Rádio Patrulha. Na do trânsito, igualmente. Em Mâncio Lima e Rodrigues Alves não há nada disso e muito menos em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo”, finaliza.

O comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar, que inclui as cinco cidades do Vale do Juruá, tenente-coronel Evandro Bezerra, diz que as viaturas da PM são padrão em todo Estado, mas afirma haver meios adequados de transporte de presos em muitos carros na região: “temos viaturas com xadrez aqui em Cruzeiro do Sul e nos municípios do Juruá”, explica, sem citar números por questão de segurança.

Ao ac24horas, a secretaria de Segurança Pública confirmou os problemas relatados pelos policiais, mas garantiu que está resolvendo o caso. No que diz respeito aos rádios, a Sejusp afirmou que aguarda a entrega de 315 rádios de tecnologia digital, sendo 210 transceptores de rádio portátil, 100 móveis e 05, fixo. Esses últimos serão instalados no Centro de Comando e Controle – CICC da Capital, de onde serão despachadas todas as ocorrências.

Em relação às viaturas, a Sejusp garantiu que já foi homologado um pregão eletrônico que tem como objeto a contratação de empresa especializada para fornecimento e instalação de compartimento tipo cela, para transporte de presos em viaturas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.