Menu

Quebradeira de camelôs preocupa prefeitura que busca facilitar crédito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O esperado Shopping Popular ou Aquiri Shopping como vai ser batizado de forma oficial chega a sua reta final e finalmente, após 6 anos, vai ser inaugurado.


Acontece que a inauguração do espaço coincide com a pandemia da Covid-19 que forçou a suspensão das atividades comerciais. Há meses sem trabalhar, os camelôs vivem uma situação difícil na capital acreana.

Publicidade

Por conta do momento, a prefeitura sabe que os mais de 400 vendedores ambulantes que vão se instalar no novo shopping estão com dificuldades para comprar produtos e ter capital de giro para conseguir se instalar no novo espaço.


Para que não se tenha um empreendimento esvaziado de produtos logo na inauguração, o município está percorrendo as operadores de crédito para intermediar o acesso dos camelôs à grana.


A Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Safra), iniciou nesta segunda-feira, 28, uma negociação com as principais instituições financeiras e operadoras de crédito da cidade. O gestor da Safra e também presidente da Comissão de Transparência do Aquiri Shopping, Paulo Braña, iniciou as conversas em uma das agências do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). O objetivo é garantir que os camelôs tenham acesso a linhas de crédito, com taxas e juros especiais, já que estão há mais de 100 dias com suas atividades suspensas.


“Esse processo de pandemia está exigindo que a gente busque essas parcerias, compreendendo que esse público, sobretudo os lojistas que são os camelôs que vão para o shopping, vão precisar de crédito, de financiamento, capital de giro, para se estruturar, ajudar na preparação para a ocupação desse novo espaço que é o shopping”, explicou.



Para o gerente da agência Guaporé, aonde ocorreu a primeira reunião, John Kennedy, além de acessar crédito é importante que esses comerciantes saibam exatamente como garantir que esse dinheiro não vire somente uma dívida futura. “O Sicoob tem uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo qual nós podemos garantir primeiro que esses lojistas passem por um treinamento e uma orientação financeira e saibam exatamente quanto eles precisam, como aplicar esse dinheiro e principalmente como fazer ele retornar em lucro”, disse.


Além do Sicoob, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) serão procurados como forma de ampliar ainda mais esse auxílio aos camelôs.


Apesar da parte física está praticamente pronta, ainda não há data para inauguração do shopping, já que é preciso transcorrer o processo licitatório que vai escolher a administradora do local.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido