Menu

Pesquisar
Close this search box.

Venda de bezerros para fora do Acre faz preço da carne subir 4 vezes em apenas 2 meses no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Deve faltar boi gordo para abate a partir de 2021, pois muitos garrotes e bezerros estão sendo vendidos”, diz presidente da Associação Comercial do Alto Juruá


Nos últimos dois meses o preço do quilo da carne em Cruzeiro do Sul sofreu quatro aumentos e a procura está maior do que a oferta. O quilo mais barato no Mercado da Carne de Cruzeiro, o músculo, está custando R$ 14. Nos supermercados, o quilo da alcatra chega a R$ 33.80. A reclamação é geral entre os consumidores locais.

Anúncios


A dona de casa Beth Fortunato diz que está inventando pratos para fazer render o produto. “Mando moer e vou usando aos poucos. Estamos comendo mais ovos em casa agora”, esclarece.


O presidente do Mercado da Carne, Luís Pinho, explica que o valor da carne é repassado de acordo com os frigoríficos. “Nós recebemos mais caro e temos que vender mais caro”, argumenta. Os pecuaristas, como Epitácio Júnior, alegam aumento dos insumos, que seguem o dólar. “Do sal mineral ao arame, tudo aumentou”, explica.


Há menos gado disponível para os frigoríficos de Cruzeiro do Sul  também porque os criadores estariam vendendo bois, garrotes e até bezerros para compradores de Rondônia e Mato Grosso. A demanda de fora pelo gado local se intensificou este ano.


O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, explica que a venda do gado local para Rondônia e Mato Grosso, tem reflexo direto na situação nos constantes aumentos da carne no comércio local. “Os compradores começaram levando o gado de Feijó e Tarauacá e agora estão levando muito daqui também . Saem caminhões enormes lotados. Então o pecuarista não fica mais na mão dos frigorífico daqui e vende pra fora mesmo”, relatou Luís.


E ele ainda faz um alerta: “deverá faltar boi gordo para abate na região a partir do próximo ano porque muitos garrotes e bezerros estão sendo vendidos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido