Menu

Venda de bezerros para fora do Acre faz preço da carne subir 4 vezes em apenas 2 meses no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Deve faltar boi gordo para abate a partir de 2021, pois muitos garrotes e bezerros estão sendo vendidos”, diz presidente da Associação Comercial do Alto Juruá

Nos últimos dois meses o preço do quilo da carne em Cruzeiro do Sul sofreu quatro aumentos e a procura está maior do que a oferta. O quilo mais barato no Mercado da Carne de Cruzeiro, o músculo, está custando R$ 14. Nos supermercados, o quilo da alcatra chega a R$ 33.80. A reclamação é geral entre os consumidores locais.

Anúncio

A dona de casa Beth Fortunato diz que está inventando pratos para fazer render o produto. “Mando moer e vou usando aos poucos. Estamos comendo mais ovos em casa agora”, esclarece.

O presidente do Mercado da Carne, Luís Pinho, explica que o valor da carne é repassado de acordo com os frigoríficos. “Nós recebemos mais caro e temos que vender mais caro”, argumenta. Os pecuaristas, como Epitácio Júnior, alegam aumento dos insumos, que seguem o dólar. “Do sal mineral ao arame, tudo aumentou”, explica.

Há menos gado disponível para os frigoríficos de Cruzeiro do Sul  também porque os criadores estariam vendendo bois, garrotes e até bezerros para compradores de Rondônia e Mato Grosso. A demanda de fora pelo gado local se intensificou este ano.

O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Luís Cunha, explica que a venda do gado local para Rondônia e Mato Grosso, tem reflexo direto na situação nos constantes aumentos da carne no comércio local. “Os compradores começaram levando o gado de Feijó e Tarauacá e agora estão levando muito daqui também . Saem caminhões enormes lotados. Então o pecuarista não fica mais na mão dos frigorífico daqui e vende pra fora mesmo”, relatou Luís.

E ele ainda faz um alerta: “deverá faltar boi gordo para abate na região a partir do próximo ano porque muitos garrotes e bezerros estão sendo vendidos”.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.