Prefeitura realiza pesquisa para medir grau de satisfação dos usuários da Saúde

Com o objetivo de aproximar cada vez mais as ações da gestão dos anseios da comunidade, a Prefeitura de Rio Branco está realizando, por meio da Ouvidoria Municipal de Saúde, uma pesquisa para medir o grau de satisfação dos usuários do Sus quanto aos serviços oferecidos pela Rede Municipal de Saúde.
De acordo com a ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Socorro Lima, a pesquisa iniciada em 2019 está prevista no Plano Municipal de Saúde e deve ser concluída em setembro.
“Por meio deste instrumento os usuários podem avaliar as políticas de saúde do Município e a gestão tem como saber o que as ações representam. A partir das respostas os gestores podem planejar as estratégias para o próximo ano. É possível saber o que a comunidade espera do atendimento desde como estão sendo tratados pelos médicos e os demais profissionais da unidade e até o que está faltando e precisa melhorar. A ideia é que a gestão possa ser cada vez mais à luz do que o usuário anseia”, disse.
A pesquisa já ouviu 600 pessoas e está ouvindo outras 600, num total de 1.200 entrevistas realizadas nos 12 seguimentos de saúde tanto nas unidades de saúde, quanto nas residências e outras proximidades como o comércios e demais setores que utilizam os serviços de saúde naquela região, tanto na zona urbana, quanto na rural.
“Nós resolvemos ir a campo e ter o contato direto com o usuário para que a Ouvidoria não só receba denúncias e reclamações, mas possa ter essa escuta qualificada e utilizando esse mecanismo estamos fazendo essa buscativa assim teremos uma leitura real sobre como a população avalia os serviços ofertados, nos possibilitando medir o grau de aprovação junto à comunidade”, destacou Socorro Lima

O governo do Acre publicou na edição do Diário Oficial do Estado do Acre desta terça-feira, 19, o Decreto n° 7.613, que transfere o feriado do Dia do Católico, comemorado em 20 de janeiro, quarta-feira, para o dia 22 de janeiro de 2021, sexta-feira. O Decreto é assinado pelo governador Gladson Cameli.
Com o feriado, os órgão e entidades das administrações direta e indireta do Poder Executivo estadual não funcionarão. O serviços de atendimento nas unidades de saúde e no Hospital das Clínicas (Fundhacre), incluídos os serviços de Atendimento Médico Especializado, de Apoio Diagnóstico, internação, centro cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Central de Agendamento de Cirurgias e Hospital Dia funcionarão normalmente.
As demais atividades serão retomadas na próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro. A decisão é tomada conforme os termos da Lei n° 2.126/2009, que permite transferir para as sextas-feiras todos os feriados estaduais que caírem nos outros dias úteis.

Todos os anos a família de Raimundo Nonato Alves Pamplona faz uma viagem até o Seringal Andirá. Este ano, a viagem terminou em tragédia. Nessa segunda-feira, 18, Raimundo mergulhou para ajudar em um procedimento no barco e não mais retornou. Os familiares, desesperados, não conseguiram encontrá-lo e acionaram o Corpo de Bombeiros.
Ocorre que 24 horas após o registro da ocorrência, a família reclama que não houve retorno dos Bombeiros para o atendimento de busca no rio. Com a esperança remota de que Raimundo tenha conseguido nadar até a margem do rio, os familiares montaram acampamento na beira no rio, na região onde fica a Cidade Cenográfica do Quixadá.
O ac24horas entrou em contato com o Corpo de Bombeiros. A assessoria informou que no final da manhã desta terça-feira, 19, uma equipe especializada em mergulho estaria se deslocando até o local para iniciar as buscas. A explicação para a demora é a situação do nível do Rio Acre.
“Nesta época do ano, por conta da descida dos balseiros, é preciso mandar uma equipe especializada, já que o trabalho fica muito perigoso. É importante ressaltar que dividimos as equipes, já que também há um caso na região do Bairro da Base onde uma pessoa submergiu. O que também contribuiu para a demora foram as ocorrências por causa da forte chuva de ontem à tarde, onde registramos cerca de 30 ocorrências que envolveram a participação dos nossos três batalhões na capital”, explicou a assessoria.

O Instituto Federal do Acre abre inscrições, a partir desta terça-feira (19.01), para o Processo Seletivo 2020/2 de vagas remanescentes em cursos superiores no campus Xapuri.
Ao todo estão sendo ofertadas 70 vagas para as áreas de Tecnologia em Agroecologia e Tecnologia em Agroindústria. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://selecoes.ifac.edu.br/.
Conforme edital, a seleção será realizada por meio de nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, o candidato deverá indicar, durante a inscrição, seu resultado em alguma das edições dos anos de 2010 a 2019.
As inscrições seguem até o dia 25 de janeiro e o resultado preliminar da seletiva será divulgado até às 17h, do dia 26 de janeiro.

Melhor goleiro do Brasil na atualidade. Isso é o que mais se ouve do goleiro acreano Weverton, de 33 anos, ídolo do Palmeiras, com títulos importantes como campeonato brasileiro e a medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o atleta, que começou sua trajetória nos campos de pelada na capital acreana, parece viver a melhor fase de sua carreira.
Exemplo foram os elogios do narrador global Galvão Bueno em programa do canal Sportv na noite desta segunda-feira, 18. Galvão chegou a cobrar uma estátua de Weverton caso o Palmeiras seja campeão da Libertadores.
Veja aqui.
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
FIM DA LINHA
“Messi”, líder do B13 em Rio Branco, é morto com três tiros no Santa Inês
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
EDUCAÇÃO PROFISSONAL
Abertas inscrições para contratação de professores e consultoria em cursos EaD
-
URGENTE
Bolsonaro liga para Gladson ir a São Paulo buscar primeiro lote da vacina contra Covid-19
-
SUSTO NO AR
Avião que transporta Gladson desvia rota devido forte chuva na Capital