Menu

Henrique Maciel é exonerado do cargo de delegado-geral e Josemar Portes é nomeado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 24, a exoneração do delegado José Henrique Maciel do cargo chefe da Polícia Civil. Em seu lugar, foi nomeado o delegado Josemar Moreira Portes, que a partir de hoje é o novo delegado-geral. A oficialização da troca de comando da polícia civil foi antecipada pelo ac24horas na noite da última quarta-feira, 22.


Maciel foi exonerado devido ter sido alvo de uma denúncia levada por um agente da Polícia Civil para a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio, do Ministério Público do Acre (MPAC), pela prática de “rachadinha”, que consiste no repasse por parte de um servidor público ou prestador de serviços da administração, de parte de sua remuneração ou lucro.

Publicidade

>>> Delegado geral da Polícia Civil do Acre é acusado de rachadinha


>>> Após denúncia de “rachadinha”, delegado geral Henrique Maciel será afastado do cargo


>>> Além da “rachadinha”, saída de Henrique Maciel da chefia da PC seria motivada por suposta “fritura” de secretário e delegados


O ac24horas apurou que a cúpula da segurança pública e o governador Gladson Cameli teriam sugerido para que Henrique pedisse afastamento do cargo, mas o delegado não considerou essa hipótese por não reconhecer a gravidade da denúncia que tomou conta das páginas dos jornais no início desta semana. Com isso, o governo teve exonerá-lo sumariamente.


Nos bastidores da segurança pública a informação que circula é que a denuncia de “rachadinha” contra Maciel seria apenas a ponta do iceberg. Ele sempre foi questionado pelo seus colegas delegados por ter sido escolhido como chefe da Polícia Civil e também estaria em uma suposta guerra interna com o secretário de segurança Paulo Cézar, que nega qualquer problema com o ex-delegado-geral.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido