Conecte-se agora

Após denúncia de “rachadinha”, delegado geral Henrique Maciel será afastado do cargo

Publicado

em

O delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, deverá ser afastado do cargo. A decisão teria sido tomado pela cúpula da segurança pública na noite desta quarta-feira, 22, e deverá ser oficializada nesta quinta-feira, 23.

O afastamento é motivado após o delegado ser alvo de denúncia levado por um agente da Polícia Civil para a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Patrimônio, do Ministério Público do Acre (MPAC), pela prática de “rachadinha”, que consiste no repasse por parte de um servidor público ou prestador de serviços da administração, de parte de sua remuneração ou lucro.

A princípio, o afastamento seria a pedido do delegado, mas o ac24horas apurou que Henrique Maciel não quer deixar o comando da polícia por não reconhecer a gravidade da denúncia que tomou conta das páginas dos jornais no início desta semana.

Outro fator que pressiona a saída de Henrique, seria a possibilidade do Ministério Público apresentar uma denúncia formal contra o delegado.

A reportagem apurou que o PDT, partido que faz parte da base do governo na Assembleia Legislativa, corre nos bastidores para indicar o delegado Josemar Portes, como substituto de Henrique, mas enfrenta resistência de alguns assessores próximos a Cameli devido o delegado ter feito parte da gestão da Polícia Civil nos tempos do governo do PT.

Destaque 6

Ministério da Saúde quer encerrar uso da CoronaVac no país

Publicado

em

Está em andamento no Ministério da Saúde a criação de um plano de ação para vetar o uso da CoronaVac no Brasil. O ministro Marcelo Queiroga acredita que o imunizante tem eficácia baixa e alega a interlocutores que existem muitos casos de pessoas que tomaram o imunizante e foram infectados mesmo após as duas doses.

De acordo com fontes no governo, Queiroga pretende encerrar contratos de compra da vacina produzida pelo Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. A intenção seria adquirir apenas as doses que já foram contratadas, e reforçar aquisições das vacinas da Astrazeneca e da Pfizer. No entanto, o governo esbarra na dificuldade em adquirir mais doses. Uma outra solução pode ser a ButanVac, imunizante brasileiro que está sendo testado e pode ser aprovada no segundo semestre.

Os estudos durante a fase de testes da CoronaVac apontaram eficácia global de 50,38%, que pode chegar a 100% para evitar internações e mortes. O que incomoda Queiroga é a baixa proteção em idosos. Um estudo denominado Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19 apontou que a eficácia geral para quem tem mais de 80 anos está em torno de 28%.

Durante a semana, o ministro colocou em dúvida a segurança das vacinas para agradar o presidente Jair Bolsonaro. Ele disse que o presidente tem razão quando fala que “não se tem ainda todas as evidências científicas” dos imunizantes. No entanto, todos os imunizantes em aplicação no Brasil passaram por testes e foram aprovados.

A CoronaVac também está no centro de uma disputa política entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Dória. O chefe do executivo paulista é o responsável por apoiar o desenvolvimento da vacina, as pesquisas e pela comunicação com a China para o fornecimento de insumos, o que desagrada os planos eleitorais do presidente.

Fonte: Correio Braziliense 

Continuar lendo

Destaque 6

Segurança realiza agenda de Sensibilização no Alto Acre

Publicado

em

Uma equipe da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, coordenada pelo Secretário Adjunto, Maurício Pinheiro, percorreu os municípios que compõem a Regional Integrada do Alto Acre, durante os dias 16, 17 e 18 últimos, com a missão de sensibilizar os entes representativos locais a participarem da segunda agenda do Sejusp-Itinerante, prevista para o dia 30 de junho, no município de Brasiléia.

O Sejusp-Itinerante é uma ação de governo, desenvolvida por intermédio da pasta da Segurança Pública, com o objeto de potencializar a responsabilidade integrada de atuação administrativa e operacional das oito Regionais Integradas de Segurança Pública – RISP. A primeira edição aconteceu na 2ª Regional de Rio Branco, no mês de maio.

“Segurança pública não se faz só com a polícia. É dever do estado, direito e responsabilidade de todos. Não podemos avançar nos investimentos, sem essa conversa sincera, olho no olho, com todos os atores envolvidos, para que possamos compartilhar as boas praticas e promover os ajustes necessários”, enfatiza Pinheiro.

O secretário Paulo Cézar dos Santos sintetiza a importância do Sejusp-Itinerante: ”O nosso grande desafio é compreender o nosso tempo, colocar o dedo na ferida e aliar as antigas necessidades as novas tecnologias. Nesse sentido, convidamos os atores do poder público nas suas várias esferas para disseminar o Plano Estadual de Segurança Pública e construir soluções por meio de câmaras temáticas”, explica.

A proposta foi bem recepcionada pelas autoridades convidadas. Em Xapuri, onde ocorreu a primeira parada, destacam-se as presenças do prefeito Ubiracy Machado de Vasconcelos e do juiz da Comarca, Dr. Luís Gustavo Alcade Pinto. Ambos confirmaram a participação no grande evento que ocorrerá em Brasiléia. “É a primeira vez, em anos, que uma equipe da segurança vem ao nosso município ouvir a nossa opinião”, destacou o prefeito.

Acre pela vida

A Delegada de Polícia Civil Márdhia El-Shawwa Pereira, Coordenadora do Programa de Defesa Social Acre pela Vida, acompanhou a equipe da SEJUSP, onde fez uma explanação da importância da integração de todos para o enfrentamento à criminalidade.

“O programa Acre pela Vida é um programa do governo Gladson Cameli, sob a responsabilidade da Sejusp, tendo como norte central o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, e sua finalidade é transversalizar e integrar as políticas de segurança pública e defesa social, com as de outras áreas, de modo a atuar sobre os três níveis de prevenção. Precisamos conhecer os problemas de todas as Regionais de nosso Estado e trazer para o debate a responsabilização de cada um e com a união de todos os Poderes, bem como da sociedade apresentarmos as soluções cabíveis”.

A mesma agenda se repetiu nos municípios de Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, esta última na tríplice fronteira Brasil/Bolívia e Peru. “Iremos em caravana por entender a importância dessa troca de experiências”, disse o prefeito Jerry Correia Marinho.

O juiz da Comarca, Dr. Alex Ferreira Oivane, expôs a equipe algumas praticas integradas que estão fazendo a diferença no município de Assis Brasil e serão levadas ao encontro. Em todas as cidades visitadas, a equipe do Sejusp Itinerante, auxiliada pelas forças locais, percorreu ruas, becos e vielas, fazendo o registro situacional, com vistas a subsidiar o debate do evento principal.

Oficina de sobrevivência

No interior do estado, ao contrário da capital, a edição do Sejusp-Itinerante terá duração de dois dias. O primeiro dia será dedicado à realização de uma Oficina de Sobrevivência Policial, sob a responsabilidade do TC PM Assis, representante da Polícia Militar junto à Secretaria de Segurança Pública, e atual coordenador do Curso Operacional Integrado – COI, com mais de 500 profissionais treinados só no ano de 2020.

O propósito, segundo o TC PM Assis, é oferecer  ferramentas necessárias para que o Agente de Segurança Pública possa ampliar sua mentalidade combativa, frente a situações em que seja preciso defender sua integridade física e ou a de terceiros em momento de folga ou fora das Atividades do serviço.

Prevenção da Covid-19

A equipe do Sejusp-Itinerante aproveita a agenda nas Regionais Integradas para levar as delegacias e batalhões a campanha de prevenção ao Covid-19, com a distribuição e afixação de cartazes, contendo orientações importantes a serem adotadas pelos profissionais que estão na linha de frente.

Continuar lendo

Destaque 6

Rio Branco estima vacinar 300 mil pessoas até outubro

Publicado

em

A capital acreana alcançou a aplicação de 100 mil doses vacinas contra  Covid-19 neste sábado (19).  A seguir nesse ritmo, segundo a secretaria Municipal de Saúde, até outubro 300 mil pessoas – que é o público acima de 18 anos-, estarão imunizados na capital.

Cerca de 100.206 pessoas tomaram a primeira doses da vacina, o que corresponde a 35% da população acima de 18 anos. 29.022 pessoas tomaram  a segunda do imunizante.

Nesta semana, segundo o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, devem chegar ao Acre 40 mil doses de vacinas e 18 mil ficarão na capital. “A medida que chegarem serão utilizadas rapidamente e vamos intensificar a segunda dose das vacinas”, conta.

Continuar lendo

Destaque 6

Socorro Neri confirma saída do PSB: “Estamos em projetos divergentes”

Publicado

em

A secretária de educação, Socorro Neri, usou as redes sociais na noite de sábado (19) para confirmar que deixará o Partido Social Brasileiro (PSB) por questões políticas.

No entanto, apesar dos rumores, Neri descarta ida ao Partido Progressistas. “Informo que solicitarei minha desfiliação ao PSB e esclareço ser falsa a notícia de que me filiarei ao Progressistas”, declarou.

A gestora destacou que devido às movimentações políticas da sigla, ela e o partido estão em ‘projetos divergentes’.

Um dos motivos de sua saída da sigla é que Neri deseja retribuir o apoio dado pelo governador Gladson Cameli nas eleições municipais de 2020. “Enquanto o partido se movimenta para o lançamento de candidatura ao governo em 2022, é pública a minha decisão de retribuir o apoio que recebi do Governador Gladson Cameli na campanha à prefeitura de Rio Branco”, explicou.

Por fim, a secretária frisou que no início da próxima semana visitará os dirigentes do PSB para agradecer pessoalmente a acolhida nos últimos cinco anos.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas