Conecte-se agora

Romildo não acredita que Edmundo Pinto tenha sido vítima de latrocínio em São Paulo

Publicado

em

Quem nasceu depois de 1992, talvez encontre poucos registros da época em que o Acre foi governado por Romildo Magalhães da Silva. Político de sucesso, popular e bom de voto, podem dizer alguns. Mas, o político que virou governador com a morte do titular, Edmundo Pinto, é um misto de amor e ódio para os que ainda lembram de sua conturbada gestão.

Romildo é lembrado por dois motivos: sopão enche bucho – programa social que distribuía sopa para população mais pobre – e o atraso de salário dos servidores públicos, resultado de um aumento de quase 50% para o funcionalismo sem olhar o tamanho do caixa. Ele deixou o governo devendo três meses de salário e o 13° salário.

Hoje em dia é pouco lembrado por secretários e amigos da época. Vive de forma simples em um bairro chique da capital e, quando recebe visita, demonstra muita humildade. Chegou a reconhecer que errou em certas decisões, mas também sempre faz questão de lembrar das coisas boas que realizou no período de dois anos que governou o Acre.

Na última semana, o videomaker Kennedy Santos foi autorizado pela família a passar três dias na companhia do ex-governador. Debilitado e com voz fraca, ele fala do período que foi governador. Diz que no momento que soube da morte de Edmundo Pinto pensou em não assumir a cadeira e revela que não acredita na tese de latrocínio que a polícia sustentou para justificar o assassinato do amigo de chapa.

“Ladrões que matam para roubar iam deixar a carteira, o relógios e uma pasta? Eu acho que mandaram matar o Edmundo”, diz, sem querer acusar quem pode ter sido o mandante.

Ao falar de sua gestão, o ex-governador diz que fez um esforço muito grande para barrar a corrupção: “Só eu sei a dificuldade que tive para tentar impedir que roubassem”, diz o ex-governador.

Entre tantos que frequentavam a sua casa nas manhãs, tardes e noites, Romildo deixa transparecer que não guarda mágoas do seu ex-secretário da fazenda, George Pinheiro. Ele faz questão de lembrar a presença ainda constante do seu ajudante de ordens, Coronel Rocha, do comando da Polícia Militar, Coronel Jair e do amigo José Simplício.

Nesse documento que ac24horas mostra com exclusividade, você verá imagens da intimidade do ex-governador e depoimentos inéditos.

Assista:

video

 

Anúncios

Notícias

Cursos gratuitos no WhatsApp ajudam microempreendedores; saiba como participar

Publicado

em

Capacitações são oferecidas pelo Sebrae e dão direito a certificado digital

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está com inscrições abertas para 15 cursos gratuitos de Empreendedorismo ministrados pelo WhatsApp. Dentre as opções de capacitação estão temas voltados à inovação, formação de preço, marketing digital, fluxo de caixa e vendas. As inscrições devem ser feitas no site do Sebrae.

As aulas foram desenvolvidas com tecnologia de Inteligência Artificial e contam com textos, vídeos, imagens, feedbacks sobre a evolução do aluno e testes interativos com perguntas e respostas para um ensino mais dinâmico. Além disso, a ferramenta oferece uma interação motivacional, para evitar desistências do curso. 

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, os cursos gratuitos são excelentes oportunidades para os profissionais. “Quando propomos ao empreendedor que se lance no mundo digital, entendemos que para muitos é um desafio, uma nova forma de se relacionar com os clientes. Os cursos pelo WhatsApp são a oportunidade de adquirir conhecimento enquanto usa a ferramenta de trabalho independentemente de onde estiverem”, destaca.

Para fazer o curso no WhatsApp é preciso ter cadastro no portal do Sebrae. Após confirmação de inscrição no curso, uma conversa começará no WhatsApp, basta seguir as instruções na tela do celular para realizar a capacitação. Uma vez iniciado o curso, o participante tem até 30 dias para finalizar. 

Os cursos via WhatsApp dão direito a certificado digital, desde que o participante cumpra 75% da capacitação. De acordo com o Sebrae, os certificados serão disponibilizados a partir da primeira quinzena de agosto.

Confira, a seguir, os cursos gratuitos do Sebrae no WhatsApp:

 – Será que sou Empreendedor

– Empreendedor de Sucesso

– Acesso ao crédito

– Avaliando as vendas do seu negócio

– Desenquadramento do MEI e novas possibilidades de tributação

– Crescimento planejado e orientado para resultados

– Indicadores para seu negócio

– Inovação e possibilidades de crescimento

– A formação de preço para o meu tipo de negócio

– Fluxo de caixa como ferramenta de gestão para o seu negócio

  – Marketing Digital: planejar para vender pela Internet

– Controle da movimentação financeira

– Conhecendo e valorizando seu cliente

– Planeje suas metas e resultados

– O caminho para a formalização: benefícios e responsabilidades

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Cotidiano

Por graça recebida, aposentada adorna a imagem de São Sebastião há mais de 30 anos

Publicado

em

A história da Festa de São Sebastião, em Xapuri, é repleta de personagens que ganharam, no curso dos anos, grande identificação com um dos maiores eventos religiosos do Acre. A aposentada Mariete Costa é uma dessas figuras.

Moradora de Rio Branco, a devota é presença certa todos anos ao redor da imagem do santo. Ela é, por iniciativa própria, a responsável pelo trabalho de adornar o andor do mártir cristão para a grande procissão, que este ano será convertida em carreata.

Como pagamento de uma promessa, ela se dedica há mais de 30 anos a preparar a imagem do santo padroeiro para o momento alto da celebração. A cada festa, ela faz um arranjo diferente, traz novos materiais da capital e o resultado é sempre o mesmo.

A graça recebida de São Sebastião Mariete não revela totalmente, mas deixa entender que se relaciona com um problema de saúde vivido há muitos anos por sua mãe, a doceira e também devota do santo, Adelina Morte, já falecida.

“Preparar a imagem de São Sebastião para a procissão é uma coisa que eu faço com muita alegria e que pretendo continuar fazendo enquanto vida eu tiver”, afirma com um sorriso de gratidão, após fazer um percurso de joelhos dentro da igreja.

Este ano, Mariete mais uma vez cumpriu com o seu compromisso de deixar a imagem de São Sebastião pronta para a carreata de logo mais. Ela lamentou a excepcionalidade causada pela Covid-19, e pediu que o padroeiro de Xapuri afaste a pandemia do mundo.

“Eu peço que São Sebastião nos proteja e nos livre dessa pandemia, intercedendo a Jesus que acabe com essa doença, não apenas aqui, mas em todo o mundo, para que nós possamos voltar a ter a vida que tínhamos”, rogou.

A carreata que conduzirá a imagem de São Sebastião por um percurso parecido com o da procissão sairá da igreja às 16 horas. No encerramento, o pároco Francisco das Chagas abençoará, de cima do carro, os participantes.

Continuar lendo

Na rede

Rodrigues Alves e Porto Walter são as primeiras cidades a pagar os servidores municipais em 2021

Publicado

em

Duas prefeituras do Vale do Juruá foram as primeiras a pagar o funcionalismo público municipal neste ano de 2021. O dinheiro foi depositado nesta quarta-feira, 20, na conta dos servidores municipais de Rodrigues Alves.

A gestão vai pagar também, de forma coletiva, as férias do pessoal da educação. No total são 716 servidores e o valor da folha é de R$ 1,5 milhão.

O prefeito Jailson Amorim (PROS), disse que a data será mantida. “Os servidores públicos são de fundamental importância para nossa gestão e merecem nosso empenho em honrar a folha de forma antecipada”, citou o prefeito.

Já nesta quinta-feira, 21, começa o pagamento dos servidores do município de Porto Walter, que será encerrado na sexta-feira. O município tem 627 servidores, 7 secretarias e o valor da folha é de R$ 1, 2 milhão.

Continuar lendo

Acre 01

Desembargador Luis Camolez é o novo presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil

Publicado

em

Por

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), desembargador Luis Camolez, por aclamação, foi eleito, na tarde dessa terça-feira, 19 de janeiro, Presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil.

A escolha do magistrado do Acre para presidir o Colégio nos próximos 12 meses aconteceu durante o II Encontro Virtual dos Corregedores Eleitorais, sediado em Belém (TRE-PA), pela plataforma Google Meet, em função da pandemia de Covid-19.

O ato foi conduzido pela vice-presidente e corregedora do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Nascimento, atual presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil, e contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional Eleitoral, Luis Felipe Salomão.

Na ocasião, também foram eleitos os desembargadores José Jacinto Costa Carvalho (TRE-DF), para o cargo de vice-presidente, e Vitor Roberto Silva (TRE-PR) como primeiro-secretário do Colégio de Corregedores. A nova composição executiva foi empossada durante o II Encontro Virtual dos Corregedores Eleitorais.

Honrado com a nova missão outorgada em uma votação unânime e prestigiada, ao agradecer pela confiança de todos, o novo desembargador-presidente garantiu sua disposição para fazer um bom trabalho, juntamente com os demais desembargadores, pelo Colegiado de Corregedores Eleitorais do Brasil.

“O Colégio de Corregedores dos TREs representa todos os Tribunais Eleitorais, por isso buscamos uma adequada composição executiva, com membros de todas as regiões. O Brasil todo está representado. O Colégio se reúne constantemente para discussão sobre matérias eleitorais, mesmo no período da pandemia, conforme ocorreu nas eleições recentes”, acrescentou.

Logo após encerrado o II Encontro Virtual dos Corregedores Eleitorais, a presidente do TRE-AC, desembargadora Denise Bonfim, ao saudá-lo pela ascenção, destacou a competência e o zelo profissional do desembargador Luis Camolez para capitanear o Colégio nesse período.

“A aclamação do desembargador Camolez para a presidência do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil é motivo de honra e prestígio para a Justiça Eleitoral do nosso Estado e para a magistratura acreana de um modo geral. Estou muito feliz”, concluiu a desembargadora-presidente Denise Bonfim.

Entenda a Corregedoria

Tanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm uma Corregedoria em sua estrutura organizacional. No TSE, a Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) é responsável por fiscalizar a regularidade dos serviços realizados pela Justiça Eleitoral em todo o país, assegurando a aplicação correta da legislação e da regulamentação estabelecida pelo órgão superior. Entre as atribuições da CGE, estão a manutenção do cadastro eleitoral e questões administrativas inerentes à organização interna da Justiça Eleitoral.

Em cada TRE, a Corregedoria Regional Eleitoral (CRE) tem a missão de garantir a regularidade dos serviços eleitorais e a correta aplicação de princípios e normas no estado. Cabe às CREs a coordenação das revisões do eleitorado; realização de correições e inspeções; expedição de regras para o funcionamento dos cartórios eleitorais e postos de atendimento, atuação dos juízes eleitorais e atendimento ao eleitor, entre outras.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2020 ac24Horas.com - Todos os direitos reservados.