Menu

Isolamento social impulsiona e queimadas urbanas crescem 90% no primeiro semestre de 2020

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em virtude do isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, muita gente tem ocupado o tempo livre forçado de diversas formas. Infelizmente, uma delas, traz ainda mais problema em momento tão delicado para todos.


De acordo com a prefeitura de Rio Branco, as queimadas urbanas cresceram 90% no primeiro semestre de 2020 em comparação ao ano passado.

Publicidade

Apesar de ser uma tradição acreana, a prática de queimar entulhos no fundo do quintal é extremamente nociva à saúde da população, principalmente crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.


“Recebemos muitas denúncias via Ciosp, além de denúncias diretas. Muitas pessoas ligam porque acreditam que a gente vai lá apagar o fogo, mas na verdade o que podemos fazer é apenas aplicar as medidas administrativas. Se for uma queimada de pequenas proporções num quintal, por exemplo, a gente entra e pede que o proprietário apague, faz todas as orientações e aplica um termo de advertência”, explica a chefe de fiscalização da Semeia, Greyce Ditomaso.


Após receber a advertência e as orientações, o proprietário pode ser multado caso haja reincidência. As multas variam de R$ 400 a R$ 4 mil, dependendo do tamanho da área ou tipo de infração.


No lugar do fogo, é possível reutilizar os restos de poda, por exemplo, como adubo. Se for uma quantidade pequena pode ser descartada junto com o lixo doméstico. Em caso de grandes quantidades, como entulhos o recomendável é solicitar a retirada junto a Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC)”, disse.


Duas equipes de fiscalização da Semeia se revezam para atender a população durante a semana e aos fins de semana também. As denúncias podem ser realizadas pelo 190 ou 193, além do contato da Semeia por meio dos números 3228-5765 ou 99227-1126.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido