Menu

Isolamento social impulsiona e queimadas urbanas crescem 90% no primeiro semestre de 2020

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em virtude do isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, muita gente tem ocupado o tempo livre forçado de diversas formas. Infelizmente, uma delas, traz ainda mais problema em momento tão delicado para todos.

De acordo com a prefeitura de Rio Branco, as queimadas urbanas cresceram 90% no primeiro semestre de 2020 em comparação ao ano passado.

Anúncio

Apesar de ser uma tradição acreana, a prática de queimar entulhos no fundo do quintal é extremamente nociva à saúde da população, principalmente crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias.

“Recebemos muitas denúncias via Ciosp, além de denúncias diretas. Muitas pessoas ligam porque acreditam que a gente vai lá apagar o fogo, mas na verdade o que podemos fazer é apenas aplicar as medidas administrativas. Se for uma queimada de pequenas proporções num quintal, por exemplo, a gente entra e pede que o proprietário apague, faz todas as orientações e aplica um termo de advertência”, explica a chefe de fiscalização da Semeia, Greyce Ditomaso.

Após receber a advertência e as orientações, o proprietário pode ser multado caso haja reincidência. As multas variam de R$ 400 a R$ 4 mil, dependendo do tamanho da área ou tipo de infração.

No lugar do fogo, é possível reutilizar os restos de poda, por exemplo, como adubo. Se for uma quantidade pequena pode ser descartada junto com o lixo doméstico. Em caso de grandes quantidades, como entulhos o recomendável é solicitar a retirada junto a Secretaria Municipal de Zeladoria da Cidade (SMZC)”, disse.

Duas equipes de fiscalização da Semeia se revezam para atender a população durante a semana e aos fins de semana também. As denúncias podem ser realizadas pelo 190 ou 193, além do contato da Semeia por meio dos números 3228-5765 ou 99227-1126.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.