Menu

Pesquisar
Close this search box.

Em Xapuri, prefeito diz que não haverá problema em “dar passo atrás” sobre medidas de isolamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois de se ver em meio a uma polêmica repercutida pelas redes sociais e motivada pela abertura de igrejas e academias de ginástica em desacordo com o decreto estadual do “Pacto Acre sem Covid”, o prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos, disse nesta quarta-feira (15) que não haverá problema em dar um passo atrás caso a justiça determine que ele reveja as medidas tomadas.


Na última segunda-feira (13), o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Gabinete de Gerenciamento e Enfrentamento de Crise da Covid-19 e das promotorias de todas as regionais de saúde do estado, havia expedido uma recomendação a todas as administrações municipais do Acre, em atenção ao cumprimento das normas do decreto governamental nº 6.206/2020.

Anúncios


O gestor municipal afirmou que a harmonia tem sido a base do trabalho desenvolvido nos últimos quatro meses no combate à pandemia em todo o estado. De acordo com ele, não houve, em nenhum momento, a intenção de “fazer qualquer coisa” de maneira diferente do restante dos outros órgãos e entidades envolvidas no enfrentamento do novo coronavírus.


“A harmonia vai continuar, não vamos contrariar nenhuma recomendação do Ministério Público ou da Justiça. Somos parceiros e todos nós queremos salvar vidas. Vamos conversar, e se for necessário darmos um passo atrás, vamos dar, mas vamos lutar até o fim para provar por meio dos argumentos, com base no que estamos vivenciando aqui que é possível fazer o que vínhamos fazendo em Xapuri”, disse o prefeito.


O prefeito e sua equipe de saúde não concordam com a classificação do município na bandeira vermelha (emergência) do plano de reabertura do governo. O argumento sustentado pela coordenação do enfrentamento à pandemia no município é de que a alta de casos ocorrida após a reabertura de algumas igrejas e academias foi causada, em sua maior parte, pelo acúmulo de exames no laboratório Lacen, em Rio Branco, e não pelas medidas tomadas pelo município.


Nesta quinta-feira (16), quando vence o prazo de 72 horas para que os prefeitos informem se acatam a recomendação do MP, assim como relatem as ações tomadas para o seu cumprimento, a prefeitura realizará mais uma audiência pública virtual para discutir as medidas de prevenção tomadas até o momento, assim como os termos do novo decreto municipal que deverá ser editado até esta sexta-feira (17).


Na atualização do Boletim Municipal da Covid-19 desta quarta-feira (15), Xapuri acrescentou mais cinco casos positivos do novo coronavírus, somando agora 336. Ainda restam 9 exames em análise e 580 pessoas monitoradas em suas residências. As altas médicas somam 230, o que representa 68,4% de cura da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido