Conecte-se agora

Acre tem 70 novos infectados pela Covid-19 nesta segunda-feira

Publicado

em

A semana começa com um número menor do que a média diária de novos casos da Covid-19. De acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), nas últimas 24 horas, foram 70 novos casos registrados. Sendo assim, o número total de infectados passa de 16.190 para 16.260 pessoas.

O número de mortes também foi abaixo da média. A Sesacre registra 4 óbitos, sendo 2 pessoas do sexo masculino e 2 do sexo feminino, com idades entre 37 e 76 anos. Destes, 3 são de Rio Branco e 1 de Tarauacá. O total no estado agora é de 430 vítimas fatais.

Acre

Oito cidades do Acre não tem mortes por Covid-19 desde agosto

Publicado

em

Um levantamento mostra Capixaba, Manoel Urbano, Jordão, Assis Brasil, Santa Rosa do Purus, Xapuri, Porto Acre e Senador Guiomard entre as cidades sem mortes por Covid-19 desde agosto no Brasil.

A cidade de Senador Guiomard acumula 42 óbitos desde o início da pandemia e faz parte do grupo de 30% há dois meses sem vítimas fatais da doença.

Jordão registrou duas mortes na pandemia.

Os dados foram compilados pelo drive de estatística do Metrópoles, o (M)Dados, com base em informações do Ministério da Saúde.

Segundo o Metrópoles, a maior parte desses locais está em Minas Gerais. Por lá, 314 cidades estão nessa situação.

Continuar lendo

Acre

Consumo de energia cresce 1% na 1ª semana de setembro no Acre

Publicado

em

O consumo de energia se manteve estabilizado no Brasil nas duas primeiras semanas de setembro, segundo dados preliminares do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). De acordo com o órgão, o país utilizou 64.693 MW médios do Sistema Interligado Nacional (SIN), alta de 0,2% em relação ao mesmo período do ano passado e de 4,2% frente a 2019.

No Acre, no entanto, houve crescimento de 1% no consumo no período. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, destaque para Goiás (7%), Minas Gerais (3%) e Santa Catarina (2%). Já no Norte, o Pará avançou 2%.

A CCEE informou que o consumo no mercado livre (ACL), que abastece setores da indústria e empresas de maior porte, foi de 22.001 MW médios, alta de 5,5% na comparação anual. Já o mercado regulado (ACR), que atende negócios menores e os consumidores residenciais, demandou 42.692 MW médios, resultado que representa um recuo de 2,4% frente ao ano passado, influenciado pelo feriado no início do mês, 7 de setembro, que ocorreu numa terça-feira e levou a emendas na segunda-feira para parte do comércio.

Os números também foram influenciados pela saída de consumidores do ACR para o ACL nesse período. Se desconsiderarmos o efeito de migração entre os ambientes nos últimos doze meses, o mercado livre teria crescido 1,1% enquanto o mercado regulado recuaria menos, cerca de 0,2%.

Na avaliação do impacto da Geração Distribuída para o consumo de energia no ambiente de contratação regulada, a CCEE verificou que, na primeira quinzena de setembro, o segmento teria recuado 1,8% caso não houvesse a instalação de sistemas de micro e mini produção solar fotovoltaica nas residências e pequenos comércios. Em relação a 2019, haveria um aumento de 0,3%.

Continuar lendo

Acre

Suspensão de licitação é questionada e deve parar no MP

Publicado

em

Uma licitação lançada pela prefeitura de Assis Brasil está sendo alvo de questionamento. Tudo porque o processo licitatório, no valor de R$ 8,3 milhões, com validade de 12 meses, destinado a contratação de uma empresa para atender as necessidades das secretarias municipais foi cancelado.

Ocorre que de acordo com denúncias que chegaram até o Sindicato das Empresas Terceirizadas (SEAC), algum tempo depois do cancelamento foi publicado e assinado no Diário Oficial o mesmo contrato com a empresa terceirizada vencedora. O questionamento é que a prefeitura não teria tornado público a reabertura do processo licitatório como determina a lei, beneficiando a empresa vencedora.

O ac24horas procurou a prefeitura de Assis Brasil para que a gestão se posicionasse sobre a denúncia. De acordo com a prefeitura, a situação é bem simples.

Segundo o município, que enviou documentos à redação do ac24horas, houve um erro na publicação de suspensão do pregão eletrônico no dia 12 de maio. Ocorre que, de acordo com uma ata da sessão pública, o pregão ocorreu no dia 11 de maio, com a participação de três empresas.

“Não houve prejuízo algum, já que a suspensão foi tornada pública um dia depois do pregão já ter acontecido. Aconteceu o erro, mas não levou benefício à nenhuma das empresas participantes”, afirma a assessoria do município.

Mesmo afirmando que a licitação aconteceu normalmente, o prefeito de Assis Brasil afirma ter determinado ao corregedor do município a abertura de um processo administrativo. A análise se encontra na assessoria jurídica do município para manifestação e posterior decisão do prefeito se decide ou não pelo cancelamento da licitação.

Continuar lendo

Acre

Gladson é o governador que tem maior aprovação que desaprovação

Publicado

em

O Instituto DataTempo divulgou uma pesquisa que coloca o governador Gladson Cameli (Progressistas) entre os 26 governadores e mais o do Distrito Federal, com maior aprovação do que a desaprovação, registrando 83,3%, em seguida vem o governador do Pará, Helder Barbalho (PSDB) e o de Roraima, Antônio Denarium (Progressistas).

Essa pesquisa se trata de uma série de pesquisas que irá monitorar as principais percepções da população sobre as Eleições de 2022, as performances de governos (federal e estaduais) e o sentimento em relação ao país.

Pelo recorte atual e de forma geral, os governantes brasileiros estão avaliados negativamente, sendo o governo federal pior classificado do que as administrações estaduais.

A pesquisa aponta índices desfavoráveis em relação à economia e um desalinhamento de atos e falas de Bolsonaro no que se refere ao pensamento majoritário dos brasileiros e aferem a confiabilidade dos brasileiros nas instituições públicas, a aceitação do autoritarismo e nível de insegurança econômica das famílias brasileiras.

Com colaboração integral do jornalista, Altino Machado.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas