Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cruzeiro do Sul usa mais teste rápido e Rio Branco o PCR para notificar casos de Covid-19

Brasília faz testes em massa contra o coronavírus (Covid-19), no dia do aniversário de 60 anos. Moradores fazem o teste no estacionamento do Estádio Mané Garrincha. Sérgio Lima/Poder360 21.04.2020
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Cruzeiro do Sul é o município que mais usa o teste rápido para notificar a Covid-19 no Acre. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, do total de 5.398 notificações 4.959 foram com testes rápidos naquele município.


Rio Branco, que aparece logo em seguida entre os municípios que mais usam o TR, notificou com 4.606.

Anúncios


Em Sena Madureira, 3º lugar, 1.605 casos foram notificados ao longo desta pandemia através do teste rápido.


De longe, Rio Branco é onde mais usa o PCR como notificação do novo coronavírus: 12.513 casos tiveram esse exame como notificador.


Já Mâncio Lima usa mais a sorologia: 153 casos foram notificados com esse exame, sendo que 38 deram positivo. Aliás, a sorologia é usada por apenas dois outros municípios -Rio Branco e Cruzeiro do Sul.


A sorologia é o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença.


Como o organismo só começa a produzir anticorpos depois que a infecção está instalada, o exame é recomendado a partir do 10º dia de início dos sintomas. Importante: um resultado negativo não exclui a possibilidade da presença da doença e nesse caso o médico que assiste ao paciente pode solicitar exames complementares.


O PCR serve para detectar a presença do vírus no organismo do paciente. Analisando o material coletado do nariz e da garganta do paciente, o exame consegue identificar a presença do RNA do vírus.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido