Menu

Acordão pode reeleger atual mesa diretora da Assembleia Legislativa já na semana que vem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um acordo que estava sendo movimentado nos bastidores da Assembleia Legislativa poderá ocasionar a antecipação da eleição da mesa diretora já para semana que vem. A conversa teria partido de um entendimento entre o governador Gladson Cameli e o presidente da casa, Nicolau Junior, que acham melhor antecipar a escolha antes das eleições municipais.

O ac24horas apurou que o principal objetivo é que caso “interesses sejam ofendidos” durante ou depois da eleição, a situação para reeleger Nicolau ficaria mais difícil, pois existe uma tendência dos aliados ficarem insatisfeitos com as articulações e o resultado. Isso faria com que o “preço” para reeleger Nicolau, braço direito do governador, ficasse mais caro.

Anúncio

Existe um entendimento que a o grupo da oposição estaria acenando com a possibilidade sim de antecipar a reeleição e seriam necessário 14 votos, mas existe uma condicionante de que a atual mesa diretora seja mantida como o deputado Jenilson Leite (PSB) na vice-presidência e a segunda-secretária, Antônia Sales (MDB), que está em rota de colisão com o governo. É consenso que Luiz Gonzaga (PSDB) continue na primeira-secretaria.

Para que acordo seja chancelado, existe um trabalho dentro do Partido Progressista, que detém dois deputados, de convencer José Bestene e Gerlen Diniz, que sinalizaram em tirar Jenilson Leite da vice-presidência, mas os bombeiros já foram escalados e a ideia praticamente foi descartada.

A reportagem teve acesso a uma informação que a proposta será colocada na terça-feira, 14, e será votado no plenário na quarta, dia 15. Em legislaturas passadas, algo semelhante ocorreu na reeleição do ex-presidente Ney Amorim. A tendência é que a chapa atual seja inteiramente reeleita.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.