Menu

Hospital do Juruá tem dois casos suspeitos de meningite

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dois pacientes com suspeita de meningite que deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, foram transferidos para o Hospital do Juruá, para confirmação da doença.


São dois homens adultos que chegaram estáveis a UPA e no Hospital do Juruá, fazem exames de liquor e de tomografia.

Publicidade

Em 2019, em Cruzeiro do Sul, de cinco casos suspeitos de meningite, três foram confirmados, incluindo uma criança de um ano e um bebê indígena. Uma morte foi registrada.


A doença

Segundo o Ministério da Saúde, há 12 tipos de meningococos e no Brasil, o mais comum é o tipo C (que corresponde a 80% dos casos) seguido do tipo B. Os tipos A, W e Y são menos frequentes no país. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta imunização contra os tipos comuns.


A meningite do tipo meningogócica é transmitida por um grupo de bactérias chamadas meningococos. Provoca inflamação na meninge, membrana que envolve o cérebro e a medula espinhal do ser humano.


A enfermidade pode ser transmitida pelas vias respiratórias, gotículas e secreções do paciente infectado. Contato íntimo, residentes da mesma casa e pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento são outras formas de contágio da doença. Ambientes fechados e sem ventilação facilitam ainda mais a propagação.


Entre os sintomas da meningite meningogócica estão fraqueza, febre, dor de cabeça, vômitos e rigidez na nuca. A procura de tratamento precisa ser rápida. De acordo com o MS, a enfermidade pode levar à morte entre 24 e 48 horas a partir do aparecimento dos primeiros sintomas. O risco de morte é de 10% a 20%, e em caso de sobrevivência, a doença pode deixar sequelas graves como surdez e debilidade motora. O órgão federal de Saúde salienta que a meningite pode ser causada por fungos, vírus e outras bactérias que não meningococos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido