Categories: Cidades Notícias

Depois de naufrágio em Xapuri, Marinha interdita balsa em travessia do Rio Acre

Por
Raimari Cardoso

A travessia do Rio Acre, em Xapuri, tem se tornado uma dificuldade crescente nos últimos anos. Com a expansão dos ramais e das propriedades rurais ocorrida nas últimas décadas no lado oposto do rio, as tradicionais catraias deixaram de suprir a necessidade da população urbana e de produtores rurais da região.


Com o crescimento da demanda do transporte fluvial, o principal modo de ir e vir entre os dois lados da cidade passou a ser por meio de balsas, como ocorre na travessia para o bairro Sibéria e região, com uma embarcação de ferro pertencente ao governo do estado, que a opera por meio do Deracre – Departamento de Estradas e Rodagens do Acre.


Em um ponto mais acima, há outra travessia, que não dispõe de uma embarcação adequada. É no porto da praça João Damasceno Girão, na rua 17 de novembro, conhecido como “Porto do Abdon”. Lá, a balsa de madeira que faz o transporte de veículos para o “Ramal do Tabocal” naufragou última terça-feira, 23, ao não suportar o peso de uma caminhonete.


Havia a bordo, além do carro, algumas motocicletas e sete passageiros. O acidente não teve maior gravidade por causa do nível baixo das águas e de o afundamento ter ocorrido próximo a uma das margens do rio. No entanto, nesta sexta-feira, 26, se deu uma consequência relacionada ao episódio.


A Agência Fluvial de Boca do Acre se deslocou ao município, autuou a embarcação e a impediu de voltar a trafegar até que as deficiências constatadas sejam sanadas. O capitão-tenente Ricardo Lira, Agente Fluvial do município amazonense, explicou os procedimentos tomados.


“O proprietário está ciente disso e vai tomar as providências cabíveis para regularizar a balsa quanto a reparo estrutura, colocação de material de salvatagem, como coletes, boias, placa informativa de carga e número máximo de passageiros, sob pena de responder aos artigos da lei em caso de descumprimento”.



A equipe da Marinha do Brasil também realizou a fiscalização da balsa que faz a travessia principal do Rio Acre em Xapuri, mas não encontrou problemas que impedissem o seu funcionamento. Algumas pendências que foram observadas tiveram feitas as devidas notificações sob o compromisso de serem resolvidas até a próxima averiguação.


Sobre a balsa que está impedida de trafegar, a prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Seminfra), informou que não há uma solução imediata para a travessia de veículos. Para a travessia de pedestres, o município dispõe de um barco a motor para a oferta do serviço, arcando com os custos de remuneração do operador e combustível.


Consultado a respeito da preocupação da prefeitura para com o problema, o chefe de gabinete, João Ribeiro de Freitas, afirmou que a resolução para o problema exige uma discussão mais ampla, com o governo do estado e os dois deputados estaduais que têm base em Xapuri, Antônio Pedro (DEM) e Manoel Moraes (PSB), considerando que o município não têm recursos para arcar com a manutenção de uma balsa.


Share
Por
Raimari Cardoso

Últimas Notícias

  • Cotidiano

Polícia prende três criminosos e apreende mais de 2 kg de drogas em Sena Madureira

Durante uma operação de combate ao tráfico de drogas, realizada nesta terça-feira, 25 de dezembro,…

25/12/2024
  • Acre

Homem é agredido por facção após furtar perfumes e tentar vendê-los ao dono

Francisco Rodrigues Vitoriana, de 29 anos, foi agredido por integrantes de uma facção criminosa na…

25/12/2024
  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024