Menu

Governo publica decreto de criação do Pacto Acre Sem Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na noite desta segunda-feira, 22, o governo publicou em uma edição extra do Diário Oficial, o decreto que cria o Pacto Acre Sem Covid.

O objetivo, de acordo com o governo, é que o Pacto viabilize a harmonia entre o desenvolvimento econômico, o direito de proteção à saúde e os valores sociais do trabalho, tendo por finalidade precípua a efetiva proteção do direito à vida.

Anúncio

É o Pacto Acre Sem Covid que vai ser o instrumento que vai assegurar a retomada gradual e responsável das atividades econômicas e comerciais no âmbito estadual. O decreto deixa bem claro que as decisões serão baseadas em dados oficiais e evidências científicas.

Como diretrizes, o Pacto tem a priorização efetiva do direito à vida, a tomada de decisões baseadas em dados oficiais e evidências científicas, a retomada gradual e responsável das atividades econômicas e comerciais e a observância às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

O governo do Acre deixa claro o que o Pacto não vai permitir a flexibilização aleatória das medidas restritivas impostas no enfrentamento da pandemia causada pela Covid-19 e a reabertura desordenada, por parte dos municípios, dos estabelecimentos comerciais e a liberação de atividades com maior risco de contaminação sem a observância de critérios técnico-científicos.

Para definir quando vai ser possível reabrir o comércio e permitir todas as atividades econômicas, o Pacto Acre Sem Covid criou uma tabela de níveis representados por cores.

O Nível de Emergência (cor vermelha), vai fazer que com sejam integralmente mantidas as medidas restritivas impostas pelo Estado em relação ao funcionamento de estabelecimentos comerciais e à realização de atividades com maior risco de contaminação, conforme disposto no Decreto nº 5.496, de 20 de março de 2020 e suas alterações.

Diz ainda que se a situação piorar, o governo pode tomar atitudes ainda mais drásticas, como é o caso do lockdown.

FOTO: SECOM-AC

O segundo estágio é o Nível de Alerta (cor laranja), segundo do Nível de Atenção (cor amarela) e por fim o Nível de Cuidado (representado pela cor verde). Nestes três últimos níveis, os municípios vão poder autorizar a reabertura dos setores da economia.

Para definir em que nível cada regional se encontra, o Pacto definiu critérios para a mensuração dos Níveis de Risco. O cálculo será feito levando em conta a contaminação do novo coronavírus, a capacidade do Sistema de Saúde e a responsabilidade social.

O cálculo deve ser feito levantando a média de novos casos nos últimos 7 dias, a quantidade de novas internações, a quantidade de novos óbitos, a média de ocupação das taxas de UTI, a taxa de ocupação de leitos de internação, o índice de notificações e por fim o indicador do critério de responsabilidade social é o índice de isolamento social praticado pela população.

Com pesos diferentes entre esses indicadores, os índices serão somadas, podendo variar de 0 a 10, definindo em qual nível a regional se encontra.

Nota, de acordo com os seguintes resultados: de 0 a 5 – Nível de Cuidado (Cor Verde); de 6 a 10 – Nível de Atenção (Cor Amarela); de 11 a 14 – Nível de Alerta (Cor Laranja) e igual ou maior que 15 – Nível de Emergência (Cor Vermelha).

O cálculo deve ser feito a cada 14 dias para determinar se a pandemia avançou ou regrediu na regional.

Lembrando que as regiões de saúde são: Região do Alto Acre – compreende os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri; Região do Baixo Acre e Purus – compreende os municípios de Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard e Região do Juruá e Tarauacá / Envira – compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá.

CONFIRA O PLANO ACRE SEM COVID 

extra

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.