Menu

No Bar do Vaz, Socorro Neri garante aplicação correta de recursos e diz que faz gosto ser apoiada por Gladson

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Bar do Vaz deste domingo, 14, entrevista a prefeita de Rio Branco, a professora Socorro Neri (PSB). Nesta edição do programa transmitido pelo ac24horas, a gestora comenta os últimos acontecimentos e polêmicas envolvendo o município em meio à pandemia do novo coronavírus. Neri também não deixou de falar sobre as eleições 2020 e a sua notável aproximação política com o governador Gladson Cameli (Progressistas).


Socorro inicia dizendo que o fluxo de atendimento aos pacientes com suspeita de Covid-19 implementado recentemente pela secretaria municipal de saúde tem trazido bons resultados e ajudado as unidades do Estado diante da demanda imposta pela epidemia do vírus. No entanto, algumas mudanças ainda deverão ser concretizadas no âmbito da saúde a fim de melhorar ainda mais o acolhimento à população.


“As unidades estão com melhor estrutura para fazer esse atendimento. Toda a rede de atenção primária está trabalhando para aqueles que sentem os primeiros sintomas da doença [Covid-19]. Eles podem procurar a unidade de saúde mais próxima em sua regional para receber assistência”, explica a prefeita.


O município também faz o monitoramento dos pacientes notificados pela prefeitura. “Estamos ajustando esse novo fluxo para que ele passe a funcionar na sua totalidade. Até o final do mês vamos estar com outros serviços funcionando, como o Centro de Atendimento e Diagnósticos, com resultados de exames em 48 horas”, garante.


Situação fiscal

Questionada sobre a situação financeira da prefeitura de Rio Branco, Neri não esconde que a situação é delicada e requer ainda mais esforço para manter a ordem e evitar um colapso total. “Começamos 2020 com muito otimismo, com um planejamento organizado, fechamos o ano de 2019 sem nenhuma dívida, com todos os servidores e fornecedores pagos, mas fomos surpreendidos com essa crise sanitária que também é econômica e social”, ressalta.


A arrecadação do município é 30% menor do que o previsto para 2020 antes da epidemia da Covid-19 chegar ao Acre. O apoio emergencial enviado pelo governo federal ajuda, mas ainda é só metade da perda total sofrida pela capital acreana. “Esse apoio é apenas parte da redução da arrecadação que estados e municípios tiveram. Já recebemos a primeira de um total de quatro parcelas, no valor de R$ 67 milhões. Deste valor, pouco mais de R$ 5 milhões é destinado para a saúde e assistência devido à pandemia”. O restante do valor é para recompor parte do orçamento da receita proveniente dos impostos.


Com isso, as despesas têm sido cada vez mais específicas. “Não podemos gastar mais do que arrecadamos. Há uma necessidade do controle e tenho feito esse dever de casa com muita responsabilidade. O que depende de minhas decisões, busco sempre atender o interesse coletivo”, diz Neri.


Invasão ao depósito da merenda escolar

A gestora comentou um acontecimento recente que envolveu uma “invasão” de dois assessores parlamentares de Rio Branco no depósito da merenda escolar municipal com alegação de denúncia de alimento vencido. “Me senti constrangida em razão da forma como foi feita. Se alguém quer fazer inspeção, os parlamentares podem fazer isso e tem direito de encaminhar e solicitar aos órgãos da prefeitura que estão à disposição para entregar documentos que forem requisitados”, garante.


A prefeita diz que recebeu a denúncia de produtos vencidos e que abriu uma sindicância para identificar possíveis responsabilidades. “O que houve foi um pequeno lote de suco de goiaba iria vencer no dia seguinte e voltou para o depósito”. As aulas estão suspensas devido ao decreto de quarentena imposto pelo governo.


Operações federais

Com relação às operações realizadas pela Polícia Federal em municípios acreanos com suspeita de fraude na aquisição de medicamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), Socorro se diz satisfeita com a condução das investigações que não apontaram irregularidades dentro da prefeitura de Rio Branco. “A questão do superfaturamento [na compra de álcool em gel] foi analisada pelo Ministério Público Estadual e Federal, mas só o que teve eco foi a denúncia. O que reverbera é tão somente a crítica”, salienta afirmando que continua acompanhando o andamento da operação.


Relação política com Cameli e possível candidatura

Pouco antes da pandemia da Covid-19 chegar ao Acre, Socorro e Gladson já ensaiavam algumas aparições e trabalhos conjuntos na capital acreana. Com a evidência do vírus, a aproximação de ambos ficou em mais latente no âmbito político. Neri destaca que o diálogo na política é fundamental, principalmente na “boa política”.


“Quem não quer o apoio de Gladson Cameli?”, indagou. “Temos conversado em relação ao trabalho e é isso que nos aproximou. Estamos integrando as equipes e o trabalho, se isso resultar em apoio político, certamente ficarei muito feliz”, afirma. Para ela, essa união com o governador é fundamental para o bem da população. “Não podemos colocar interesse partidário acima dos interesses do povo. Se ele quiser fazer comigo essa aliança, da minha parte não há nenhum impedimento”.


Sobre uma possível candidatura à prefeitura de Rio Branco nas eleições deste ano, a atual prefeita não vê motivos para não se candidatar. “Sou ficha limpa, estou no mandato, é natural ser candidata. Tenho esse direito, nada me impede, meu partido deseja que eu seja candidata, por que não?”.


Neri diz que após sua se colocar à frente da prefeitura, não se afastou de nenhum aliado político, e que apenas imprimiu sua identidade, seus princípios e convicções em sua gestão. “Deixei sempre muito claro que a gestão vai caminhar da forma como considero o certo”, pontua.


Durante a entrevista, ela ainda comenta a saída do ex-secretário municipal de saúde, Oteniel Almeida, e as obras estruturantes que já foram realizadas nas vias públicas e que ainda serão colocadas em prática no decorrer deste ano. Veja a entrevista na íntegra logo abaixo.


video
play-sharp-fill


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido