Conecte-se agora

Live de Gladson Cameli arrecada quase 90 toneladas de alimentos e R$ 60 mil em dinheiro

Publicado

em

A Live Solidária, realizada pelo governo do Acre na noite desse sábado, 30, em prol das famílias acreanas afetadas pela crise do novo coronavírus, arrecadou quase 90 toneladas de alimentos e R$ 60 mil em depósitos na conta bancária Acrecoronavírus. O governador Gladson Cameli (Progressista) e sua família participaram diretamente da Live Solidária que teve transmissão com o sambista Brunno Damasceno e outros artistas locais se apresentando no canal Notícias do Acre, no Youtube.

Ao final da live, Cameli agradeceu as doações direto do Palácio Rio Branco, onde, ao lado da primeira-dama Ana Paula e do filho Guilherme, fez questão de interagir com o público. “A noite deste sábado foi marcada por muita solidariedade e amor ao próximo. Agradeço de coração a cada um que fez doação de alimentos, insumos ou quantia em dinheiro durante a primeira Live Solidária do Governo do Acre. Recebemos muitas ligações de pessoas interessadas em doar”.

Gladson se surpreendeu com a quantidade de ligações recebidas e donativos arrecadados. De acordo com o governador, são com essas doações que irá ajudar as famílias acreanas atingidas economicamente pelo vírus. “O meu muito obrigado a todos. Agradeço também a cada um dos nossos servidores que doaram e nos ajudaram para que a Live fosse possível”.

A Live Solidária teve como objetivo arrecadar alimentos e demais produtos de primeira necessidade. Foram doadas cestas básicas, carne bovina, equipamentos de proteção individual (EPIs), álcool em gel, kits de higiene pessoal e dinheiro estavam entre os itens mais doados. Todos os doadores foram identificados. É o Estado quem ficará responsável pela coleta, distribuição e prestação de contas dos donativos.

A apresentação de Brunno Damasceno durou cerca de três horas e a equipe garante que todos os cuidados de higienização, uso de máscaras e distanciamento foram rigorosamente obedecidos durante o evento beneficente. Na ocasião, o governo também fez prestação de contas das principais ações realizadas e também orientações para evitar a proliferação do vírus.

As arrecadações ainda serão recebidas até a próxima semana em alguns pontos, como nas principais lojas das redes de supermercados Arasuper, Mercale e Pague Pouco.

Destaque 4

Produtores de Acrelândia prometem resistir se governo retirar maquinário de ramal

Publicado

em

Maquinários do governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Acrelândia, estão realizando serviços de melhoria no ramal Eletrônica I, já quase na divisa com estado de Rondônia. Ocorre que nem tudo é felicidade para os moradores que estão há quatro anos sem verem um serviço de melhoria no ramal. A comunidade recebeu a notícia nesta quinta-feira, 26, de que os equipamentos serão retirados do local antes do término do serviço.

O prometido pela prefeitura à comunidade é a de que seriam feitos melhoramentos em cerca de 30 quilômetros de ramal. A informação da retirada das máquinas foi dada pelo vice-prefeito de Acrelândia, Graia Caetano, que esteve no ramal acompanhado de dois vereadores.

Representantes da comunidade prometem resistir se o Deracre chegar ao local para retirar as máquinas antes da conclusão dos serviços. “Faz quatro anos que este ramal não recebe melhorias, graças a Deus a prefeitura começou executar este serviço aqui, aí vão querer tirar as máquinas antes de terminar as obras: Eles não vem tirar nada aqui, pois a comunidade irá se juntar e terá resistência”, diz o morador Elismar Marques.

ac24horas entrou em contato com o Deracre que respondeu por meio de uma nota assinada por Tony Roque, diretor de desenvolvimento regional da autarquia. O gestor explicou  que as máquinas presentes no município devem continuar com serviços de melhoramento nos ramais, no entanto sob a responsabilidade do Deracre, que estará à frente da execução de todos os trabalhos, seguindo uma determinação do governador Gladson Cameli, de garantir mais trafegabilidade e mais acesso para os produtores agrícolas nas estradas vicinais do Acre, deixando a entender que o governo vai mais fazer parceria com a prefeitura de Acrelândia.

Continuar lendo

Destaque 4

Acre passa a ter maior alíquota de ICMS para saída de carne com osso no Norte e Centro-Oeste

Publicado

em

Com a redução de 85% na alíquota do ICMS para a saída interestadual de carne bovina com osso promovida recentemente pelo governo de Rondônia, o Acre passou a ser o estado com o maior imposto para essa transação nas regiões Norte e Centro-Oeste.

A informação é do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos e Matadouros do Acre (Sindcarnes), que considera que o estado passou a estar em condição de grande desvantagem no mercado com relação às unidades da federação vizinhas.

Em Rondônia, a medida aguarda sanção do governo para entrar em vigor e deve melhorar a competitividade das vendas de carne bovina com osso para dentro e fora do Estado. A redução foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), por meio da Resolução da Secretaria de Estado de Finanças.

Com a medida tributária, que foi um pedido da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Rondônia (FACER), do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Rondônia (SINDIFRIGO) e da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), o órgão rondoniense espera contribuir com o aumento dos abates bovinos nas pequenas e médias empresas.

De acordo com o presidente do Sindcarnes no Acre, Murilo Leite, aqui a alíquota efetiva de imposto para a saída interestadual é de 2,50% – enquanto em Rondônia, com a redução adotada pelo governo, ela passou a ser de 1%. Em Mato Grosso, a alíquota é, atualmente, de 1,66%.

“Acre passou a ter a alíquota de imposto de carne na saída interestadual mais cara entre os estados do Norte e do Centro oeste. Aqui, o governo pode também adotar essa medida, assim como feito no caso do boi gordo e bezerro, anteriormente”, disse.

Em Rondônia, a medida que beneficia as indústrias do ramo foi defendida pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faperon). Para o presidente da entidade, Hélio Dias, a redução promove a atratividade da produção do estado para o mercado externo.

No Acre, as indústrias do setor esperam que o governo adote medida semelhante. Ainda de acordo com o presidente do Sindicarnes, não será necessário para isso de autorização do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Continuar lendo

Destaque 4

Carreta que saiu de Rio Branco é detida no MT levando 468 kg de droga para o Nordeste

Publicado

em

Nesta quarta-feira (25) a Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização na Unidade Operacional de Poconé, na BR 070, no Mato Grosso, quando deu ordem de parada a uma carreta que seguia sentido Cuiabá.

Durante a fiscalização, foi solicitado que o condutor manobrasse o veículo de forma a colocá-lo em uma posição que não atrapalhasse os demais usuários da rodovia e também ficasse de forma segura, porém ele apresentou grande dificuldade em realizar as manobras para estacionar o veículo, o que demonstra não ser característico de motoristas profissionais.

Ao ser questionado sobre a viagem, o motorista declarou que levaria o caminhão a pedido de uma pessoa a qual ele não conhece pessoalmente. O veículo seria levado para o estado do Rio Grande do Norte e entregue para um terceiro que compraria o semirreboque, o qual também não sabia do valor. Afirmou ainda, que não tinha certeza se voltaria para casa, não sabia informar praticamente nada sobre a viagem.

Indagado sobre a carga, informou ser uma carga de biscoito água e sal em caixas, alegando ter acompanhado o carregamento de tudo e que tinha até um vídeo de dentro da fábrica. Entretanto, ele não sabia informar o peso da carga e a nota fiscal apresentada possuía indícios de adulteração, fatos que geraram suspeita.

Diante das informações, foi realizada uma verificação minuciosa no veículo e na carga. Ao retirarem algumas caixas do caminhão, os policiais notaram que havia diferença de peso entre algumas, umas mais pesadas que outras. Em vista disso, abriram as caixas e no interior delas foram encontrados mais de 400 tabletes de drogas, estavam escondidos embaixo dos pacotes de biscoito.

Perguntado sobre o ilícito, o condutor do veículo disse que havia carregado a mercadoria em uma fábrica no Rio Branco com destino a Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e que seu patrão solicitou que deixasse as carretas em um depósito de sua propriedade durante o final de semana. Relatou ainda que não conhece o contratante pessoalmente, apenas por conversa via aplicativo de mensagem.

Ao total foram apreendidos 468 kg de cocaína, o condutor foi detido, a princípio, pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia da Polícia Federal de Cuiabá. (PRF/MT)

Continuar lendo

Destaque 4

Segurança do Acre investiga suposta presença de grupo fortemente armado na região da fronteira

Publicado

em

Vídeos a que o ac24horas teve acesso mostram dois grupos de homens fortemente armados que estariam, supostamente, acampados na região da fronteira acreana com o Peru.

De acordo com os vídeos, os grupos são denominados DF/CV (Defesa de Fronteira do Comando Vermelho) e teriam o objetivo de enfrentamento à facção rival Bonde dos 13 na região.

Cita-se, também, durante as filmagens feitas em região de mata onde aparecem cerca de 10 homens armados, frases como: “Conselho Final do Estado do Acre” e “Defesa do Brasil-Peru”.

A reportagem consultou alguns membros das forças de segurança pública no estado, mas a grande maioria afirmou não ter conhecimento dos vídeos.

No entanto, o delegado Rêmulo Diniz, um dos coordenadores do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), disse que o material já é de conhecimento da polícia e que checagens já estão sendo feitas.

De acordo com o delegado Rêmulo, as averiguações que estão sendo realizadas têm o objetivo de identificar se os vídeos são atuais e se, de fato, são procedentes do Acre.

Veja o vídeo:

Continuar lendo

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas

error: Conteúdo protegido!