Conecte-se agora

Covid-19 pode fazer vítimas até 2021 caso população não respeite os perigos da doença

Publicado

em

FOTO: SÉRGIO VALE - AC24HORAS.COM

O Centro de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) estima que as contaminações por Covid-19 no estado podem continuar até janeiro de 2021, se as pessoas continuarem intensificando a movimentação nas ruas.

O caos já está instalado, de acordo com o próprio governo. Sem vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), a situação fica ainda mais complicada. Além disso, no momento não há mais respiradores disponíveis, embora o Governo do Estado do Acre tenha garantindo a chegada de mais 50 aparelhos para os próximos dias.

Desde o último dia 18 deste mês de maio, a média de contaminados pelo novo coronavírus no estado é de 276,75 pessoas por dia, informa a Agência de Notícias do Acre.

Foram 1.107 novos casos confirmados em apenas quatro dias, ou seja, do dia 18 até esta quinta-feira, 21, mais de 1.100 pessoas contraíram o vírus. Esse cenário pessimista dos profissionais acontece porque a população continua ignorando a regras de isolamento social e repassando a doença adiante.

Anúncios

Destaque 4

FIEAC e Associação Comercial alinham demandas ao prefeito de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Muitas pautas foram tratadas entre a Federação das Indústrias do Acre – FIEAC,  a Associação Comercial e a prefeitura de Cruzeiro do Sul nessa sexta-feira,  15. Entre os assuntos estavam a parceria com a prefeitura em consultorias, projetos e ações, prorrogação do Alvará 2020 por 6 meses,  isenção de IPTU para a Indústria, parcelamento do imposto   em 10 vezes, criação de conselho consultivo da indústria, comércio, serviço e agricultura.

A reunião entre o prefeito Zequinha Lima,  o presidente da Federação das Indústrias do Acre,  Adriano Silva,  a representante da instituição no Juruá,  Janaína Terças e o presidente da Associação Comercial,  Luís Cunha, ocorreu  na sede da Associação Comercial do município .

Para  José Adriano, a aproximação da prefeitura de Cruzeiro do Sul junto à indústria e o comércio possibilita o enfrentamento de situações que surgem como desafios para este ano, que segue com a pandemia de coronavirus.

“Agradecemos à disponibilidade do prefeito em tratar desses assuntos porque o ano se inicia apresentando inúmeras dificuldades . Tem assuntos urgentes como nossas regularizações parafiscais que a gente tem para 2021, que abrem todas as portas, ou seja, mantém as portas abertas do empresário, o que é a nossa maior preocupação.   E viemos deixar nossa parceria  pra que a gente faça um trabalho conjunto pelo bem da sociedade de Cruzeiro do Sul. Estamos disponibilizando para o município,   consultorias na parte econômica que possa favorecer nas orientações e decisões do prefeito”, destacou

O presidente da Associação Comercial de Cruzeiro do Sul agradeceu ao prefeito Zequinha  pela disponibilidade de ouvir as instituições. “O momento que a gente vive realmente requer essas parcerias e  esse diálogo. Colocamos a nossa Associação comercial como um local de encontro, para que a gente promova essas rodadas de diálogo para  encontrar a melhor solução para superarmos essa crise em que vivemos e a melhor forma de aquecermos a economia na nossa cidade”, concluiu.

Zequinha lima destacou os  dois setores como   fundamentais para o desenvolvimento da região e disse que poderá rediscutir a questão fiscal como  forma de  motivar  as  empresas a continuarem funcionando .

“ Vivemos um momento delicado onde muitas indústrias e empresas estão se esforçando para não fechar suas portas, e tem algumas questões relacionadas a situações fiscais que temos que rediscutir, para motivar e incentivar essas empresas a continuarem com as portas abertas, como IPTU, alvará de funcionamento, reduzir a burocracia, trazer a informatização, discutindo com as instituições que já tem essa experiência, e levando ao fim benefícios para toda população. Quero agradecer ao Adriano, a Janaína e ao Luís”, citou o prefeito  Zequinha.

Continuar lendo

Destaque 4

Mailza, Gladson e Alcolumbre enviam 50 cilindros de oxigênio doados por artistas para Manaus

Publicado

em

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC), o governador Gladson Cameli o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) se mobilizaram junto ao Ministério da Saúde para viabilizar o envio de cinquenta cilindros de oxigênio hospitalar doados por artistas ao estado do Amazonas, que vive um colapso. Os novos equipamentos serão usados para a oxigenação de pacientes internados por causa da covid-19.

“Assim que soube dessas doações, eu e o Gladson, articulamos com o presidente Davi Alcolumbre para envio dos cilindros o mais rápido possível. Encaminhei ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello pedindo o transporte do material doado, ele prontamente nos atendeu e já providenciou o envio e em breve chegará a Manaus. Estamos nessa corrida contra o tempo e nossa prioridade é salvar vidas”, informou a senadora Mailza.

Famosos se movimentam para doar cilindros de oxigênio para Manaus

Após a capital amazonense entrar em colapso em meio à pandemia do coronavírus devido ao aumento sem precedentes de pacientes infectados pela Covid-19 e ficar sem oxigênio, famosos como Tirullipa, Tata Werneck, Simone, Marília Mendonça e Tierry fizeram uma campanha de doação e conseguiram doação de mais de 150 cilindros para o estado.

Continuar lendo

Destaque 4

Polícia Federal desencadeia operação em Cruzeiro do Sul contra fraudes no Auxílio

Publicado

em

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira, 15, em Cruzeiro do Sul, a Operação ÓFELOS, cumprindo dois mandados de busca e apreensão na casa de acusados de fraudes ao Auxílio Emergencial, pago pelo governo federal em decorrência da pandemia do novo coronavírus, ocorrida em 2020. Durante a Operação, a PF recuperou uma motocicleta roubada que estava na casa de um dos suspeitos.

“O objetivo é desarticular ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e, por consequência, atingem a toda a parcela da população que necessita dos valores. Importante destacar à população que todos os pagamentos indevidamente realizados são objeto de análise por parte da Polícia Federal e das demais instituições integrantes da EIAFAE. Portanto, se orienta fortemente àqueles que requereram e receberam as parcelas não preenchendo os requisitos do Art. 2º da Lei nº 13.982/2020 que realizem a devolução dos valores, sob pena de estarem passíveis de ter sua ação objeto de investigação criminal”, cita a assessoria.

A linha de trabalho adotada importa que os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares são processados dentro de ferramentas estabelecidas pela Polícia Federal, buscando identificar a atuação de organizações criminosas e conjuntos de fraudes com denominadores comuns (fraudes estruturadas).

O nome da Operação faz alusão a expressão grega “ÓFELOS”, que significa “benefício” em Grego, haja vista que a dupla envolvida nos mandados eram os beneficiados de fraudes nos pagamentos de auxílio emergencial (Lei 13.982/2020), constantes da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial – BNFAE.

Segundo a Assessoria de Comunicação da PF, as medidas são parte de uma estratégia integrada de atuação contra as fraudes ao auxílio emergencial (EIAFAE), da qual participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania Caixa Econômica , Receita Federal, Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União, no escopo de identificar a ocorrência de fraudes massivas e desarticular a atuação de organizações criminosas.

Continuar lendo

Destaque 4

Jenilson elogia empenho de servidores da saúde do Acre e lamenta situação de Manaus

Publicado

em

O deputado estadual e médico infectologista Jenilson Leite (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 14, com os integrantes dos sindicatos da saúde para falar sobre esse momento de pandemia e ouvir reivindicações da categoria acerca desse momento de pandemia.

O parlamentar elogiou os trabalhos realizados pelos servidores nesse momento crítico e colocou o seu mandato à disposição da categoria.

“Aqui no Acre, se a nossa população não passar usar máscara em todos os ambientes, e se a vacinação não alcançar pelo menos 50% de nossa população, certamente teremos muitos óbitos pela frente, infelizmente. Hospitais lotados, servidores sobrecarregados, o resultado já estamos vendo Brasil afora”, salientou.

Em outra parte da reunião, Jenilson lamentou a situação de Manaus (Amazonas), que registra diariamente mais de 100 óbitos por dia em decorrência do vírus e voltou a alertar para a necessidade do uso da máscara. “É a melhor maneira de parar a fila da morte, enquanto a vacina não é liberada pela Anvisa”, pontuou.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas