Conecte-se agora

IML de Cruzeiro do Sul não funciona e corpos permanecem dentro de rabecão sem refrigeração

Publicado

em

Como o necrotério do Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul funciona junto ao Instituto Médico Legal (IML), por causa do risco de contaminação pela Covid-19, os serviços do órgão foram suspensos no local. Os médicos legistas e servidores temem o contágio por causa da proximidade com os corpos de mortos com suspeita ou confirmação do coronavírus.

Os corpos passaram a ser deixados dentro do rabecão, mas o carro não tem refrigeração. Procedimentos mais simples também passaram a ser feitos dentro da viatura do órgão.

O coordenador da Polícia Civil Juruá, delegado Vinicius Almeida, disse que médicos legistas e servidores ficam extremamente vulneráveis ao vírus, e somente em casos de extrema necessidade, os médicos legistas vão abrir os corpos dentro do IML. “Mesmo sem abrir é possível definir a causa da morte”, afirma o delegado lembrando que tentou transferir o órgão para o Hospital Dermatológico, o que não foi possível.

Ele cita que o funcionário que auxilia o médico na necropsia, faz parte do grupo de risco, tem hipertensão e diabetes. “Os corpos que necessitarem do nosso serviço terão que permanecer no veículo onde serão vistoriados pelos legistas, e em seguida, liberados para as funerárias porque quem trabalha no IML, percorre delegacias realizando exames de corpo de delito em presos, o que colocaria em risco todos os policiais”.

Casos como exame de conjunção carnal, para constatação de estupro serão feitos na maternidade.

Corpo no rabecão

E foi dentro do rabecão do IML, estacionado ao lado da Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul, que a família de Marcos Douglas Oliveira encontrou o corpo dele na manhã deste domingo, 17. O rapaz morreu por volta de 1h da madrugada e o corpo permaneceu na viatura até ser recolhido pela funerária, às 08h da manhã.

A prima do morto a agente de saúde, Kátia Oliveira, conta que “o médico legista mexeu no corpo dentro do carro mesmo, mas não pôde atestar a causa da morte, que parece ter sido por infarto. Ficou uma coisa meio sem explicação e não temos culpa em não ter um local adequado para o trabalho do IML”, desabafou.

Segundo o médico Fábio Pimentel, coordenador local do IML, o corpo do rapaz não apresentava lesões ou marcas de violência.

Anúncios

Cotidiano

INSS prorroga interrupção do bloqueio de benefício por falta de prova de vida

Publicado

em

O Governo Federal editou nesta quarta-feira (20) a portaria 1.266 que prorroga a interrupção do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida.

Ou seja: os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida não terão seus benefícios bloqueados nos meses de janeiro e fevereiro.

A medida se dá por causa da pandemia da Covid-19. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelo bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Continuar lendo

Cotidiano

Quarta será de sol entre nuvens com possibilidade de chuvas no decorrer do dia

Publicado

em

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informa que esta quarta-feira, 20, será de céu nublado a encoberto com possibilidade de pancadas de chuvas e trovoadas no oeste do Acre.

A temperatura mínima está prevista para 21º e a máxima 29º. Segundo o climatempo, a probabilidade de chuvas é de 90%.

Na região do Alto Acre, que engloba as cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri, as temperaturas devem oscilar entre a mínima de 22°C e a máxima de 31ºC.

Na região do Baixo Acre, a mínima será de 22°C e máxima de 32ºC e no Vale do Juruá os termômetros ficam entre 22ºC e 28ºC.

No Purus e Tarauacá/ Envira, a variação de temperatura fica entre a mínima de 23°C e a máxima de 29°C.

Continuar lendo

Cotidiano

Açougueiro, cozinheiro e mecânico: veja as 44 vagas do SINE desta quarta-feira

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 20, o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 44 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos podem verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182 ou 68 3224-5094.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Lembrando que, os interessados devem entrar no portal Emprega Brasil, do Ministério do Trabalho, através do link https://empregabrasil.mte.gov.br/ e clicar em cadastrar. Lá você cria sua conta e consegue acessar todos os serviços digitais do governo, inclusive o Sine.

Continuar lendo

Acre 01

Com veto da Reforma, Flávio Silva deve deixar de ser “tampão” para ser efetivado na Casa Civil

Publicado

em

Com o governador Gladson Cameli vetando integralmente o texto da Reforma Administrativa aprovado pela Assembleia Legislativa em dezembro do ano passado, os planos para a criação da Secretaria de Governo (Segov) foram adiados pelo menos por enquanto.

A nova pasta iria substituir a Secretária de Casa Civil nas articulações institucionais e políticas e não tinha tinha titular definido ainda já que a vontade do chefe do executivo era ter o secretário de saúde, Alysson Bestene, comandando a super secretaria, mas por não ter substituto a altura na Sesacre, Cameli preferiu mantê-lo onde está.

À interlocutores, o governador já vinha dando sinais que a sanção da Reforma lhe traria mais problemas do que soluções, sem contar que ainda existia a pressão da base aliada que não estava satisfeita com o corte de mais de 300 cargos na estrutura de governo. É possível que após a vacinação contra Covid-19, um novo texto seja encaminhado o legislativo com muito mais modificações e até mesmo a criação de mais espaços na estrutura do Estado não está descartado.

O fato é que o veto fez com que um de seus principais assessores, Flávio Silva, que está comandando interinamente a Secretária de Casa Civil, deva ser efetivado no cargo, deixando de ser um “Tampão”, na ausência do ex-secretário Ribamar Trindade, que foi exonerado do cargo e logo em seguida tomou posse como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre.

Silva conta com apoio de Cameli e aliados para deixar a Casa Civil mais dinâmica e leve em 2021 e tem caminho livre para deixar as articulações visando a reeleição do governador mais palpáveis em 2022.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas