Categories: Blog do Crica Notícias Política

Progressistas batem o pé e anunciam candidatura à PMRB

Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

A declaração de ontem do governador Gladson Cameli ao BLOG DO CRICA de que a chapa que considera ideal para disputar a prefeitura de Rio Branco é formada pela prefeita Socorro Neri (PSB) e por Marfisa Galvão (PSD), não inibiu o PROGRESSISTAS, partido do governador, de lançar candidato próprio à PMRB. A senadora Mailza Gomes (PSD) –foto – falou ontem ao BLOG que nada mudou nos planos do partido de disputar a prefeitura da capital. E adiantou em primeira mão que o nome do candidato a prefeito pelo partido será divulgado numa reunião na próxima quarta-feira, em Rio Branco. Adiantou que a sigla vai escolher entre José Bestene, Tião Bocalom e Ney Amorim. Na avaliação da senadora, o governador Gladson Cameli vai acabar apoiando o candidato que o PROGRESSISTAS lançar para a disputa da PMRB.


NOVO CENÁRIO
Com a declaração da senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) cria-se um cenário conflitante na sucessão municipal, no grupo do governador Gladson Cameli. Este, externando querer apoiar a prefeita Socorro Neri (PSB) e o PROGRESSISTAS que ele apoie um nome do partido.


CEREJA DO BOLO
O PROGRESSISTAS também sonha com uma chapa própria e que tenha a Marfisa Galvão (PSD) de vice, já tendo havido conversas anteriores com ela e seu marido, o senador Sérgio Petecão (PSD). O senador Petecão tem dito que deve seguir o nome apoiado pelo governador Gladson.


LONGE DO CONFRONTO
A minha longa experiência no jornalismo político aponta no sentido de que considera difícil um quadro em que o governador Gladson Cameli esteja em um palanque e o PROGRESSISTAS em outro, até porque Gladson é a sua maior liderança; está no poder, e tem a caneta na mão.


NINGUÉM MATA A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Quem é a maior liderança hoje dentro do PROGRESSISTAS? Pergunta que não é difícil de responder: o governador Gladson Cameli. Todos os três nomes anunciados pela sigla como disputando a indicação para disputar a PMRB, de uma forma ou de outra dependem do governo, uma briga seria matar a galinha dos ovos de ouro. Não creio, pois, em rebeldia.


UM HUMANISTA ACIMA DE PARTIDO
Não se pode se apequenar apenas como petista a figura do Abrahim Farhat, o Lhé, ou “Brachula”, como o chamava o jornalista José Chalub Leite, nas visitas que ele fazia á redação do jornal O RIO BRANCO, na década de 70, onde eu trabalhava, para defender a Palestina, os posseiros, os Direitos Humanos. Sua figura transcedia um único rotulo. Mas na política, o PT era só um dos seus emblemas. Adorava o Lula. Mas nunca foi um radical, um rancoroso, ao contrário, era do diálogo, uma figura generosa. Era antes de tudo um pacifista.


OS SONHOS QUE O EMBALAVAM
Vários sonhos embalaram sua vida. Ver o Lula livre, que Galvez fosse reconhecido como um libertador do porte de Simón Bolivar; que fosse declarada área de proteção ambiental o aquífero da capital, ver criado o Estado da Palestina, que fosse localizada e retornada ao patrimônio público a corrente citada na história do Acre, supostamente esticada sobre o Rio Acre para impedir o trânsito dos vapores bolivianos, enfim, sempre lutou a luta do bem e da paz.


POUCOS SE LEMBRAM
Poucos se lembram das suas lutas. Vou citar duas: a criação do Sindicato das Lavadeiras e o Sindicato das Empregadas Domésticas. Foi quem encabeçou solitário com uma lança em punho a briga pelo reconhecimento sindical destas categorias. O Lhé era despojado de vaidade. O seu visual era de roupas simples, calçando uma sandália, e sempre querendo ajudar alguém.


DERROTA DO PT
Na última entrevista que me deu ano passado, publicada neste BLOG, debitou a derrota do PT na eleição ao partido ter se afastados dos sindicatos, e pors suas lideranças terem se encastelado em cargos de confiança e deixado as lutas das ruas. Sonhava com a aliança PT-MDB. Adorava o Flaviano Melo (MDB). Com o Lhé, não havia barreiras a uma boa conversa. Que Aláh o receba em seu paraíso, meu bom amigo! A Palestina está de luto. Lhé lutou sempre a boa luta. Espero que tenha encontrado as dez mil virgens prometidas por Maomé.


PROJEÇÃO DE UM TUCANO
Projeção de um tucano de alta plumagem feita a um amigo: “se o Gladson apoiar a Socorro Neri o segundo turno será ela e o Minoru; se não apoiar, será o Minoru e o Roberto Duarte”.


PLANO FRUSTRADO
Na verdade, os dirigentes tucanos tiveram o seu principal sonho da eleição municipal fustrado, que era o PROGRESSISTAS estar no seu palanque indicando o vice de Minoru Kinpara, junto com o governador Gladson Cameli. Mas não soube costurar o cenário, que seria o ideal.


TAMBÉM NÃO FEZ POR ONDE
Lembro de uma entrevista que fiz com o deputado federal Flaviano Melo (MDB), no início do ano passado, em que este previa que a chapa para a disputa da PMRB seria Roberto Duarte (MDB), com um vice do PROGRESSISTAS. Mas os ataques virulentos do Duarte ao governador Gladson Cameli, eleito como seu alvo no mandato, acabaram com o sonho do MDB.


 NÃO TEM DO QUE RECLAMAR
Mas, o MDB não tem muito do que reclamar. Qual o governador que apanhasse todas as sessões de um deputado de um partido fosse apoiar um nome deste partido a uma candidatura majoritária? Ao não ser que, este governador fosse um masoquista.


PERDEU A OPORTUNIDADE
O presidente Jair Bolsonaro perdeu a grande oportunidade de estar nesta pandemia liderando o país unificado, e falando a mesma linguagem com governadores e prefeitos sobre a condução do sistema de saúde. Ao contrário, optou pela contenda, por querer impor a sua vontade, o que dividiu a Nação, e com os casos do Covid-19 aumentando. Não sei onde vamos parar!


#DR.RAIZ, JÁ!
Está todo mundo lançando o seu candidato para Ministro da Saúde, então lanço a minha campanha: #Dr.Raiz, já!


DOIS MIL CASOS
A previsão dos que está à frente do sistema de saúde no Acre é que o Estado já atinja ao longo da semana que vai entrar os seus dois mil casos de infectados pelo Covid-19. Mas tem quem continue levando o caso na brincadeira, mesmo com o quadro e o número de mortos.


O THOR ESTAVA CERTO
O médico infectologista Thor Dantas estava certo quando previu que o sistema estadual de saúde poderia entrar em colapso, caso não fosse seguida a regra do isolamento social. Foi atacado na sua honra, chamado de alarmista, não pouparam nem sua mãe, mas os tempos mostraram que os irracionais estavam errados. Numa pandemia não cabe a politicagem.


CONDUZINDO BEM
O presidente da ALEAC, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), vem cobduzindo bem as sessões não presenciais, deixando o debate correr livre e colocado em pauta os projetos para decidir nos votos. No parlamento, vence a maioria, alguns da minoria ainda não entenderam.


NÃO VÃO DERRUBAR
Já disse aqui neste espaço que, os adversários políticos do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), que disputam a sua sucessão, não vão conseguir lhe derrotar criando factóides. Para lhe derrotar, só nas urnas, que sabem não ser nada fácil.


PEGAR A IDÉIA
A SESACRE poderia pegar a idéia lançada pelo médico Carlos Beirute do Estado de comprar  1 milhão de máscaras para distribuir e comprar 1 milhão de testes rápidos para saber quem está ou não contaminado, e fazer um bolsão de isolamento. Tem que sair da mesmice na pandemia. Não pode apostar no pior, sem usar novos caminhos, viu secretário Alysson Bestene!


DEIXAR EXPLICADO
E deixar explicado que, o médico Carlos Beirute não vende máscaras e nem testes rápidos.


BREQUE NAS VIAGENS
O Covid-19 brecou o plano de vôo do prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, que já estava com 158 mil reais no orçamento para o pagamento de passagens. Ficou a economia ao município.


FRASE MARCANTE
“As pegadas na areia do tempo não são deixadas por quem está sentado”. Ditado Bérbere.


Share
Published by
Luis Carlos Moreira Jorge

Recent Posts

Sistema de emissão de nota do RS usado no Acre não será afetado na cheia

A crise enfrentada pela população do Rio Grande do Sul, onde os temporais já deixaram…

05/05/2024

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte

O homem de nome Júlio, levado na última sexta-feira, 3, como refém em uma ação…

05/05/2024

O prato frio e a breve história do Galo e da Pérola

O Progressistas não sabe o que fazer com a decisão que resultou na expulsão de…

05/05/2024

Homem é preso por maus-tratos contra a mãe no Pará

Um homem foi preso suspeito de maus-tratos contra a própria mãe, no município de Inhangapi,…

05/05/2024

Montadora chinesa de carros elétricos avalia abrir fábrica no Amapá

A GAC Motor, montadora chinesa e uma das maiores fabricantes globais de automóveis e peças,…

05/05/2024

Fazenda aprova empréstimos bilionários ao Governo do Amazonas

O Ministério da Fazenda aprovou mais dois pedidos de empréstimos do Governo do Amazonas com…

05/05/2024