Coronel Emílio é candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul

O tabuleiro das eleições municipais de Cruzeiro do Sul ganha mais uma peça: o ex-comandante da Polícia Militar da cidade e ex-candidato a deputado federal, coronel Emílio.
O militar diz que está sendo procurado por lideranças políticas, mas não cita ainda possibilidade de alianças e nem partido. “Nas eleições passadas entrei no último instante, sem grandes aliados, sem condições financeiras, apenas com um pequeno grupo que almejava mudança e conseguimos muito.
Alcançamos resultados significativos além de aprendizados valiosos a respeito de como as coisas realmente acontecem. Mas o sentimento permanece, bem como a vontade de fazer uma política diferente”.
Por enquanto, segundo ele, está concentrado na nova missão militar. Foi nomeado pra comandar o CPO II e o CPO III , que inclui todos os municípios do acre de Assis Brasil a Marechal Thaumaturgo, excluindo Rio Branco, Bujari e Porto Acre: um total de 19 cidades, sendo o elo administrativo entre os batalhões e o comando geral. “Por enquanto tudo é possibilidade. O cenário atual que enfrentamos com a Covid-19 requer cuidados e empenho de minha parte.”
Na eleição de 2018, em Cruzeiro do Sul, o coronel Emílio teve menos voto do que Jéssica Sales e Rudiley Estrela e mais do que César Messias, Henrique Afonso e Perpétua Almeida.

A jovem Deusiane Maciel Ferreira, 20 anos, foi encontrada morta com 11 facadas na noite deste sábado, 27, próximo ao Canal do Remanso, em Cruzeiro do Sul.
Segundo testemunhas, ela foi vista caída por moradores em uma área de mata. O SAMU foi chamado, mas apenas atestou o óbito. O corpo de Deusiane foi levado para o Instituto Médico legal (IML). A Polícia Militar faz buscas por mais informações sobre o caso para chegar ao autor do crime.
Ainda não há confirmação se ela morava na localidade e se o crime foi cometido no lugar onde o corpo foi encontrado.

Foto: Marcos Santos/Secom
O número de mortes por Covid-19 no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul não para de subir. Seis pessoas vítimas da doença morreram no local de sexta- feira, 26, até a manhã deste sábado (27). Uma das vítimas foi levada para Mâncio Lima, 4 foram enterrados no Cemitério Jardim da Paz em Cruzeiro no início da noite de ontem e 1 na manhã de hoje.
O administrador do cemitério Jardim da Paz em Cruzeiro do Sul, Auricélio Lima, confirma os enterros. “Nós enterramos 4 à boca da noite de sexta e por volta das 3 da madrugada já de hoje, sábado, nos acionaram novamente, mas fizemos o enterro agora cedo porque a equipe estava muito cansada”, contou.
No final de semana passado, 8 pessoas morreram por coronavírus no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul.
Na segunda onda da doença no município, o número de mortes é maior. No dia 12 de abril do ano passado foi descoberto o primeiro caso de Covid-19 em Cruzeiro e no dia 13 de maio, houve a primeira morte no Hospital do Juruá. Era uma idosa de 84 anos de Tarauacá, que teve de ser enterrada em Cruzeiro devido à proibição de traslado de corpos para cidades distantes.
Para cidades próximas, como Mâncio Lima e Rodrgues Alves, também já houve proibição de traslado, medida que não está mais em vigor.
Até o último dia 12 de fevereiro, haviam 158 corpos enterrados na ala Covid-19 do Cemitério Jardim da Paz. A área do cemitério é de 5 hectares e foi comprada e implantada pelo ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

A cidade de Cruzeiro do Sul, uma das regiões atingidas pelas fortes chuvas e enchentes dos últimos dias, recebeu na última quarta-feira, 24 de fevereiro, dois pontos de conexão de internet banda larga via satélite do programa Wi-Fi Brasil.
A instalação foi feita durante visita do presidente Jair Bolsonaro ao Estado. Na ocasião, o presidente entregou ainda 13,5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, recém chegadas da Índia, e sobrevoou as áreas atingidas. Outras 8,4 mil doses da Sinovac também foram enviadas ao Acre.
Os pontos vão beneficiar mais de 5 mil habitantes que vivem nas regiões de Vila Santa Luzia e Comunidade Santa Rosa. Sensibilizado pela situação que enfrenta o estado do Acre, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, determinou o envio dos pontos do programa que já está presente em todos os estados do Brasil com mais de 13 mil pontos de internet. As antenas foram instaladas no Centro Multiuso, na comunidade Santa Rosa; e, na Unidade de Saúde da Vila Santa Luiza, instalada com sinal livre de internet de alta velocidade e gratuita.
Com 4.500 habitantes, a região da Vila Santa Luzia é, até agora, a área mais populosa atendida pelo programa Wi-Fi Brasil Livre em todo o país. A conexão vai beneficiar ainda a agricultura familiar, principal atividade econômica da região de Santa Rosa. No Acre, o programa Wi-Fi Brasil já instalou 276 pontos de internet.
“Os locais são isolados e de difícil acesso. Só para se ter uma ideia, parte do trajeto até o local da instalação foi feita de barco pelas equipes da Telebras, que é parceira do MCom no projeto. Com a visita do presidente à região, enviamos ainda doses da vacina AstraZeneca/Oxford e, claro, o nosso total apoio e sensibilidade ao estado que vivencia uma situação bastante delicada neste momento”, ponderou o ministro Fábio Faria.
Atualmente, há cerca de 13 mil pontos do programa espalhados por quase 2.900 cidades brasileiras. Os equipamentos públicos mais atendidos são as escolas, onde estão instaladas mais de 9.600 antenas, especialmente em regiões rurais, além de postos de saúde, com 1.200 unidades. O programa atende também aldeias indígenas, quilombos, telecentros, postos de fronteira, entre outros.

Terá alta da Maternidade de Cruzeiro do Sul neste sábado, 27, o bebê que nasceu na última quinta-feira de parto cesárea, filho de uma paciente de Santa Rosa, que está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com Covid-19. Segundo o gerente administrativo da Maternidade, Raudinei Queiroz, o menino não fez teste de coronavírus. “Não foi feito porque não há critérios, nem sintomas. O médico pediatra que deve solicitar pela avaliação e dele não foi necessário”, explica.
O menino nasceu com desconforto respiratório moderado, mas teve acompanhamento da fisioterapeuta e vai para casa com a avó materna.
A mãe da criança, que mora em Santa Rosa, foi transferida com Covid-19 para o Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul nesta semana. Na quinta, a equipe médica da unidade hospitalar acionou os profissionais do Hospital da Mulher e da Criança, que avaliaram a necessidade do parto via cesárea para salvar a criança.
A mãe, com 35 semanas de gravidez, foi levada à maternidade onde teve o filho, mas logo depois do parto, com falta de ar, teve que retornar para o HC. Na Maternidade, não há UTI obstétrica, somente leitos neonatais. “Na Maternidade não temos UTI obstétrica e em caso de necessidade as pacientes são encaminhadas para o Hospital do Juruá. Temos somente as UTI neonatais para os recém-nascidos”, conta o gerente.
O médico pediatra Rondney Brito, que atuou no parto, diz que a criança está estável. “O procedimento cirúrgico ocorreu sem nenhum problema e a criança nasceu saudável apesar do desconforto respiratório”, relata.
-
Destaque 6
Acordo põe Supermercados e lojas de material de construção fechados nos finais de semana
-
MEDIDA EXTREMA
Gladson estuda flexibilizar comércio de segunda a sexta e lockdown aos sábados e domingo
-
Cotidiano
Ex-servidor do Idaf que legalizava furtos de gados é preso em operação no Acre
-
PROMESSA CUMPRIDA
Gladson assina decreto convocando 325 concursados da Polícia Militar
-
PROMOÇÃO
Companhia lança passagens aéreas de ida e volta por R$ 606 de Rio Branco para São Paulo
-
SOBRE RACHADINHAS
Bolsonaro se irrita com pergunta e encerra coletiva no Acre
-
DENÚNCIA
Delegado do Acre entrega carta a Bolsonaro denunciando perseguição da Civil e PGE
-
TRIBUNAL DO CRIME
Jovem desrespeita “gata” de faccionado e é punido com panada de terçado no Belo Jardim