Conecte-se agora

Comissão aprova audiências para debater recriação da SGA e PL da terceirização da saúde

Publicado

em

A Comissão de Serviço Público da Assembleia Legislativa confirmou na tarde desta quinta-feira, 14, a realização de audiências públicas para debater os projetos de lei que desmembra a Secretaria de Planejamento da parte de Gestão Administrativa e o que cria o Instituto de Gestão em Saúde do Acre (Igesac), apontado por sindicatos como a terceirização da saúde.

A audiência virtual deve ocorrer na segunda-feira, dia 18 de maio, por volta das 15 horas, para debater os dois temas. Sindicalistas, promotores, representantes da PGE e outros serão convidados.

Depois de muito debate, o relator do PL do Igesac, José Bestene, acatou a realização da audiência pública.

Anúncios

Destaque 3

Lotes da CoronaVac são levados ao setor de Imunização e Rede de Frio no Acre em Rio Branco

Publicado

em

A carga que trouxe mais de 40 mil doses da vacina CoronaVac, que será utilizada no combate aos efeitos da Covid-19, chegou por volta das 6h15 desta terça-feira, 19, ao aeroporto internacional de Rio Branco. De lá, seguiu num longo comboio até a Divisão Estadual de Imunização e Rede de Frio, também na capital acreana.

Equipes da secretaria estadual de saúde (Sesacre), Ministério da Saúde, do governo do Acre, Polícia Militar, Federal e Rodoviária Federal acompanharam a escolta durante o percurso.

Informações preliminares apontam que uma carga da vacina será encaminhada a Sena Madureira ainda nesta terça-feira por meio de transporte aéreo.

Uma coletiva está marcada para ocorrer na manhã de hoje no Pronto-Socorro de Rio Branco, onde haverá a vacinação da primeira profissional de saúde do estado.

Assim que chegou ao destino com as vacinas, o governador Gladson Cameli pediu que as pessoas não percam a fé. “Não tem vacina para todo mundo ainda, mas estamos iniciando. É com fé, união e parcerias que movemos montanha”, disse.

Continuar lendo

Destaque 3

Vacina começa a ser repassada ainda na manhã desta terça-feira (19) aos municípios acreanos

Publicado

em

Três profissionais de saúde serão vacinados contra a Covid-19 na cidade de Rio Branco como símbolo do início da campanha para imunizar a população do Acre. Além deles, idosos que vivem em abrigos serão imunizados para marcar o início da campanha no Estado.

Em seguida, as caixas com a vacina serão levadas para os municípios.

O imunizante tem de ser mantido a –2 graus centígrados e o Programa Estadual de Imunização já tem tudo pronto para iniciar o repasse deste 1o lote às prefeituras do Acre.

O governador Gladson Cameli lamentou que neste momento a vacina não é suficiente para todos mas assegurou que a população será imunizada e que o Acre irá vencer a Covid-19.

Continuar lendo

Destaque 3

Avião da FAB que traria vacina nesta segunda não decola de Manaus devido ao mau tempo

Publicado

em

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que iria desembarcar por volta das 23 horas desta segunda-feira, 18, em Rio Branco (AC) com as 41 mil doses da CoronaVac irá se atrasar devido ao mau tempo no Acre.

Segundo o Governo do Acre, o voo que chegaria com as vacinas não decolou de Manaus (Amazonas), como previsto.

Em Nota, o Governo informou que tão logo tenha informações precisas, o novo horário de pouso da aeronave será divulgado.

A coletiva de imprensa que estava marcada para às 8h desta terça-feira, 19, também foi adiada.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre recebe vacinas contra Covid-19 e já deve enviar ao interior nesta segunda-feira

Publicado

em

O governador Gladson Cameli recebeu no início da manhã desta segunda-feira, 18, em São Paulo, as doses da vacina Coronavac contra a Covid-19 no centro de logística e distribuição do Aeroporto de Guarulhos.

O Acre recebeu doses proporcionais à população. Serão vacinados já nesta semana aqueles que compõem a Fase I do Plano Nacional de Imunização. Nesta primeira leva, o Acre recebe 41 mil doses da vacina.

O secretário estadual de saúde, Alysson Bestene, garante que toda a logística já está toda montada e os profissionais estão aguardando. “Dependendo da hora que chegar em Rio Branco, nós vamos começar a fazer a distribuição para o interior do Acre, onde todos os municípios serão atendidos, em parceria com as prefeituras, para a imunização do povo acreano”.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, todas as seis milhões de doses adquiridas pelo governo federal por meio do Instituto Butantan serão distribuídas ainda nesta segunda para todos os estados e a vacinação dos grupos que compreendem a primeira fase está autorizada já a partir das 17 horas, no horário de Brasília.

Já estão aptos a receber a vacina no estado 244 pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas, 12.815 indígenas e 6.343 profissionais da saúde, totalizando 19.402 pessoas na primeira fase.

O governo do Acre deixou claro que possui seringas em estoque, locais para armazenamento das doses e plano de imunização prontos, esperando apenas o envio das vacinas pelo governo federal. Com a Coronavac, o plano é adquirir 700 mil doses da vacina e imunizar 350 mil pessoas. Já com a vacina da Oxford, a aquisição será de 500 mil doses e o plano é imunizar 230 mil pessoas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas