Filhote de preguiça é resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul

Um filhote de bicho-preguiça foi resgatado na noite dessa segunda-feira, 12, na rua José de Barro, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, na cidade de Cruzeiro do Sul. O animal foi retirado da via por militares do Corpo de Bombeiros, que receberam chamado de moradores da região.
Após o resgate, os bombeiros devolveram o animal à floresta. “Capturamos e fizemos a soltura longe de ameaças”, disse o porta-voz da instituição, Major Cláudio Falcão.
O resgate de animal é um dos mais requisitados no Acre. O Corpo de Bombeiros informou que já chegou a atender 300 chamados por mês em todo o estado.
Segundo a equipe, o filhote não apresentava sinais de desidratação, nem debilitado, apenas assustado. O animal foi devolvido ao seu habitat natural.

O Ministério da Saúde instituiu nesta segunda-feira (18) a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a Covid-19 nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.
Os serviços de vacinação públicos e privados que utilizam sistemas de informação próprios ou de terceiros poderão fazer a transferência dos dados de vacinação contra a Covid-19 para a base nacional de imunização, por meio do Portal de Serviços da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, conforme orientações do Ministério da Saúde.
A comprovação da vacinação contra Covid-19 poderá ser feita por meio do cartão de vacinação, nos termos do art. 390 da Portaria de Consolidação nº 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, ou do Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo serviço de vacinação ou pelo próprio cidadão, via aplicativo Conecte SUS disponibilizado pelo Ministério da Saúde.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-69-de-14-de-janeiro-de-2021-299306102

O governo federal publicou nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União a portaria 591, que prorroga a suspensão por 90 dias de procedimentos operacionais e de gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, em decorrência da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, pandemia da Covid-19.
A portaria suspende as ações especiais de pagamento; a aplicação dos efeitos decorrentes do descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família; e as medidas de bloqueio dos benefícios de famílias sem informação de acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Além disso, fica suspenso, pelo prazo de 90 dias, a partir de hoje o cálculo do fator de operação do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, para apuração do valor do apoio financeiro à gestão descentralizada nos âmbitos municipal, estadual e do Distrito Federal.
Transcorrido o prazo de 90 dias mencionado o cálculo do fator de operação do IGD-PBF passará a utilizar os dados mais recentes disponíveis da Taxa de Atualização Cadastral (TAC) e da Taxa de Acompanhamento da Frequência Escolar (TAFE), mantendo suspensa a atualização da Taxa de Acompanhamento de Saúde (TAS), por mais 90 dias.
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-mc-n-591-de-15-de-janeiro-de-2021-299285117

Você já deve ter ouvido em algum momento, mesmo que tenha sido com outra pessoa, a frase: “Você já está velho para isso”.
Judson Barros, hoje com 55 anos de idade, nunca concordou com a frase e fez mais do que discordar. O homem que nasceu em Carolina, interior do Maranhão, é prova de que nunca é tarde para correr atrás de seus sonhos.
Judson decidiu aos 45 anos iniciar o curso de direito e colocou como meta passar em um concurso público para delegado após a conclusão da faculdade.
Após longos anos de estudo, com mais de meio século de vida, Judson conseguiu aprovação em concurso público para delegado no Acre e no Piauí.
Ao optar pelo Acre, Judson foi alvo do próprio Estado que recorreu, já que a data máxima para o cargo estipulada pelo edital do concurso era de 40 anos. Ele não desistiu, entrou na justiça e ganhou o direito de assumir o cargo tão sonhado. Na decisão, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou que a imposição da idade máxima em 40 anos era uma regra discriminatória, inadequada e desproporcional.
A história de superação de Judson vai virar um livro. Escrito pelo próprio delegado, Judson conceitua a discriminação sofrida em função da idade como “etariofobia”. Ainda diz que a discriminação por idade efetivada pelo Estado é um precedente para que outras possibilidades de discriminação sejam implementadas. “O Estado que deveria promover a igualdade entre as pessoas é quem promove a discriminação, que neste caso não tem fundamento jurídico além de ser uma violência contra os direitos humanos”, afirma.
A situação, de acordo com o delegado, é de discriminação descabida que envereda pelo caminho da perseguição. De acordo com o STF e STJ a limitação de idade para o cargo de delegado de polícia não se justifica.
Além da questão judicial, o autor descreve no livro como foi a sua trajetória de estudante de Direito e como se preparou para a realização dos concursos. Esclarece que o mundo do concurso é altamente competitivo e da necessidade de uma preparação adequada.
O livro “DEPOIS DOS 45, NA PRORROGAÇÃO”, tem previsão de lançamento para o mês de março do corrente ano.
“É um livro que conta a história de um homem casado, pai de família, que entende aos 45 anos que estudar era a melhor alternativa. Fui para uma faculdade sem entender nem o que era o direito. Me dediquei, me esforcei e acreditei no que estava fazendo. Depois de concluir o curso, passei em vários concursos. Isso é uma demonstração de que os sonhos são possíveis de serem realizados. Só depende exclusivamente de acreditar que você pode realizar as coisas. A idade não tem importância”, afirma Judson.

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para o projeto “Medite com o Ifac”, uma iniciativa de enfrentamento durante a pandemia pelo novo coronavírus. As atividades serão realizadas de forma virtual pela plataforma Google Meet. Estão sendo ofertadas 250 vagas abertas ao público em geral.
O objetivo do projeto é promover mudanças de comportamento e hábitos em meio interno e externo ao Ifac. A expectativa é que, ao final do projeto, todos os envolvidos possam sentir-se mais confiantes, que tenham reduzido o nível de estresse, aumentado a capacidade de concentração, bem como melhorado a qualidade do sono, conforme explicou a coordenadora da ação, fisioterapeuta Roneres Costa.
“A meditação traz vários benefícios e tem sido estudada pela neurociência nos últimos anos como uma técnica promissora para mudanças comportamentais. Além de ajudar a administrar sentimentos como ansiedade, medo, insegurança, estresse, raiva, impaciência e intolerância, conseguimos através de técnicas de exercícios corporais e respiratórios ter resultados incríveis na saúde física e mental”, completou.
As aulas serão conduzidas por profissional especialista. Nos encontros virtuais serão realizados exercícios respiratórios, alongamentos, técnicas de consciência corporal, relaxamento e diálogos entre os participantes.
Ao todo, serão realizados quatro encontros por mês, sempre aos sábados, no horário de 14h às 16h. O projeto ocorrerá a partir de fevereiro até junho de 2021.
Inscrições
As inscrições para participação no projeto estão abertas até o dia 29 de janeiro. Para garantir uma vaga é preciso preencher e enviar o formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/FFZhU9waix1nmpqR9.
A meditação é uma das estratégias descritas na Cartilha do Sistema Único de Saúde, que possibilita o desenvolvimento integral do Ser, com ênfase na prevenção da saúde física e mental, tais como: redução de ansiedade, estresse, melhora do sono, percepção corporal e relações interpessoais.
-
OPORTUNIDADE
Detran vai abrir processo seletivo para 62 vagas em três cidades do Acre
-
Cotidiano
Bandidos matam bombeiro com tiro na cabeça por vítima não ter arma em casa
-
COLUNA HORA DO VENENO
Influenciadora digital evita “cancelamento” na internet com diagnóstico de Covid-19
-
Destaque 6
Banco do Brasil fechará agências em sete cidades do Acre
-
CONCURSO PÚBLICO
Edital do concurso da PF é publicado com vagas para o Acre
-
AÇÃO DA POLÍCIA
Membros do CV que mantinham família refém dentro de caminhão baú são presos
-
Notícias
Justiça Federal recebe pedido de adiamento do Enem no Acre
-
LUTO
Nota de Pesar