Menu

Prefeitura de Rio Branco diz que denúncia de Jarude é falsa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Prefeitura de Rio Branco divulgou uma nota pública afirmando que a denúncia de que a gestão de Socorro Neri teria comprado álcool em gel superfaturado 70%, encabeçada pelo vereador Emerson Jarude (MDB), é falsa


Ao tomar conhecimento de que a referida denúncia circulava nas redes sociais, a prefeita Socorro Neri solicitou à Controladoria Geral do Município que realizasse a devida apuração.

Publicidade

A gestão esclareceu que a aquisição de álcool em gel 70% foi realizada na segunda quinzena de março, no momento em que o país todo ressentia-se da falta dos insumos necessários à proteção dos profissionais de saúde, à medida em que, com a pandemia do novo coronavírus, houve uma procura muito superior de álcool em gel 70% do que a capacidade de produção das indústrias brasileiras. “Para refrescar a memória sobre um contexto tão recente, sugerimos a leitura de uma matéria de um site de notícias, do dia 15/03/2020, apontando de que o preço médio de 500 ml de álcool em gel 70% estava em torno de R$40,00, o que daria R$80,00 o litro. Nesse caso, o preço adquirido pela Secretaria Municipal de Saúde foi bem melhor. Vejam: https://economia.ig.com.br/2020-03-15/demanda-nacional-por-alcool-em-gel-cresceu-1700-este-ano.html”, aponta trecho do comunicado da PMRB.


Neri ressalta que a Prefeitura precisava desse produto, além de máscaras e luvas, para fornecer aos profissionais de saúde e manter as unidades de saúde e outros serviços essenciais funcionando. “Nossos profissionais de saúde precisavam e exigiam a imediata aquisição desses EPIs. O procedimento de “dispensa de licitação” foi realizado, por meio de cotação de preços com as empresas que garantiam a entrega no prazo necessário. Era isso que a situação exigia naquele momento e foi isso que a gestão municipal fez. O processo encontra-se disponível no Portal de Transparência, como exige a legislação e tem sido prática da gestão municipal”, enfatizou a prefeita


A prefeita afirmou que não dá para comparar o preço do litro de álcool em gel comprado no início da pandemia, com o preço praticado hoje, quando a produção e a procura já estão sendo equilibradas. “Essa é uma tentativa torpe e vergonhosa de tentar desqualificar o trabalho dos que estão, dia e noite, empenhados em minimizar os danos da crise em nossa cidade, por interesse meramente eleitoral”, disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido