Conecte-se agora

UPA do 2º Distrito tem movimentação intensa na noite deste sábado

Publicado

em

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, escolhida pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) como ponto de referência para casos do novo Coronavírus (Covid-19) desde o último dia 16 de Março, registrou uma movimentação intensa na noite deste sábado (18).

Segundo o videomaker do ac24horas, WhidyKennedy, no local tinha mais de 40 pessoas aguardando atendimento na Unidade, que está atendendo somente os casos suspeitos.

Ao circular na área externa da Unidade, o videomaker percebeu que a população estava mantendo os protocolos de distanciamento.

Ele registrou o momento em que um idoso, bastante apreensivo, passou mal na UPA, mas logo depois foi encaminhado a outro Unidade, já que não tinha os principais sintomas da doença.

Anúncios

Acre

Estudantes de medicina da Ufac recebem 1º dose de vacina

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 05, os 62 estudantes das turmas XVI e XVII da Universidade Federal do Acre (Ufac), que estão atuando na linha frente de combate à pandemia, receberam a primeira dose contra à Covid-19. Os acadêmicos internos foram vacinados no auditório da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco.

De acordo com informações, a imunização dos 102 alunos do curso de medicina da Uninorte ocorrerá na próxima terça-feira (9) na própria sede da instituição.

Desde 1º de outubro de 2020, os estudantes estavam atuando na linha de combate à pandemia, muitos deles atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, Hospital das Clínicas, Maternidade, Policlínica do Tucumã, Unidade de Pronto Atendimento da Sobral, Pronto-Socorro e Unidades de Saúde da Família (USFs), sem vacinação garantida.

O secretário municipal de saúde, Frank Lima, comemorou a vacinação dos alunos e citou que o governador Gladson Cameli e o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, ambos do Progressistas, estão empenhados em garantir a vacinação em massa da população.

A vacinação ocorreu após o ac24horas publicar uma matéria na qual os alunos alertavam o perigo de estarem na linha de frente sem a imunização necessária contra o vírus.

Na quarta-feira, 03, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em Nota alegou que os acadêmicos de medicina das turmas XVI e XVII da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte não foram vacinados porque a secretaria não recebeu a lista dos nomes que deveriam ser enviados pelas instituições.

O ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Richard Brilhante, que fez a ponte entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Acre (Ufac) para vacinação dos acadêmicos comemorou o início da vacinação.

“É um momento de muita alegria, pois mesmo sendo contemplados no plano nacional de imunização (PNI) e já estarem atuando no combate à Covid-19, os estudantes ainda não tinham sido imunizados pela prefeitura. O momento é de alegria e de esperança em dias melhores”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Leilão da Zona de Exportação do Acre será dia 25 de março

Publicado

em

O governo do Acre emitiu nesta sexta-feira (5), um aviso de licitação para leilão da Zona de Processamento de Exportação do Acre (ZPE/AC), localizada em Senador Guiomard.

O modelo da licitação é leilão de maior lance ofertado pelas ações  ordinárias e preferenciais do capital social da ZPE.

O edital pode ser retirado a partir do dia 10 de março deste ano através dos sites www.ac.gov.br, e www.licitacao.ac.gov.br

A data da abertura do leilão está prevista para 25 de março às 9 horas.

Continuar lendo

Acre

No Acre, desemprego é 7,2% maior entre as mulheres, segundo o IBGE

Publicado

em

O IBGE divulgou na quinta-feira (4) algumas das informações da 2ª edição das Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil, que analisa as condições de vida das brasileiras a partir de um conjunto de indicadores proposto pelas Nações Unidas.

Segundo os dados publicados, no Acre, em 2019, a taxa total de desocupação, em termos percentuais, de pessoas a partir de 14 anos de idade foi de 14,6%.

Ao ser desmembrada por sexo, verificou-se que a taxa de desocupação das mulheres foi de 18,6%. Entre os homens, esta média foi de 11,4% – uma diferença de 7,2 pontos percentuais.

Na taxa, são contabilizadas as pessoas que não têm trabalho, mas estão à procura de um. Os números foram organizados pelo Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

Continuar lendo

Acre

Prefeito de Xapuri informa que foi reinfectado pela Covid-19

Publicado

em

O prefeito de Xapuri, Ubiracy Vasconcelos (PT), voltou a testar positivo para o novo coronavírus, segundo ele mesmo informou em vídeo divulgado na página oficial da prefeitura no Facebook, no começo da noite desta quinta-feira (4).

Vasconcelos já havia feito um teste rápido com resultado positivo no ano passado, quando teve sintomas leves da doença. No diagnóstico obtido nesta quinta, o exame realizado foi o RT-PCR, também conhecido como “swab” (cotonete em inglês).

Durante o anúncio do boletim diário sobre os números da Covid-19, o prefeito Bira Vasconcelos disse que o município segue os decretos baixados pelo governo do estado e pediu que a população entenda o momento difícil que o país está passando.

Na transmissão, o prefeito lembrou que Xapuri já perdeu 26 vidas para a Covid-19, com a morte da funcionária pública municipal aposentada Antônia Alves de Abreu, de 67 anos, que foi a óbito no hospital de campanha do Into-Ac, nessa terça-feira (3).

Pelos dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Xapuri acumula 2.649 casos de Covid-19. Pelo Boletim Sesacre, o município é o segundo no Acre em incidência da doença, com taxa de mais de 12,8 casos por grupo de 100 habitantes.

Um dado que chama a atenção é relacionado ao aumento de mortes no município no começo de 2021. De 1º janeiro até 3 de março deste ano, ocorreram 11 óbitos por Covid-19 em Xapuri contra 15 registradas de abril a dezembro de 2020.

No último dia 1º de março, o secretário municipal de Saúde de Xapuri, Wagner Menezes, disse que o município vive o pior momento da pandemia de Covid-19 no que diz respeito ao agravamento dos casos registrados a partir do começo deste ano.

De acordo com o gestor, a pior situação quanto à curva de contaminações já havia ocorrido, mas não tinha chegado a um estágio tão delicado como o de agora, com cerca de 10 pacientes internados em estado grave em Rio Branco e até fora do estado.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas