Ilderlei Cordeiro conhece o processo de produção de máscaras feitas por reeducandas

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, visitou na tarde de quinta-feira, 16, o presídio Manoel Neri da Silva. No local está funcionando mais um polo de confecção de máscaras de proteção para servidores municipais e população em geral. Dez detentas estão trabalhando no processo de produção.
A iniciativa é uma parceria da prefeitura, governo do Estado, por meio do Iapen, e da Sema.
“Quero agradecer todas essas mulheres abençoadas que estão se doando para esse assunto tão importante. É assim que nós vemos o amor e o compromisso delas, que estão cumprindo suas penas e ajudando a sociedade”, disse o prefeito.
Segundo o diretor do presídio, Aslan Barbosa, bom comportamento foi o critério usado para escolher as reeducandas que estão trabalhando no projeto“.
A reeducanda J.M.C conta que essa é sua primeira experiência com a costura. “A gente se sente muito privilegiada. Mesmo sendo privada da liberdade, mas temos a consciência de que estamos ajudando pessoas lá fora”.

Com a preocupação de evitar aglomerações, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, se reuniu com representantes do Banco do Brasil na tarde desta quarta-feira, 27, para planejar uma forma de realizar o pagamento dos funcionários públicos sem tumultos. O prefeito divulgou o calendário anual de pagamentos dos servidores públicos municipais, que serão realizados em dias distintos de cada mês.
“Vai iniciar o pagamento dos servidores municipais e estaduais e nós estamos muito preocupados com o avanço da Covid-19 em nosso município. Então vim aqui, no Banco do Brasil, discutir formas para garantir, ao máximo, o distanciamento entre as pessoas que virão receber seus salários. Estamos procurando alternativas e vamos encontrar”, disse o prefeito.
Com a divulgação antecipada das datas, a gestão de Zequinha Lima busca proporcionar transparência e regularidade no repasse dos recursos, oferecendo aos servidores uma programação prévia ao saber a data de recebimento de seus vencimentos.
“As pessoas vão receber seus salários em dia e vão correr o menor risco possível”, afirmou o prefeito.
De acordo com o Secretário Municipal de Administração, João Pereira, a gestão realizará o pagamento de todos os servidores, provisórios e efetivos, dos diversos setores, no mesmo dia, sem distinção.
Veja abaixo o calendário anual de pagamento:

Prefeitura de Cruzeiro do Sul anuncia medidas para reduzir casos de Covid-19 na cidade
A nova cepa do coronavírus que circula em Manaus (Amazonas), segundo profissionais da saúde, já está em Cruzeiro do Sul. A informação foi da por uma médica que atua no Juruá e, para ela, esta seria a causa do contágio maior entre os jovens e aumento da gravidade dos casos e internações que vem ocorrendo no Hospital de Campanha da cidade. A afirmação é da infectologista Rita de Cassia Lima, que atua na saúde do Estado e do município.
Segundo a infectologista, a variante do vírus está levando pessoas jovens sem comorbidades direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Na minha opinião, essa variante está causando todo esse aumento de gravidade dos casos, por isso a população precisa se cuidar e usar máscaras”, explica ela, lembrando que o Hospital do Juruá está com problema de falta de médicos e com baixa produção de oxigênio.
Barreiras sanitárias e desinfecção de espaços públicos
No período de 4 a 20 de janeiro foram confirmados 661 novos casos de Covid-19 no município. Esse aumento de casos motivou uma reunião realizada na manhã desta segunda feira, 25, na sede da Associação Comercial do Alto Juruá, entre o prefeito Zequinha Lima, secretário de Saúde, Agnaldo Lima, presidente da de Associação Comercial Luiz Cunha, representantes das forças de segurança e médicos.
Zequinha Lima anunciou que serão montados 4 barreiras sanitárias na cidade, com orientações e distribuição de máscaras e também a desinfeção de prédios públicos.
Na reunião, que contou com participação virtual do promotor de Justiça Ocimar Júnior, o prefeito esclareceu que ainda não vê a necessidade de decretar lockdown neste momento, mas destacou que a cidade está em alerta máximo, devido à ocupação dos leitos no Hospital de Campanha.
“Os números assustam e é por isso que estamos traçando medidas para evitar o avanço da Covid em nossa cidade. Dos 18 leitos de UTIs, 13 estão ocupados. Na enfermaria estão internados 42 pacientes, das 60 vagas. O hospital tem dificuldades para encontrar profissionais aptos, mesmo que tivesse mais leitos. Por isso, estamos pedindo ajuda dos empresários para não precisarmos tomar medidas mais radicais. Estamos pedindo a todos os cidadãos que usem máscaras, façam o distanciamento e usem álcool em gel. Também é importante que os comerciantes façam o controle da entrada e saída de pessoas nos seus estabelecimentos para que adotem as recomendações da saúde”, alertou o prefeito.
Zequinha Lima afirmou ainda que o município apoia o toque de recolher, decretado pelo Governo do Estado, que passa a valer a partir desta segunda-feira.
O presidente da Associação Comercial, Luiz Cunha, afirmou que a categoria está empenhada em cooperar na contenção da pandemia.
“Da parte da classe empresarial, estamos dispostos a colaborar. Estamos colocando as empresas à disposição, porque sabemos que o comércio é um espaço de grande circulação de pessoas e é necessária essa comunicação com os clientes para nos unirmos no combate à pandemia”, garantiu Cunha.
Na rede
Problema em usina causa diminuição do oxigênio dos pacientes com Covid-19 do Hospital de Cruzeiro do Sul

Em nota emitida neste domingo, 24, a Associação Nossa Senhora da Saúde (Anssau), responsável pelo Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, afirma que houve diminuição na oferta de oxigênio para os pacientes internados, o que deve durar alguns dias e só será solucionado mediante a instalação de uma nova unidade geradora.
Segundo o comunicado, a falha no fornecimento aconteceu por causa do significativo número de pacientes internados nos últimos cinco dias com diagnóstico de Covid-19, tanto na enfermaria como na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“Houve um aumento de modo exponencial no consumo de oxigênio medicinal o que causou sobrecarga em uma das unidades geradoras (usina) fazendo com que a mesma apresentasse uma falha operacional. Tal falha resultou na diminuição da produção de oxigênio”, explicou em nota.
A Anssau afirmou que depois da constatação da diminuição do oxigênio, os técnicos tomaram todas as medidas necessárias para solucionar o problema e que não houve prejuízo no tratamento dos pacientes. Mas ressaltou que a redução do nível de oxigênio, deverá se estender por alguns dias, até a instalação de nova usina.
“Informamos ainda que a retomada em uma produção maior de oxigênio está prevista para os próximos dias mediante a instalação de uma nova unidade geradora” , explica a Anssau.
Neste sábado, 23, havia 48 pacientes com Covid 19 no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, 35 na clínica Covid e 13 na UTI. Foram dadas 4 altas e não houve óbitos. Não foram divulgados os números deste domingo (24)
O diretor-clínico do Hospital de Campanha, Marlom Holanda, disse na última sexta-feira, que nos últimos 10 dias houve um aumento de 1000% na procura pelo atendimento na clínica Covid e de 300 a 400% nos casos de internação e necessidade de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que tiveram que ser ampliadas. A Anssau contratou apenas um médico para reforçar o quadro da unidade hospitalar.

O prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim (PROS), se reuniu nesta sexta-feira, 22, na Escola Cunha Vasconcelos com todos os secretários, coordenadores e diretores dos departamentos da Prefeitura para alinhar as ações que serão executadas em 2021.
O Chefe do Executivo Municipal destacou que a reunião teve o principal objetivo otimizar recursos e equipes. “O nosso grande objetivo é trabalhar de forma organizada para que o nosso povo possa viver melhor aqui em Rodrigues Alves e para isso é preciso planejar para executar”, afirmou.
O secretário de Planejamento, Hudson Chaves, destacou a necessidade de usar o planejamento como ferramenta de transformação da realidade.
“É necessário implantar uma cultura de Planejamento, o que não é fácil já que planejamento é algo metódico e complexo. Mas este grupo entende o quanto isso é determinante para o sucesso da administração”, concluiu.
-
ALERTA!
Nova mutação do coronavírus já está em Cruzeiro do Sul, diz médica
-
HORA DO VENENO
“Pastora” faz sexo oral no chefe e empresária desabafa contra influenciadora digital no Acre
-
Cotidiano
Bocalom erra ao não analisar currículo e indica engenheiro sem experiência para Emurb
-
ATO DA ESQUERDA
Carreata pró-impeachment de Jair Bolsonaro chama atenção em Rio Branco
-
Acre
Gladson embarca para SP em busca de comprar mais vacinas
-
Acre
Na Base, motorista estanca e cai com caminhonete no rio Acre
-
PEDIDO DE ORAÇÕES
Empresário de eventos é internado em decorrência da Covid-19
-
Destaque 4
“O Amazonas está enviando doentes com Covid-19 sem combinar com a gente”, diz Gladson