Conecte-se agora

Polícia Federal vê crescimento de golpes cibernéticos na pandemia e alerta população

Publicado

em

Durante a crise sanitária provocada pelo Covid-19, a Polícia Federal detectou um aumento significativo de ameaças cibernéticas. Os criminosos utilizam campanhas falsas – compostas por meio de e-mails, links, mensagens por aplicativos, ligações telefônicas e outros canais – para obter dados bancários e informações pessoais para o cometimento de crimes cibernéticos.

No Acre há dezenas de exemplos, sendo o mais notório o caso do homem que criou uma conta falsa usando um número telefônico do governador Gladson Cameli. O golpista foi preso tentando extorquir pessoas.

Mas há outras autoridades que sofreram o mesmo problema, como a deputada Perpétua Almeida, que fez alerta público sobre isso.

Seguem orientações da PF para prevenção:

– Links: não clique em links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens em nome de instituições bancárias, não preencha dados de cartões de crédito em formulários e nem informe dados de cartões de crédito e senha em ligações telefônicas; Procure as informações junto ao seu banco nos canais oficiais.

– Voucher auxílio emergencial: diversas mensagens disparadas por meio de aplicativos como Whatsapp, SMS, e-mails e até telefonemas têm solicitado informações para cadastro dos beneficiários do auxílio emergencial aprovado pelo Governo Federal. Não informe os seus dados nesse tipo de mensagem.

– Aplicativos maliciosos: foram identificados diversos aplicativos que solicitam informações ou se passam por órgãos do governo a fim de obter dados pessoais. Fique atento e baixe apenas os aplicativos indicados nos sites oficiais.

– Golpes usando o Whatsapp: solicitações de empréstimos e transferências oriundas de contatos no Whatsapp podem ser golpes! Ligue para o seu contato e confirme a solicitação!

– Boleto falsificado: Códigos de barras podem ser facilmente alterados. Fiquem atentos ao nome da empresa e valor do pagamento. Qualquer dúvida, entre em contato com o credor e emissor do boleto ou com a sua instituição bancária.

A Polícia Federal orienta que, para garantir que você tenha acesso às informações precisas e atualizadas sobre as ações federais em torno da crise sanitária provocada pelo COVID-19, procure os canais oficiais nos sites ou mídias sociais do Portal Governo do Brasil (gov.br), Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Saúde, Ministério da Economia, Ministério da Cidadania e das instituições bancárias.

Anúncios

Cotidiano

Casal que “guardava” 23 kg de maconha de facção em casa é preso no Calafate

Publicado

em

Uma ação dos policiais militares da Força Tática do 1° e 2 Batalhão com o apoio da ROTAM, resultou na de prisão de um casal e na apreensão de 23 kg de maconha na noite desta terça-feira, 19, em uma residência localizada na rua Cabo Frio, no bairro Calafate, em Rio Branco.

A guarnição policial estava fazendo um patrulhamento de rotina na região, quando recebeu uma denúncia de que em uma casa tinha muita droga escondida da organização criminosa Comando Vermelho. Três guarnições policiais se deslocaram até o local, fizeram um cerco na residência e encontraram o casal. Durante uma revista na casa, dentro de um quarto, encontraram os 23 kg de maconha.

Diante dos fatos foi dada a ordem prisão e o casal foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) para os devidos procedimentos.

Continuar lendo

Cotidiano

Governo divulga resultado de recursos de prova do processo seletivo da Educação

Publicado

em

O governo do Acre e as secretarias de Planejamento Gestão e Educação, Cultura e Esportes, SEPLAG e SEE, tornaram público nesta quarta-feira, 20, o resultado das respostas aos recursos contra o gabarito da prova objetiva para o cargo de professor temporário nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Regular, Fundamental, Médio e Aprender é o Caminho. A lista dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O resultado preliminar dos candidatos aprovados na Prova Objetiva na seguinte ordem: cargo, vaga, inscrição e nome do candidato, em ordem alfabética

O candidato poderá solicitar revisão do resultado preliminar da Prova Objetiva, por meio de link disponível no site www.ibade.org.br, das 8h do dia 21/01/2021 até as 18h do dia 22/01/2021, observando o horário local da cidade de Rio Branco.

Para mais informações, clique aqui. 

Continuar lendo

Cotidiano

Mais um caso de tortura no presídio vai ser investigado pela justiça do Acre

Publicado

em

A denúncia partiu da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio. De acordo com o relato de detentos durante inspeção do Ministério Público no último dia 13 de janeiro, um dia antes dois apenados teriam sido alvo de tortura praticada por policiais penais.

A sessão de tortura teria acontecido no espaço chamado de “Chapão”, onde ficam os presos sentenciados dentro do presídio Francisco de Oliveira Conde. Os dois reeducandos que teriam sido espancados pelos policiais são Deivesson de Souza Rodrigues e Diego Oliveira da Silva. De acordo com a denúncia do MPAC os dois já fizeram exame de corpo de delito que comprovam terem sofrido tortura.

O promotor de justiça Tales Tranin, titular da 4ª Promotoria Criminal de Execução Penal e Fiscalização de Presídio, solicitou a abertura de inquérito policial, noticiou o caso a corregedoria do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) e oficiou à Promotoria do Controle Externo da Atividade Policial que é quem tem atribuição para este tipo de investigação. O caso de tortura também foi levado ao conhecimento do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura localizada em Brasília.

“Essa investigação tem por finalidade identificar quem são esse policiais penais que agrediram esses reeducandos e em que circunstâncias aconteceram essas agressões”, afirma Tranin.

O promotor fala ainda sobre os casos de tortura que ainda se depara dentro da unidade prisional. “O Ministério Público tem falado sempre que presídio é lugar para se cumprir pena privativa de liberdade, não é para se ter tortura lá dentro. As pessoas que ainda insistiram com essa prática criminosa serão responsabilizadas”, destaca.

Continuar lendo

Cotidiano

INSS prorroga interrupção do bloqueio de benefício por falta de prova de vida

Publicado

em

O Governo Federal editou nesta quarta-feira (20) a portaria 1.266 que prorroga a interrupção do bloqueio dos créditos dos benefícios por falta de realização da comprovação de vida.

Ou seja: os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não fizeram a prova de vida não terão seus benefícios bloqueados nos meses de janeiro e fevereiro.

A medida se dá por causa da pandemia da Covid-19. A prorrogação vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelo bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas