Conecte-se agora

MBA e pós-graduação: saiba qual curso é melhor para o seu perfil profissional

Publicado

em

Cursos EAD são opções para se qualificar sem sair de casa

Nesse período de quarentena, os cursos EAD estão sendo muito buscados por quem quer aproveitar o tempo para se qualificar. As opções são diversas, há cursos de idiomas, graduação e especialização, por exemplo. Esta última área inclui o MBA e a pós-graduação, que confundem alguns estudantes pela semelhança.

Conhecer a diferença entre os tipos é fundamental para realizar um curso que atenda às necessidades e interesses do profissional. Caso contrário, a formação pode não atingir os resultados esperados.

A pós-graduação, seja um MBA, mestrado ou doutorado, é uma oportunidade do profissional investir em sua qualificação. Através dela é possível ampliar os conhecimentos e conhecer novas técnicas, ferramentas e tecnologias para aplicá-las no dia a dia da profissão. Por isso, é a chance de tornar-se especialista em uma determinada área. Além disso, enriquece o currículo, tornando-o mais competitivo no mercado.

A remuneração do trabalhador também pode ser impactada pela pós-graduação. De acordo com pesquisas salariais, uma especialização pode implicar em um aumento de até 118% no salário.

Por isso, abaixo listamos o que propõe cada um dos cursos de especialização e como eles podem auxiliar no crescimento e desenvolvimento da sua carreira.

O que é MBA?

MBA é a sigla em inglês para Master in Business Administration. Esse tipo de curso foi introduzido no Brasil devido a sua capacidade de auxiliar os profissionais no desenvolvimento das habilidades. Trata-se de uma pós-graduação com formação voltada para quem já concluiu a graduação e busca uma qualificação.

Porém, o que diferencia o MBA para os outros cursos da área de especialização é que ele foca nas áreas de gestão e negócios. Por isso, ao longo do MBA são abordados conteúdos que possibilitam ao profissional desenvolver habilidades de liderança e gestão, seja gestão de pessoas, financeira, de marketing, etc.

Outra marca do MBA é que a sua grade curricular possui muitas atividades e disciplinas práticas. O foco não está na teoria, mas na abordagem prática de determinados aspectos da profissão. Por esse motivo, a metodologia de ensino inclui a utilização de casos reais com objetivo de estimular a busca por soluções inovadoras. 

O que é pós-graduação?

A pós-graduação, conforme o próprio nome diz, é um curso que deve ser realizado após a graduação. Ela engloba o mestrado, doutorado e MBA. Geralmente, a pós-graduação é dividida em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

pós-graduação lato sensu abrange o MBA e as demais especializações em diferentes áreas do conhecimento. No curso lato sensu, o intuito é a qualificação para uma área de especialização específica, visto que a graduação costuma ser mais generalista. Um exemplo é o curso de Direito, que pode ter uma pós-graduação em Direito Penal, Direito Ambiental, etc.

No caso da pós-graduação stricto sensu, os cursos têm como objetivo a preparação dos profissionais para o campo da pesquisa e docência. Por isso, inclui os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O mestrado possui duração média de dois anos enquanto o doutorado é realizado em um período de quatro anos. Tanto o mestrado quanto o doutorado abordam mais teoria, envolvem debates, pesquisa, revisão bibliográfica e apresentação de uma tese no final do curso.

Como fazer MBA e pós-graduação

Os MBA’s são cursos bem específicos, por isso, geralmente são oferecidos em instituições privadas, que exigem um investimento financeiro. Já os outros cursos de pós-graduação podem ser encontrados de forma gratuita em algumas universidades públicas. No entanto, não são frequentes.

Uma dica para adequar a necessidade de qualificação com o orçamento disponível é conseguir uma bolsa de estudo. No Educa Mais Brasil é possível fazer a sua pós-graduação com desconto de até 70% nas mensalidades. 

Como o Educa Mais Brasil não é um programa do Governo, não exige comprovação de renda para adesão ao benefício. Basta encontrar a oportunidade ideal em sua região e realizar a inscrição gratuita. 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

Cotidiano

Brasiléia inicia vacinação contra a Covid-19 para jovens de 12 a 17 anos

Publicado

em

A prefeitura de Brasiléia e a Secretaria Municipal de Saúde iniciaram a vacinação de jovens a partir de 12 anos. A boa notícia foi anunciada pela prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, na tarde da última quarta-feira (4).

A vacinação será realizada na próxima segunda-feira (9), na praça Hugo Poli, a partir das 17 horas, uma vez que a imunização será realizada em frente a secretaria de saúde, com estrutura montada especialmente para atender os jovens dessa faixa etária.
A expectativa por parte da equipe da saúde é que o município contemple a maioria dos jovens que estão à espera da vacinação contra a Covid-19.

O secretário municipal de saúde, Joãozinho Melo fala a respeito da vacinação. “A juventude aguarda ansiosa por sua vez de vacinar, e nós estamos com a equipe preparada para receber nossa juventude nesta segunda-feira”, falou Joãozinho Melo, secretário de saúde.

A prefeita Fernanda Hassem destaca a importância da vacinação. “Finalmente chegou a vez da juventude de Brasiléia receber a vacina contra a Covid-19. É um momento muito esperado pela gestão. Brasiléia avançou muito na imunização e graças ao empenho de toda equipe da saúde, nós poderemos iniciar a vacinação dos jovens nesta segunda-feira. Meu sentimento é de gratidão”, destacou.

Continuar lendo

Acre

Governo do Acre decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

Publicado

em

O governo do Acre decretou ponto facultativo nas repartições públicas para esta sexta-feira, 6 de agosto, em comemoração aos 119 anos da Revolução Acreana. As agências bancárias irão funcionar normalmente nesta sexta-feira.

Nas unidades de Saúde do Estado, incluindo os serviços de atendimento médico especializado, serviços de apoio diagnóstico, de internação, centros cirúrgicos, UTIs e central de agendamento de cirurgias, os atendimentos não sofrerão alteração.

Ficam os secretários de Estado e as demais autoridades administrativas públicas autorizados a convocar seus servidores por necessidade do serviço, dispensado da respectiva compensação os servidores que cumprirem horário nesse período.

Continuar lendo

Destaque 4

Com nível do Rio Acre baixo, balsa diminui capacidade de travessia em Xapuri

Publicado

em

Não é apenas na capital acreana que o baixo nível do Rio Acre preocupa a população. Em Xapuri, o volume de água abaixo do normal para a época do ano obrigou a direção da balsa que faz a travessia para o bairro Sibéria a adotar medidas para não interromper o trabalho.

Por falta de uma ponte, a balsa é a única alternativa para a travessia do rio Acre. Além do bairro Sibéria, há também na região diversas de produção rural, que utilizam a balsa para o transporte de mercadorias, insumos e até a travessia de gado.

Acontece que a balsa passou a encalhar nos bancos de areia por conta do baixo nível do rio. Para não ter que suspender a travessia dos veículos, a direção resolveu diminuir a capacidade máxima de transporte.

“A carga que era de um caminhão e três camionetes e até 10 motos, estamos reduzindo para um caminhão ou duas camionetes por vez. A balsa está batendo muito e tivemos que fazer esse ajuste para continuar oferecendo o serviço que é essencial”, conta Eriedson Soares da Cruz, coordenador da balsa.

Em Rio Branco, o nível do Rio Acre chegou nesta quinta-feira, 5, a 1,68 metros.

Continuar lendo

Destaque 2

Defensor das urnas eletrônicas, Gladson chama atenção em meio Bolsonaro e Ciro, “Reis do Centrão” e do voto impresso

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (PP) participou na tarde desta quarta-feira, 4, da posse do novo Ministro da Casa Civil da presidência da república, Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, dias após declarar ser contra o voto impresso durante a inauguração da Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que contou com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Roberto Barroso. O evento em Brasília, contou a presença do presidente Jair Bolsonaro, ministros e demais autoridades.

A fala de Cameli repercutiu em Brasília e foi levada ao presidente por interlocutores de senadores do Acre. O posicionamento desagradou Bolsonaro, defensor ferrenho do voto impresso nas próximas eleições com a justificativa de alegar fraude em eleições passadas, mas sem apresentar provas. Não é a primeira vez que o governador do Acre desagrada o Palácio do Planalto. Uma série de reuniões feita com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), considerado o principal inimigo político de Bolsonaro, vem desagradando o núcleo duro da presidência. O descontentamento já chegou até mesmo a ser levado ao chefe do Palácio Rio Branco que minimizou a situação.

Mesmo tendo desagrado, Cameli foi convidado para sentar no dispositivo de honra da solenidade de Nogueira ao lado de Bolsonaro, considerados nos bastidores da política como os “Reis do Centrão”, que é um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas.

Durante os discursos inflamados na posse de Nogueira, uma imagem chamou a atenção quando Bolsonaro e o novo ministro agradeciam aos presentes na solenidade. Gladson aparecia entre os dois com um olhar distante, aparentando certa preocupação.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas