Categories: Cotidiano Notícias

Ex-militante do movimento rural de Xapuri é preso por atocaiar sobrinho em disputa de terras

Published by
Raimari Cardoso

Uma tentativa de homicídio ocorrida na zona rural de Xapuri, no último sábado, 21, foi elucidada pela Polícia Civil da cidade em menos de 24 horas da ocorrência do fato. O acusado do crime, Osvaldo Carlos de Oliveira, é popularmente conhecido na cidade como “Osvaldão”, segundo apurou a reportagem do ac24horas.


Osvaldão é dono de uma história de militância junto dos representantes históricos do movimento social rural do município de Xapuri, especialmente na década de 1980, quando os conflitos entre seringueiros e fazendeiros deixaram um rastro de violência e de mortes na região onde ficou mundialmente conhecida a história e a luta do líder sindical Chico Mendes.


De acordo com as informações levantadas pela reportagem, Osvaldão atocaiou um sobrinho dele, dono de uma propriedade vizinha à sua, no seringal Sibéria, colocação Recadinho, dentro dos limites do município. A vítima, um rapaz de 26 anos, chamado Léo, foi atingido por um tiro de espingarda nas costas, tendo conseguido, mesmo ferido, fugir e pedir a ajuda ao seu diarista que se encontrava trabalhando próximo do ocorrido.


Sendo o fato comunicado à polícia de Xapuri, o delegado Karlesso Nespoli determinou ao agente Eurico Feitosa e equipe a tomada das providências quanto à investigação. Horas depois, Osvaldão foi identificado pelos investigadores como o suspeito do crime, tendo ele, inicialmente negado, mas em seguida confessado a autoria da tentativa de homicídio contra o familiar.



Segundo o investigador Eurico Feitosa, o acusado alegou aos policiais que tinha sido ameaçado de morte pela vítima meses atrás, razão pela qual cometeu o crime. Ele entregou a arma utilizada, uma espingarda calibre 28, que já havia sido escondida no meio do mato juntamente com 8 cartuchos intactos do mesmo calibre. Os investigadores encontraram ainda em poder dele outra espingarda, de calibre 16, juntamente com 6 cartuchos intactos.


Antes de efetuar a prisão de Osvaldão, os policiais levantaram por meio de uma testemunha que tio e sobrinho realmente haviam trocado ameaças no passado, em razão de uma disputa por limites entre suas propriedades. O acusado foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil do município de Xapuri onde foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio e se encontra preso à disposição da justiça.


Share
Published by
Raimari Cardoso

Recent Posts

Sistema de emissão de nota do RS usado no Acre não será afetado na cheia

A crise enfrentada pela população do Rio Grande do Sul, onde os temporais já deixaram…

05/05/2024

Vítima de sequestro no Acre disse ser primo de chefe de facção para escapar da morte

O homem de nome Júlio, levado na última sexta-feira, 3, como refém em uma ação…

05/05/2024

O prato frio e a breve história do Galo e da Pérola

O Progressistas não sabe o que fazer com a decisão que resultou na expulsão de…

05/05/2024

Homem é preso por maus-tratos contra a mãe no Pará

Um homem foi preso suspeito de maus-tratos contra a própria mãe, no município de Inhangapi,…

05/05/2024

Montadora chinesa de carros elétricos avalia abrir fábrica no Amapá

A GAC Motor, montadora chinesa e uma das maiores fabricantes globais de automóveis e peças,…

05/05/2024

Fazenda aprova empréstimos bilionários ao Governo do Amazonas

O Ministério da Fazenda aprovou mais dois pedidos de empréstimos do Governo do Amazonas com…

05/05/2024